8.5

RentalCars - Aluguer de viatura - problemas na entrega da viatura

Mário Rui Melo
Mário Melo apresentou a reclamação
9 de janeiro 2020
Aluguer de viatura - reserva com a referência nº 350 845 474, remetida em meu nome.
A reserva foi efectuada, como é normal, com os seguintes dados de entrada:
- Detalhes da viagem (nº de dias do aluguer),
- Carro (nº de lugares necessários);
- Número de voo (HY 5952).
Claramente o número do vôo, HY 5952, não foi tido em consideração pela Rentalcars na constituição da reserva e com as consequências que seguidamente se expõem.
O vôo HY 5952, tal como se demonstra na confirmação de reserva em anexo, tinha hora prevista de chegada ao Aeroporto de Shiphol às 23:20. A essa hora, como viemos a constatar no dia 11 de Abril, quer o balcão de atendimento, quer o parque de estacionamento da SIXT já se encontravam fechados. Recorri ainda aos contactos que constam da referência de reserva, +31204059090 e +441618301124 sem também obter qualquer apoio.
Na expectativa de obter algum apoio ao horário de funcionamento das companhias de aluguer, as mesmas depositam as chaves das viaturas reservadas no balcão dos perdidos e achados do aeroporto para que assim os clientes as possam levantar. Dirigi-me ao referido balcão, no entanto, a chave da viatura que havíamos alugado não estava disponível. Acrescento que o funcionário desse balcão me informou que estas situações desagradáveis, são comuns no serviço prestado pela SIXT, sendo que no nosso caso particular a RentalCar é co-responsável.
Eram 1:30 da manhã do dia 12 de Abril, objectivamente, não teríamos a viatura antes da reabertura da SIXT às 8:30 da manhã. Nesse momento dois cenários existiam, procurar alojamento numa unidade hoteleira em Amsterdão ou cumprir o nosso “roadbook” e seguir para Roterdão onde tínhamos o alojamento previsto em casa de familiares. A escolha foi óbvia e neste sentido requisitámos, com a ajuda dos nossos familiares, um serviço Uber, com os custos que constam em anexo.
No dia 12 de Abril às 9:29, hora em que conseguimos o contacto com a RentalCars na pessoa da Sra. Mónica, expusemos a situação e para além de manifestarmos o nosso desagrado pela situação ocorrida, solicitámos, por motivos financeiros óbvios, a manutenção da reserva.
A Sra. Mónica ligou para a SIXT, para a Central, pois não conseguiu ligar para o balcão do aeroporto e, às 10:00, comunicou-me “que a SIXT tinha enviado uma notificação para o balcão e que a viatura estaria disponível assim que lá chegasse e que devia dirigir-me de imediato para lá.”
Perante a garantia da Rentalcars, eu e o condutor adicional, dirigimo-nos para o aeroporto de Schiphol para levantar a viatura.
Às 12:15 estávamos no balcão de atendimento da SIXT e para nosso espanto, o que nos havia sido assegurado pela RentalCar não se confirmou. O funcionário da SIXT, Sr. Eryilmaz informou-nos que a viatura não estava disponível.
Contactei novamente a RentalCars, às 12:28 e, depois de explicar a situação à Sra. Mónica, e de esta falar directamente com o Sr. Eryilmaz, viemos a constatar que as soluções eram, esperar sem um prazo limite por uma viatura semelhante à que havíamos reservado ou, alugarmos a viatura disponível sendo a mesma de gama superior, uma Mercedes V250.
Em consciência, não havia alternativa, a “única” solução foi alugar a viatura disponível, ou em alternativa poderíamos hipotecar o nosso plano de férias que estava assente na garantia de mobilidade facultada pela viatura.
Evidencio que esta vicissitude fez-nos perder praticamente um dia de férias.
Concluindo, é nosso entendimento que a RentalCar não assegurou devidamente os nossos interesses que foram claramente expostos aquando da reserva efectuada.
O número do vôo não mereceu da vossa parte as devidas salvaguardas resultando daí um conjunto de sobrecustos que deverão ser suportados pela RentalCar e que seguidamente enumeramos:
- Serviço Uber, Aeroporto Schiphol - Roterdão 167,47 €
- Deslocação comboio Roterdão - Aeroporto Schiphol 30,80 €