Fénix Lusitana - Comércio e Serviços, Lda

Rainbow Portugal - Burla

Anaísa Estrela
Anaísa Estrela apresentou a reclamação
22 de abril 2023
Anaísa Maria Iria Lelo Estrela, portadora do cartão de cidadão nº 5205556, e do NIF nº 119922940, residente na rua Capitão Nobre nº 15, 1º em Olhão, venho por este meio reportar uma situação de burla de que fui alvo.
No dia 5 de abril de 2023, recebi um telefonema do nº 966571316, a pessoa que me contactou identificou-se como representante da Rainbow e o motivo do telefonema foi o agendamento de uma revisão do meu aspirador que já há alguns anos não era revisto.
Como já tinha notado que o aspirador estava com menor poder de sucção, concordei com visita desde que antes de qualquer intervenção me dessem um orçamento para eu decidir se concordava ou não com a mesma, como me foi assegurado que assim seria, fez-se o agendamento para o dia 12 de abril.
No dia 12 de abril telefonou-me do nº 96233481 e apresentou-se em minha casa a senhora Rita Ferro, como representante da Rainbow, que ligou o aparelho, perguntou se o mesmo não tinha sido utilizado em obras o que nunca aconteceu, e disse-me que o custo da revisão seria entre 150 e 200 euros, mais concretamente 187 euros pelo tipo de anomalia identificada. Levava o aspirador para o técnico fazer a revisão e antes de proceder a qualquer intervenção telefonava a perguntar se eu concordava com o orçamento. Entretanto vendeu-me uma escova nova por 40 euros.
Como eu precisava do aspirador para a limpeza semanal de 6ª feira, ficou combinado que só no dia 17 a Rita o iria recolher, o que aconteceu.
No dia 18 de abril telefonou a confirmar o valor de 187 euros pela reparação que, segundo ela, era simples pelo que no dia 20 já podia devolver-me o aparelho. Nesse contacto eu questionei o valor apresentado tendo em conta a simplicidade da reparação uma vez que inicialmente me falara entre 150 a 200 euro, respondeu-me que tinha a ver com o tipo de peças a substituir.
O aparelho foi-me entregue no dia 20 de abril, vinha envolto em película aderente, mas não trazia qualquer selo comprovativo da revisão efetuada como, segundo a própria Rita, era usual acontecer quando a revisão era feita, nem me foi apresentada fatura discriminada porque os 187 euros referidos eram, mais uma vez segundo a Rita, o preço da revisão sem IVA, no entanto, se eu quisesse a fatura ser-me-ia passada desde que pagasse mais 43 euros.
Optei por avançar para o pagamento dos 187 euros sem IVA, mas fiz referência à falta de clareza por nunca me ter sido mencionado anteriormente que o valor apresentado não contemplava este imposto.
Quanto à falta de selo foi-me dito que teria havido um lapso, mas que o selo só servia para na próxima revisão se saber a data da anteriormente efetuada, o que não constituía qualquer problema, uma vez que já tinham anotado no sistema informático.
Quando tentei proceder ao pagamento, por transferência bancária, para a conta que a Rita me disponibilizou em nome de Miguel Pardal, filho do representante da Rainbow Vilamoura senhor Vitor Pardal, com o IBAN: Pt50003601929910001686986, através do serviço caixa direta, a transferência não foi autorizada pelo que acabei por pagar em cash.
Todos os acontecimentos do dia 20 me deixaram confusa e ainda fiquei mais perturbada quando li uma carta enviada, entretanto, pela Fénix Lusitana Rainbow Portugal, alertando para o facto da manutenção ser feita apenas pelas distribuições autorizadas mencionadas na carta e lá não constar a Rainbow Vilamoura.
Infelizmente comprovei junto da Rainbow Portugal, que fui alvo de burla por identificação falsa uma vez que a Rainbow Vilamoura fechou há dois anos e que o senhor Vitor Pardal ou qualquer outro seus assistentes já não trabalham para esta empresa fazendo-se passar indevidamente por representantes da mesma.

Anaísa Maria Iria Lelo Estrela
Data de ocorrência: 20 de abril 2023
2 de maio 2023
Bom dia D. Anaísa Estrela,

Lamentamos o sucedido e tal como informado essa distribuição já não faz parte dos distribuidores autorizados da Rainbow Portugal.

Atentamente,

Customer Service
Anaísa Estrela
Anaísa Estrela avaliou a marca
13 de junho 2023

Quanto à marca tudo decorreu com profissionalismo o problema surgiu por ter sido burlada por pessoas que se apresentaram como representantes da marca quando não o eram.