9.2

RentalCars - Fraude seguro e informações incorretas

Bruno Araújo
Bruno Araújo apresentou a reclamação
18 de junho 2019
Pretendíamos fazer a reserva para um carro a ser recolhido no aeroporto de Malta no dia 10/06/2019 pelas 23.45h. Aquando da reserva certificámo-nos junto da RentalCars que o balcão da Europcar estaria aberto para levantamento do carro a horas tardias, tendo nos sido referido que o balcão funciona 24horas por dia, motivo que nos fez avançar com a reserva cujo numero atribuido foi o n.º394 103 332. No dia 10/06/2019 compreendemos que havia um atraso no voo Ryanair que nos iria levar do aeroporto do Porto para o de Malta, e entramos em contacto com a RentalCars a explicar o sucedido tendo nos sido informado que não haveria qualquer problema já que a Europcar estava aberta 24horas por dia no aeroporto do Malta. Eram 3.15h quando aterramos em Malta e percebemos que o balcão de atendimento da Europcar estava encerrado e que só abriria ao início da manhã. Sem opção, tivemos que apanhar um táxi para o hotel, onde gastamos 20€. Às 8.30h ligamos para a Europcar do Aeroporto de Malta a explicar o sucedido e informaram-nos que poderíamos passar por lá sem problema que o carro estava ainda disponível para ser levantado. Vimo-nos obrigados a apanhar novo táxi do hotel para o aeroporto, onde gastamos mais 23€, e quando chegamos ao balcão da Europcar foi-nos informado que a reserva já tinha expirado e que não tinham nenhum veiculo para nos atribuir. Após esta situação entramos em contacto com a RentalCars que nos deu uma alternativa numa outra companhia de aluguer. Foi feito a devolução do valor da referência anterior e efetuada nova reserva sob o n.º 742 279 526. Nesta reserva foi nos aconselhado um seguro de cobertura superior no valor de 82.04€ onde nos reembolsavam caso a GoldCar cobrasse por algum tipo de dano ou roubo. Aceitamos a sugestão. Posteriormente, no balcão da GoldCar, ficamos a perceber que esse seguro aconselhado pela RentalCars é completamente inútil, pois continuávamos totalmente desprotegidos. Basicamente se houvesse um acidente ou dano, teríamos que pagar a pronto na GoldCar qualquer que fosse o valor e, posteriormente poderia (ou não) a RentalCars cobrir o valor em causa. Após contacto telefónico, a RentalCars informa que não pode devolver o valor do seguro efetuado. Não conseguimos compreender o motivo e era o mínimo depois de todos os constrangimentos que nos causaram. Primeiro, por nos terem dito desde o primeiro dia que o balcão da europcar do aeroporto de Malta está aberto 24horas por dia e que não haveria qualquer tipo de impedimento quer na reserva, quer no levantamento do carro. Informação esta que é falsa. No mínimo pede-se que empresas como estas estejam devidamente informadas e prestem um serviço de qualidade e veracidade aos seus clientes. A juntar a isto, o facto de estarmos a perder tempo e dinheiro numa altura de férias, e enquanto nos resolvem o problema causado decidem originar uma fraude ao vender a ideia de um seguro que nos protegia de tudo mas sem nos informar dos pontos negativos e inúteis do mesmo. Não é admissível tanto mau serviço prestado ao cliente. Resumindo, para além dos gastos de taxi acima mencionados, de gastos com contactos telefónicos estrangeiros, de alterações ao plafond do cartão de crédito com custos associados, tivemos ainda que efetuar mais um seguro na Goldcar - seguro esse bem detalhado e funcional - no valor de 150€. No mínimo é exigido que seja efetuada a devolução do valor da cobertura superior da RentalCars pela má fé da sua política. Sublinho novamente que tudo isto seria evitado se nos tivessem dito desde o início que o balcão da Europcar estava encerrado, pois poderíamos ter optado por outras alternativas e estaríamos preparados para o que nos esperava.
Como se tudo isto não bastasse, no dia 18/06/2019, ao contactar o apoio ao cliente da RentalCars.com, fui extremamente mal atendido por um funcionário brasileiro que me chamou de mal educado e me desligou o telefone na cara, apenas por estar a expor o meu desagrado face ao exposto. Depois de tudo o que foi relatado, não é admissível que um serviço ao cliente seja insultuoso. O vosso funcionário deverá ter formação para clientes insatisfeitos e, para o sucedido, o tom da chamada até foi bastante branda, sem qualquer tipo de má educação ou insulto. O intuito era passar toda a informação mas, o vosso funcionário não só teve pouca tolerância como decidiu insultar-me de mal educado e desligou-me o telefone na cara. Se têm acesso às chamadas efetuadas, aconselho que as reproduzam e as utilizem como melhoria de apoio ao cliente no futuro.
Data de ocorrência: 18 de junho 2019
RentalCars
21 de junho 2019
Bom dia Bruno,

Lamentamos ouvir que a sua experiência não correu como esperado. Para que possamos apurar os fatos e investigar isso detalhadamente, peço que abra um protocolo através do site www.rentalcars.com.

No topo direito da nossa página clique em 'Gerir reserva', insira seu número de referência e e-mail utilizado para fazer a reserva.

Ao acessar sua reserva, no lado direto da tela, você poderá clicar em 'Apoio ao cliente', onde você deve fornecer toda a documentação de apoio em sua posse, incluindo os documentos de locação fornecidos localmente pela locadora, além de um extrato bancário que mostre apenas o nome dos principais condutores, os últimos quatro dígitos do cartão utilizado e o débito em disputa no caso de custo adicional. Isso nos permitirá investigar seu protocolo da maneira mais eficiente e rápida possível.

Alternativamente, copie e cole este link https://www.rentalcars.com/br/mybooking/ no navegador do seu browser para acessar sua reserva.

Somos gratos pela oportunidade de auxiliá-lo e ficamos à disposição para atendê-lo sempre com muita satisfação.

Atenciosamente,
Rentalcars.com
Bruno Araújo
Bruno Araújo avaliou a marca
27 de junho 2019

Devolver apenas o valor do seguro não resolve em quase nada o problema. Houve custos que tive que ultrapassaram em muito esse mesmo valor. (táxis, telemóvel, custos de taxas do banco). Mas acima de tudo acabei por ficar com menos um dia de férias e isso é o mais lamentável. Há que haver mais responsabilidade nas informações que passam aos clientes para evitar este tipo de situações.