Real Vida Seguros
Real Vida Seguros, S.A.

Real Vida Seguros - Inércia e Cobrança Indevida em Seguro de Vida Real Seguros

João
João apresentou a reclamação
18 de maio 2018 (editada a 21 de maio 2018)
No passado dia 27-4-2018 escriturei a venda da minha habitação, cujo crédito estava domiciliado no BPI e o seguro de vida na Real Vida Seguros.

No próprio dia comuniquei, via email, a venda à seguradora pedindo o cancelamento da apólice. Como não obtive qualquer resposta, passados uns dias, entrei em contacto com a seguradora para confirmar a efectivação do cancelamento da apólice. Disseram-me que seria preciso um distrate bancário do BPI a confirmar o desinteresse no seguro de vida. Perguntei se servia o usado na escritura visto ter uma cópia do mesmo, tendo-me sido respondido que não.

Assim, entrei em contacto com o BPI para que me fosse fornecido o tal distrate para que o pudesse enviar à seguradora, tendo-me sido informado que mo enviariam para casa num período entre 2 e 3 semanas.

Perto das 3 semanas, dia 16-05-2018, chegou de facto o documento, que não tem título, mas confirma a liquidação antecipada da totalidade do crédito habitação. De imediato envio por email o documento para a seguradora solicitando mais uma vez o cancelamento da apólice e confirmação desse facto.

Entretanto, no próprio dia 16-5-2018, em consulta à minha conta no BPI, via homebanking, verifico que me foi debitada mais uma prestação relativa ao seguro de vida da Real Seguros, no dia 2-5-2018, quando lhes havia pedido o cancelamento no dia 27-4-2018. De imediato envio novo email a reclamar da cobrança.

Hoje, dia 18-5-2018, sem qualquer resposta aos emails que vinha enviando desde dia 27-4-2018, decidi mais uma vez ligar para reclamar de toda a situação. Qual não foi o meu espanto quando ainda me colocam em dúvida que o documento enviado pelo BPI não é um distrate e o que queriam era uma carta de desinteresse, ao que respondi que o documento é claro na liquidação do crédito habitação e que sem crédito deixa de existir o objecto do seguro. A funcionária disse que iria remeter os documentos superiormente mas que não estava garantido o cancelamento, estando neste momento o processo ainda pendente.

É uma vergonha esta Seguradora não se dignar responder aos seus clientes, tendo de ser estes a tomar a iniciativa de contactá-la e se pretende documentos deve informá-los de imediato e por escrito para não atrasar os processo. Em contrapartida é bastante eficaz nas cobranças.
Data de ocorrência: 18 de maio 2018
Real Vida Seguros
4 de junho 2018
Exmos Senhores.,

No seguimento da presente reclamação, informamos que foi enviada resposta por email no passado dia 1 de Junho ao Sr. João Augusto de Oliveira Martelo.

Ficamos disponíveis para prestar qualquer esclarecimento adicional.

Jorge Manuel Pinto
Gestão de Reclamações - Real Vida Seguros