55.5
Raize Serviços de Gestão, S.A.
  • Edifício Alto das Amoreiras
    Rua Joshua Benoliel N-6
    Lisboa
  • apoio@raize-ip.pt

Raize - Falta de transparência e bom senso quanto às leis

João Filipe
João Filipe apresentou a reclamação
22 de janeiro 2021
Sei que não resolvera nada, mas deixo aqui a minha reclamação, de forma a que outros tantos investidores possam ponderar antes de tomar qualquer decisão quanto a investir nesta plataforma.

Deixo aqui o email por mim enviado à empresa, até ver sem resposta, há quase um mês ( e podem continuar sem o fazer, pois o intuito desta reclamação já o expliquei).

"Boa Noite,

basicamente o que me estão a comunicar, tirando as prestações já pagas, é que receberei menos 10% brutos do que o acordado em todos os investimentos por mim feitos antes de 15/11/20? Sem qualquer opção de escolha da minha parte quanto aos mesmos? Têm noção do quão pouco sérios e claros estão a ser nesta situação? Folgo em saber que não sou o único com a mesma opinião, pelos comentários e abordagens que tenho visto e trocado impressões nos mais diversos fóruns económicos, grupos facebook, whatsapp, telegram, comentários google e afins.

Admito que inicialmente o que mais me motivou em vocês, foi a aparente transparência e princípios, algo que vejo agora não estar a acontecer.

Pelo que me apercebo facilmente terão a "lei" ajustada à vossa medida, seja pela dimensão da vossa empresa, ou determinadas alíneas contratuais pouco claras, o que dificultará (não impedirá) a justiça para o típico investidor comum, como eu.

Cito:

"Tal como comunicado, a atualização do preçário tem como objetivo permitir que a Raize continue a investir na sua atividade, responda da melhor forma ao aumento das exigências regulatórias e opere com sustentabilidade para prestar o melhor serviço aos investidores."

Em relação a esta vossa resposta politicamente correta, e pouco de encontro ao que vos é perguntado, concordo plenamente que tal deva acontecer, e que para colmatar essas mesmas exigências regulatórias, e ser fiel a uma boa sustentabilidade, seja necessário um bom fluxo de dinheiro a entrar, ironicamente podem fazê-lo como qualquer outra empresa registada na vossa plataforma, através de um empréstimo, com informações justas, e transparentes, e até um determinado nível de risco associado ao mesmo.

Agradeço uma resposta com conteúdo, expressão e sincera, se assim se sentirem na vontade de o fazer, caso contrário, podem simplesmente não responder a esta mensagem, procurarei quem o queira fazer.

Bem haja e um bom ano,"
Data de ocorrência: 22 de janeiro 2021
João Filipe
João Filipe avaliou a marca
7 de outubro 2021

Apesar de tudo o que justificaram estar legal nas entrelinhas do contrato, e teoricamente correto, na prática acaba por haver mudanças(para menos) nos valores que iremos receber no final dos investimentos feitos, continuando com o mesmo risco inicial de investimento. O bom senso e caracter continua a ser, para mim, o principal aliado de uma relação de confiança a longo-prazo, algo que a Raize não demonstra ter. Conclusão: TEORIA: Tudo está correto aos olhos da lei e devidamente justificado num contrato. mas como a vida não é feita de teorias... ... na PRÁTICA: Para qualquer investidor comum que pretenda investir na plataforma, e não tenha tirado um curso especializado em leis( Grande parte dos clientes da empresa), pode-se dizer que há falta de transparência, seriedade, e principalmente caracter como empresa, ficando com a clara ideia de que a qualquer momento mais alguma alinea, taxa, seja lá o que for, possa ser adicionada ao nosso contrato já em andamento, com isto diga-se, o nosso dinheiro já em risco sem hipótese de o retirar. Cumprimentos, João Neto