Registo de Comércio Português

Registo de Comércio Português - Burla por parte da entidade

Célia Muralhas
Célia Muralhas apresentou a reclamação
9 de julho 2013

Venho por este meio mostrar a minha indignação sobre a empresa GUIA TELEFAX ANUARIO PROFESSIONAL, SL com sede em Espanha e que se apresenta em Portugal como REGISTO DE COMERCIO PORTUGUES. Esta empresa sediada em Espanha manda cartas para as empresas portuguesas com o lema de corrigir e actualizar a sua base de dados, nessa carta já vem os dados das empresas minimamente preenchidos e pedem para actualizar e enviar novamente de volta assinada e carimbada. Em Dezembro de 2011 fui levada a assinar uma folha que já vinha meio preenchida mas cuja informação era até algo imperceptível para mim porque nada me foi explicado. Nesta altura é que entra a parte da burla, porque passado uns 7 dias recebo uma carta a cobrar despesas de 978,00€ por entrar na bases de dados deles. Tive o cuidado de ligar para essa dita empresa e confrontá-los com esta situação perguntando se era esse o único valor a pagar ao longo de todo o contrato e que não tinha aceite este serviço por esse valor que não podia pagar porque o meu volume de negócios não o permitia. Mas essa dita empresa começou a fazer ameaças que iria para os tribunais exigir o pagamento do contrato, então comuniquei que assim o fizessem que no local de direito eu lhes provaria que nada lhes tinha a pagar porque nenhuma cláusula me foi enviada ou explicada na altura sendo toda esta situação de contornos muito estranhos. Passado um ano em que não tinha havido qualquer comunicação do Registo de Comercio Português, é então que chegamos ao mês de Agosto de 2012 e recebo uma carta dizendo que tínhamos recebido um CD-ROM do REGISTO DE COMERCIO PORTUGUES e passo a citar a carta “partindo do principio que o mesmo já foi recepcionado por V.Exas, poderam verificar que estamos a cumprir com o contrato de publicidade estabelecido”, e logo de seguida mais uma factura, para pagar mais 978,00€ e com a ressalva que a do ano passado estava por pagar com juros no valor de 994,95 € e que no total o valor da divida estava em 1.972,95€. Passado mais ano em que não tinha havido qualquer comunicação do Registo de Comercio Português, é então que chegamos ao mês de Abril de 2013 e recebo outra carta dizendo que tínhamos recebido um CD-ROM do REGISTO DE COMERCIO PORTUGUES e passo a citar a carta “partindo do principio que o mesmo já foi recepcionado por V.Exas, poderam verificar que estamos a cumprir com o contrato de publicidade estabelecido”, e logo de seguida mais uma factura, para pagar mais 978,00€ e com a ressalva que a do ano passado estava por pagar com juros no valor de 2.006,83 € e que no total o valor da divida estava em 2.984,83 €. Ora, eu não recebi nenhum dos CD-ROM supra mencionados e não tenho qualquer contrato valido com esta dita empresa GUIA TELEFAX ANUARIO PROFESSIONAL. Caso a referida empresa recorra às instâncias judiciais, ver-me-ei compelida a contestar toda e qualquer acção e mesmo a apresentar queixa crime. Sou empresária e quero com esta reclamação alertar os colegas empresários portugueses desta situação.

Data de ocorrência: 9 de julho 2013

Atenção que essa burla agora vem com outro nome :"Directório Comercial Nacional 2013/2014" - Registo Empresarial de Portugal.
Mas penso que o esquema é o mesmo, ou seja, enviam um formulário pedindo para actualizar os dados e, se cairmos na asneira de responder, lá vem uma factura de 1.120€ para pagar. Felizmente já estava alertado por outras queixas aqui no portal e foi logo para o lixo. A empresa que envia estes formulários tem registo comercial na Corunha.