Remax
Remax Marca Recomendada Marca do Mês
89.2
Ganhar, Consultoria e Gestão Lda
  • Apostamos e trabalhamos todos os dias para prestar aos nossos clientes (Proprietários e Compradores) um serviço de excelência. O nosso objetivo é o Maximo serviço ao cliente.

• Beloura Office Park, Edificio 3, Piso 1, Escritório 5, 2710-693 Sintra
    Edifcio Tower Plaza, Via Engenheiro Edgar Cardoso, 23, 5º C e D, 4400-676 Vila Nova de Gaia
  • qualidade@remax.pt

Remax - Reclamação pelos prejuízos causados pela agência mencionada

Paulo Alexandre Silva
Paulo Silva apresentou a reclamação
14 de agosto 2019

Venho pelo presente apresentar uma RECLAMAÇÃO relativamente à Remax Inovação – Circulo de Equilíbrio Unipessoal, Lda, situada na Avenida Capitão Silva Pereira, 91, em Viseu.

Em outubro de 2017 a minha mãe celebrou um contrato de mediação com a Remax mencionada anteriormente, para a venda de uma casa que a minha mãe e eu herdamos na sequência do falecimento do meu pai, e que se situa em Carriça, freguesia de São Cipriano e Vil de Soito, Viseu.

Após a celebração do contrato mencionado a minha mãe entregou ao vendedor que fez a angariação todos os documentos relacionados com a casa de que ela dispunha.

Nesses documentos não constava qualquer licença de habitabilidade da casa, mas sim um documento, que é um documento em papel timbrado da Câmara Municipal de Viseu, que refere que à data da construção estava isenta de licença de habitabilidade.

Nessa mesma altura a minha mãe disse ao vendedor que a casa tinha sido construída em 1983 tendo inclusive mostrado ao mesmo um local na casa onde está gravado no cimento o ano da construção (1983).

A minha mãe que na altura se encontrava em Viseu, apesar de viver na margem sul do tejo, questionou várias vezes o vendedor da Remax Inovação, se os documentos entregues estavam todos em ordem ou se era necessário tratar de algo mais.

O vendedor respondeu sempre que não, que estava tudo em ordem e que não se preocupasse que não faltava nada, que apenas faltava encontrar o comprador para a casa. Esta foi sempre a resposta do mesmo perante a insistência da minha mãe, que é uma pessoa já com uma certa idade, e que queria ter a certeza de que tudo estava em ordem para poder regressar à sua residência.

A insistência da minha mãe para ter a certeza que tudo estava em ordem e que não seria preciso ela tratar de mais nada que o vendedor chegou a comentar com vizinhos que a minha mãe era apressada, comentário bastante desagradável, completamente evitável, uma vez que esta apenas queria ter a certeza que tudo estava bem para poder regressar à sua residência descansada.

A casa foi mostrada depois a algumas pessoas e no inicio de julho de 2018 surgiram compradores tendo sido assinado o CPCV no dia 4 de julho de 2018. O contrato foi assinado no entanto o sinal de 5.000€ previsto no CPCV não nos foi pago nessa altura, tendo o vendedor dito à minha mãe que o cheque do sinal se encontrava no cofre da remax, como se fosse ai que deveria estar.

Na altura achei muito estranho esta situação uma vez que sEmpre recebi sinal no momento da assinatura do CPCV em outras casas que vendi no passado, mas como estava mencionado no CPCV que a escritura seria realizada até final de setembro desse mesmo ano não levantei qualquer questão, afinal apenas faltavam dois meses e assim recebíamos o dinheiro toda na escritura.

Setembro no entanto passou sem que fosse marcada a escritura sendo a desculpa o crédito à habitação que os compradores estavam a tratar e diziam que estaria para breve.

A escritura acabou por ser marcada para meados de dezembro de 2018.

Uns dias antes da escritura, o banco dos compradores, levantou o problema de a casa não ter licença de habitabilidade e haver uma discrepância entre um documento passado pala CMV que mencionava que à data da construção estava isento de licença de habitabilidade e à data que nós havíamos informado ter sido construída a casa, 1983, tal não era o caso.

Ora segundo a lei apenas casas construídas até 1951 estão isentas de licença de habitabilidade no entanto esta que foi construída em 1983 e não tinha, havendo este documento que obviamente não poderia estar bem.

Mas ninguém na remax foi capaz de olhar para os documentos e analisar, pois se o tivessem feito tinham visto logo que algo não estava bem e que havia necessidade de a casa ter a licença de habitabilidade.

Tendo em conta esta situação o banco pediu à CMV confirmação e esta não o fez porque esse documento terá sido uma burla ao meu pai no passado, situação que eu desconhecia por nunca ter tido acesso aos documentos que se encontravam na posse dos meus pais, uma vez que a casa era deles.

Assim a escritura foi cancelada pelo banco que exige a licença de habitabilidade, como a remax bem sabia apesar de nada ter feito, e ai nós tivemos de colocar um projeto de licenciamento na CMV que foi já aprovado estando agora a dias de termos a licença de habitabilidade.

