55.0

Renault - Preço exagerado sem informãção prévia

José Brogueira
José Brogueira apresentou a reclamação
9 de setembro 2016

Fui recentemente (4/8/2016) efectuar a revisão dos 30.000 km da minha viatura Renault Megane à Anvicar (agente da marca), situado na Av. João Crisóstomo em Lisboa.
Porque me pareceu que seria uma revisão simples e sem custos extraordinários não solicitei antecipadamente orçamento (ERRO), mas na entrega da viatura na oficina para a revisão perguntei quanto tempo demorava (não fosse ter uma surpresa desagradável) e verifiquei visualmente se na zona da recepção havia alguma indicação sobre os preços das revisões e/ou da mão de obra, informação que não identifiquei.
A revisão demorou cerca de hora e meia (de acordo com a indicação do recepcionista) e a “bomba” veio na factura.
Sem qualquer indicação prévia, a Anvicar debitou 6 lit. de óleo Elf Solaris 5W30 a 36,16€/lit, quando os preços de venda ao público normais no mercado rondam os 8~9€/lit e, sobre este valor ainda é possivel em vários casos um desconto de 20~30%.
Questionado o recepcionista da Anvicar perante este preço absurdo que estavam a praticar, desculpou-se dizendo que é o preço indicado pela Renault Portuguesa que têm de aplicar aos clientes.
Perante isto, enviei à Renault Portuguesa um mail a solicitar esclarecimento a que responderam cerca de 5 dias depois, informando que de facto este é valor indicado pela RP aos agentes, mas que estes, como entidades independentes, têm liberdade para os adoptar. Informou também, perante a minha reclamação, iria ser contactado pela Anvicar para se analisar uma atitude comercial de modo a corrigir a situação, o que nunca aconteceu.
Quero assim alertar as entidades fiscalizadoras e os clientes Renault para esta situação, já que penso que a legislação obriga a que os preços de venda estejam devidamente expostos ao público e mais ainda, numa situação em que se praticam preços muito acima do preço normal de mercado para o mesmo produto, o fornecedor deve antecipadamente informar o cliente.
Para além de alertar para que possam actuar e evitar situações futuras, agradeço também esclarecimento sobre a situação.

Data de ocorrência: 9 de setembro 2016
José Brogueira
27 de setembro 2016
Esta reclamação já teve resposta do agente Renault que creditou valor correspondente a 50% do valor do óleo debitado na revisão.
Considero o assunto resolvido.