58.5

Rainbow Portugal - Falta de informação

Ângela Sofia Estima De Oliveira
Ângela Oliveira apresentou a reclamação
25 de setembro 2022
Eu,venho por este meio manifestar o meu dessagrado com a empresa
Rainbow pelos motivos que passo a escrever.
No dia 6 de Agosto de 2022 aceitei na minha casa uma representante da empresa Rainbow
de Leiria com objetivo de fazer uma demonstração do vosso artigo Rainbow, do qual correu dentro da
normalidade e sempre com simpatia da parte da mesma. Chegados à altura de fazer a compra na qual a
Representante informou sobre o plano para poder rever algum do dinheiro do investimento, devido à minha
duvida se deveria adquirir ou não a maquina devido ao seu valor. Após conversarmos sobre o assunto eu
e o meu marido concordamos em aceitar a aquisição da máquina e confiar plenamente a representante
e pela simpatia da mesma, mas por erro meu e pela mesma confiança depositada na senhora, acabei por
não ler o que assinei, aceitando assim algumas condições das quais na verdade não tive conhecimento.
De seguida fizemos o respetivo crédito para adquirir a máquina, no qual até pedimos mais valor ao crédito
para outras circunstâncias para o qual a Sra informou que seria rápido a chegar ao valor pedido.
No final já com o crédito pedido e com toda a documentação assinada e já quase a sair de minha casa, a
Srª disse-me: ”não se esqueça que tem que ir comigo às demonstrações”. Fiquei admirada com
a resposta, ao qual eu respondi que já o deveria ter informado desta situação desde o início da conversa,
pois devido ao meu marido não ter horário fixo de trabalho e termos uma bebé, não tinha tempo disponível
para cumprir com essa obrigação, da qual repito que não fui informada. A senhora riu-se, e disse que
poderia levar a bebé, o que eu acho não ser compatível com as demonstrações devido ao comportamento
de distração das crianças e também ainda devido ao tempo pandémico que vivemos, mas na minha
inocência e da maneira que foi falado pensei que ela teria esse método de trabalho e que não fosse uma
obrigação.
Aos final duns dias fui contactada via telemóvel pelas pessoas que trabalham nos planos de ride along,
sendo que estas chamadas são efetuadas dentro do meu horário de trabalho e por isso não consegui
atender, do qual eu suponho ser para explicar as circunstancias do plano.
Dentro dos dias 30 /31de Agosto de 2022, consigo chegar à fala com a Sr.ª , no qual fui informada
que teria 45 dias desde do dia da compra para fazer as primeiras 6 demonstrações. Tal foi o meu espanto
porque na realidade o documento estava assinado mas não me foi devidamente informado de toda esta
obrigação, até porque nas minhas dúvidas apresentadas para adquirir a máquina o que a Sr.ª mais me
disse foi: “não consegue fazer 12 demonstrações em 6 meses?” …Pois, afinal são logo 6 em 45 dias e
eu já tinha perdido algumas. Como tinha a minhas dúvidas da mesma situação no dia 31de Agosto de
2022 e após falar com uma representante do plano RAID o qual a Sr.ª explicou-me o mesmo plano e enviou-me o
documento como está assinado e toda a informação. Volto a referir, erro meu que não devia ter assinado
sem ler e muito menos ter confiado numa pessoa que não conhecia e por consequência também não
deveria ter confiado numa empresa de renome. Dentro dessas conversas acabei por informar que também não tinha em minha posse os documentos das
garantias e entrega do equipamento, documentos assinados que estariam uma pasta azul. A Sra diz ter a certeza que eu assinei e que deixou essa documentação comigo. O certo é que já
procurei e não o encontro os respetivos documentos. Por via das dúvidas, já pedi uma cópia desses
documentos assinados, e até ao dia 23/09/2022 ainda não me foi entregue nenhum documento e devido
a todas estas circunstâncias continuo a pedir a cópia dos mesmos.
Depois de ter demostrado o meu desagrado com toda esta situação contactei com o Sr. Diretor da
Raibonw de Leiria, no qual muito simpáticamente tentou acalmar a situação e dizer que apesar dos dias
