Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa

Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa - Limpeza de via após acidente

Maria Manuela Santos Lopes
Maria Lopes apresentou a reclamação
17 de junho 2013

O meu filho sofreu um despiste e embateu no muro de uma casa na madrugada do passado dia 25 de março, como a PSP ia a passar no local prestou-lhe auxílio e tomou a liberdade de chamar os bombeiros para "limpeza da via". Comigo já no local do acidente, chegou um camião dos bombeiros, 2 homens pegaram em vassouras e em 10 minutos varreram uns cacos que saltaram do muro, para a beira da estrada. As vassouras foram guardadas, cumprimentaram os polícias e saíram de cena. Dadas as características do acidente resolvemos não participar ao seguro e assumir os danos particularmente e quando não é o meu espanto tomo conhecimento através da contabilidade do RSB que a conta da limpeza da via (que não foi limpa!), inclusive o senhor do reboque é que tirou da estrada algumas peças do carro e pedras, tem o belíssimo valor de 126€ e corresponde a 1 hora de trabalho de 1 "subchefe", 5 operacionais (dos quais só vi 2), e uma viatura (pesada), não consigo imaginar a quantidade de “homens” que apareceriam noutra situação. Que vergonha de serviço e que roubo declarado, a justificação é a de que esta é a tripulação mínima para a saída de uma viatura do quartel. Estes bombeiros são pagos por mim 2 vezes uma no seu ordenado com os meus impostos (e não são poucos) e uma outra com um serviço mal prestado ao cidadão e que se pode considerar um ultraje. Como cidadã cumpridora forneci os dados do meu filho para faturação, mas tomando bem consciência deste ato e do roubo que é praticado ao cidadão não posso deixar impune uma ação destas, os "cacos" foram apanhados da beira da estrada por mim quando passei no local do acidente e me apercebi que o "lixo" varrido ainda está na beira do passeio e estes 126 € estão pura e simplesmente a serem-me sacados do bolso é que resolvi que não posso ficar "calada".

Data de ocorrência: 17 de junho 2013