Caros senhores, entre o contrato de mediação (out/2017) e o CPCV (julho/2018) houve muito tempo para que tudo isto tivesse sido tratado, e assim não veríamos a escritura ser cancelada pelo banco e não nos estaria a causar todos os problemas que veio a causar e que ainda está a causar.

A escritura esteve marcada e foram assumidos compromissos por mim, que por incompetência da Remax Inovação de Viseu não pude cumprir e por isso tenho tido e estou a ter enormes prejuízos.

Entre outubro de 2017 data do contrato de mediação e a data que esteve marcada a escritura passou mais de um ano o que tinha sido mais que suficiente para tratar do licenciamento e teríamos a licença na data da escritura, mas tal não aconteceu unica e exclusivamente por incompetência da Agência da Remax mencionada.

O cheque do sinal lá acobou por nos ser entregue em dezembro quando a escritura não foi realizada, e houve necessidade de fazer uma adenda ao CPCV.

Já anteriormente fui cliente da remax que me vendeu uma casa que tive em Oeiras, e os meus pais venderam também a casa anterior em Lisboa pela remax e quando fazemos um contrato de exclusividade com a remax esperamos não só que mostrem a casa mas que tratem de todo o processo até à escritura e que verifiquem se todos os documentos necessários estão de acordo, mas neste caso tal não aconteceu, com grande prejuízo para mim.

A verdade é que a remax que recebeu um documento que atestava que a data de construção era uma e sabendo que na verdade era outra, pois tal foi bem informado ao vendedor, não fez rigorosamente nada para que esta situação fosse verificada e resolvida atempadamente de forma a evitar todo este transtorno e prejuízo para nós.

É inconcebível esta situação que tanto prejuízo nos está a causar por incompetência da agência com a qual fizemos contrato de mediação.

TINHAM OBRIGAÇÃO DE VER OS DOCUMENTOS E ALERTAR PARA O QUE NÃO ESTAVA BEM, e ainda mais sabendo que os compradores tinham de recorrer a crédito á habitação para a compra da casa.

Depois quando confrontei telefonicamente a Dª Lizata Vidal, diretora desta agência, a mesma ainda me mentiu e disse que tudo isto era culpa do banco dos compradores uma vez que segundo ela todos os outros bancos não colocavam problemas em situações destas e que ela até me poderia provar se eu quisesse.

Como sou uma pessoa de boa fé acreditei na mentira da sra e disse-lhe que não precisava de demonstrar que eu acreditava.

Ora para além de incompetentes ainda tentam passar a responsabilidade para outros, o que é completamente inadmissível.

Quando eu coloquei por escrito num mail para os compradores que a responsabilidade era do banco deles, segundo a Dª (*), a mesma que estava copiada no mail deu o dito pelo não dito e mostrou ter conhecimento que nenhum banco o faria não apenas o dos compradores e afirmou isso mesmo, mesmo tendo-me dito antes que era apenas o banco dos compradores.

Para além de incompetentes ainda mentem aos clientes quando não fazem o seu trabalho, para tentar passar a responsabilidade para outros. Inadmissível.

Por ser inadmissível e por me estar a causar um enorme prejuízo toda esta situação causada pela remax inovação de Viseu, recuso-me a pagar os 5% com minimo de 5.000€ , acrescidos de IVA, que havia sido contratado.

Por ser pessoa de boa fé e apesar de ter a minha advogada a dizer para nada pagar ainda estou disponível para pagar metade pelo trabalho de mostrarem a casa que foi a única coisa que fizeram.

Estou assim aberto a pagar 2,5% sem qualquer minimo de comissão pelo trabalho de mostrarem a casa, e já estou a pagar demasiado, pelos problemas que me causaram e que continuam a causar.

Fico assim a aguardar pela vossa concordância em que pague o que estou a propor, sendo que me reservo no direito de nada pagar, se tal não acontecer, e defender a minha posição em tribunal.

Reservo-me ainda no direito de reportar tudo isto à casa mãe da remax nos EUA, e de dar a conhecer esta minha triste experiência nas minhas redes sociais e em grupos que ache oportuno para que outros não passem pelo mesmo que eu estou a passar por pura incompetência.

Data de ocorrência: 14 de agosto 2019
Remax
Exmo. Senhor,

Para qualquer reclamação e/ou esclarecimento, solicitamos contacto para:

qualidade@remax.pt

Melhores cumprimentos.
RE/MAX PORTUGAL
Departamento de Qualidade
Paulo Silva
14 de agosto 2019
Treta....foi precisamente para ai que enviei esta reclamação em maio deste ano e não tive qualquer resposta.
Paulo Silva
6 de novembro 2019
Venho pelo presente informar que a agência em questão resolveu tudo de forma muito profissional pelo que declaro a qualidade dos serviços prestados por Círculo de Equilíbrio, Lda.
Paulo Alexandre Silva
Paulo Silva avaliou a marca
6 de novembro 2019

declaro a qualidade dos serviços prestados por Círculo de Equilíbrio, Lda.