perdidos eu ainda iria conseguir.
Nestas circunstâncias até ao dia 15 de Setembro também ainda não teriam depositado na minha conta
os mil euros do empréstimo. Cheguei varias vezes a pedir esclarecimento mas também sem efeito.
No dia 15 de Setembro de 2022, teria uma marcação de demonstração com um representante, na qual eu, a
meio da tarde informei que afinal não seria possível fazer a demonstração por motivos de saúde mas
passados 5 minutos voltei a contactar e a perguntar se ainda seria possível, no qual disseram que sim.
Mais ao fim do dia já a caminho da demonstração o meu colega que aceitou em sua casa ser feita a
demonstração disse que não poderia estar presente o tempo todo, iria estar certa de 30/45 mim no qual
o representante disse que assim nem valeria a pena estar a fazer a viagem e recusou-se a vir. Como é
logico mais uma vez fique aborrecida com a situação porque considero que fui enganada e no final não
são capazes de ter atenção as circunstâncias visto que estaria numa corrida contra o tempo para as 6
demonstrações de 45 dias. Uma das respostas que me deram era que apenas uma hora era impossível
fazer a demonstração e tenho a dizer que no dia 17 de Setembro a senhora que fez na minha casa a demonstração fez uma demonstração
numa hora.
Ainda no dia 15 de Setembro fui contactada por chamada telefónica com a Sra do plano RAID que tentou
resolver a situação. Voltei a falar de todas as circunstancias no qual por vezes deu a entender que ainda
eramos culpados mas sempre muito prestável.
No dia 16 de Setembro de 2022, ao analisar a minha conta bancária, verifiquei que já tinham feito a
transferência bancária dos mil euros, mas fiquei admirada porque é que a respetiva transferência é feita
de uma conta particular em nome particular e não de uma referência da Rainbow.
Cheguei a questionar a representante a razão de ser desta transferência e a resposta foi: “ o que é que
isso interessa, já não tem o dinheiro?”. Peço imenso desculpa mas sim, a mim interessa.
Com isto tudo cheguei a pedir uma reunião e um contacto telefónico com o Diretor da Rainbow de Leiria
na qual mais uma vez entraram em contacto durante o dia 21/09/2022 mas durante o meu horário de
trabalho. Pedi uma reunião com o mesmo para sábado 24/09/2022 mas até ao dia 23/09/2022 não me foi
informado se seria possível ou até mesmo um contacto para acordar um horário compatível com ambas
as partes.
Tenho também a dizer que por lei tenho 15 dias para reclamar o produto, mas que também ficaram de vir
explicar o funcionamento do mesmo e até aos dias de hoje ninguém foi capaz de o vir fazer. E deste modo
passaram os 15 dias a que tenho direito para poder reclamar.
Com esta situação toda sinto-me enganada pela vossa empresa e pelas pessoas que dão a cara pela
mesma, desta maneira também não consigo perceber como irei falar bem da empresa depois de tudo o
que me está acontecer.
Sem mais assunto de momento e agradecendo desde já a vossa atenção para a rápida resolução destas
questões, ficando a aguardar uma resposta vossa, subscrevo-me atenciosamente
Data de ocorrência: 25 de setembro 2022
26 de setembro 2022
Bom dia D. Ângela Oliveira,

Informamos que a sua reclamação foi reencaminhada para a distribuição referida pelo que agradecemos que aguarde um contacto dos mesmos.

Ângela Oliveira
6 de outubro 2022
Boa noite

Continuo a espera de uma resposta da vossa parte
10 de outubro 2022
Boa tarde D. Ângela Oliveira,

Temos conhecimento que a referida distribuição já está a tratar desta reclamação.

Ângela Oliveira
24 de outubro 2022
Boa tarde

Infelizmente até agora não encontramos nenhuma solução, enviaram um e-mail ao qual respondi e até hoje não foram capazes de nem contactar.
25 de outubro 2022
Bom dia D. Ângela Oliveira,

Temos conhecimento que a referida distribuição já respondeu às suas questões por email, caso persistam dúvidas deverá contactar os mesmos por aquela via ou telefone.