8.0

RentalCars - Débito indevido no cartão de crédito

Emília de Fátima Condeça de Oliveira
Emília Oliveira apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2019

No dia 21 de fevereiro, ao fazer uma pesquisa no site de reservas da Rentalcars, o Rentalcars.com, tive acesso a preços para aluguer de viaturas, para os dias 3 a 5 de março, com valores bastante atractivos. Visto que necessito de uma viatura durante a minha deslocação a Ponta Delgada nos referidos dias, e atendendo aos valores apresentados, resolvi fazer a reserva de imediato.
No momento da minha decisão, a informação de que disponha era a seguinte:
1º Reserva de uma viatura Fiat panda preço por 2 dias 20,66 euros;
2º Oferta gratuita de cancelamento, alterações, protecção de roubo, cobertura de danos próprios, taxa aeroportuária, taxas locais, taxa de estrada/imposto de circulação;
Estas condições eram evidenciadas pelo site de reservas com a seguinte frase: “ este veículo está a custar-lhe apenas 20,66 euros- uma verdadeira pechincha. Durante essa época do ano, o custo médio do carro Económico em Aeroporto de Ponta Delgada (PDL) custa 50,47 euros!” ( O ponto de exclamação servia para dar maior ênfase ao negócio extraordinário que estava a fazer).
Feita a reserva, com a disponibilização das informações do cartão de crédito, recebo um conjunto de documentos, entre os quais o certificado de seguro que trazia a indicação do pagamento do prémio de seguro, no valor de 40,24 euros.
Consultando o cartão de crédito, constato que existe uma autorização de débito no valor correspondente aos 20,66 euros mais os 40,24, totalizando 60,90 euros.
Curiosamente, o Voucher do aluguer pode ler-se: incluído grátis: cobertura de danos próprios, protecção de roubo e protecção a terceiros.
De imediato cancelei a reserva, jamais voltarei a utilizar este site (tanto mais que sei agora que existem inúmeras queixas sobre atos abusivos por parte da Rentalcars) e venho denunciar a situação para evitar novos atos de verdadeira BURLA.

Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2019
RentalCars
22 de fevereiro 2019
A Rentalcars.com trabalha com um sistema de reservas pré-paga, isso significa que ao inserir os dados do seu cartão de pagamento será efetuado o pagamento do mesmo.

Nós oferecemos seguro disponível na nossa página de pagamento onde o cliente tem a opção de clicar em 'Prosseguir ao pagamento com a Cobertura Básica' e Prosseguir ao pagamento com a Cobertura Superior.

O preço do seguro adicional é claramente detalhado na etapa de escolha, o cliente tem livre arbitro em optar com o que deseja prosseguir.

Nós também oferecemos cancelamento grátis na maioria das reservas, desde que elas sejam canceladas com 48 horas de antecedência do horário acordado de retirada.

Somos gratos pela oportunidade de auxiliá-lo e ficamos à disposição para atendê-lo sempre com muita satisfação.

Atenciosamente,
Rentalcars.com
Emília Oliveira
22 de fevereiro 2019
Tendo simulado uma nova reserva, aprecebi-me de que, efetivamente, antes do pagamento é dada a oportunidade de optar entre uma cobertura superior (à qual acresce um valor de 20,12 euros por dia) ou sem cobertura superior. No entanto, e como se comprova em anexo, a primeira aparece a verde, com grande destaque, enquanto a última aparece a cinza (parece desativada), levando a que quase inconscientemente sejamos levados a escolher a opção mais cara.
Posteriormente, aparecem os campos para os dados do cartão de crédito, sem que conste qualquer informação sobre o valor total a pagar.
Sou levada a concluir que a inexistência da quantia total a pagar reforça a probabilidade de sermos levados a decidir sem consciência do acréscimo de custo.
Assim sendo, mantenho o desagrado quanto à forma como a Rentalcars desenvolve este serviço
Emília de Fátima Condeça de Oliveira
Emília Oliveira avaliou a marca