43.1

Repair Assistance - Queixa acerca do vosso procedimento

Maria Teresa Lacerda
Maria Lacerda apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Contactei a Repair Assistance a 13 de Dezembro de 2021 porque em Outubro as máquinas de lavar a roupa e lavar a loiça avariaram. Solicitei um técnico que conciliasse conhecimentos eléctricos e de reparação de equipamentos. O assistente administrativo * agenda a ida do técnico para dia 16 desse mês, que verificará problemas eléctricos nos equipamentos e na casa, e indicar o orçamento da máquina de lavar a loiça.

O técnico ** observa ambas as máquinas e os contadores da água e da luz. Repara que a máquina de lavar a roupa funciona no programa de centrifugação, mas não nos de lavagem. Informa-me que se trata de um problema no painel electrónico e que não necessitarei de pedir orçamento para arranjo dessa máquina com mais de 5 anos porque ficaria mais barato comprar uma nova.

Desmonta a máquina de lavar a loiça e afirma que a mangueira aquastop está avariada, pelo que não entra água suficiente para a lavagem, que faz com que ligue mas não lave. Solicita 43,05 € pelo serviço, que pago prontamente. Para meu espanto, o papel que me entrega não é o orçamento, mas um recibo a dizer “taxa de diagnóstico”. Não volta a montar a máquina de lavar a loiça, coloca as peças desmontadas no seu interior e diz que receberei “em breve” um telefonema com o valor do orçamento.

Só quatro dias depois sou contactada com uma proposta de reparação por 102,14€, que caso concordasse decorreria a dia 27 de Dezembro. Concordei. De seguida, sou surpreendida por um email de * com o valor de 125,63 € - tinha-se “esquecido” de incluir o valor do IVA quando dialogou comigo.

Quando ** substitui a mangueira aquastop o problema persiste. Informa-me que terá que voltar noutro dia com um colega para levar a máquina à oficina para fazer um novo orçamento. Tal como da vez anterior, deixa o equipamento desmontado e com as peças soltas no seu interior.
Entretanto, sigo a recomendação de ** e ponho a antiga máquina de lavar a roupa para abate seguro e compro uma nova. Em Janeiro de 2022, quando o funcionário a vem instalar repara que não está a entrar água suficiente para lavar. Mexe na torneira de segurança, apercebe-se que está entreaberta e não aberta na totalidade como deveria. Corrige a posição e a máquina passa a funcionar na perfeição.

Como o técnico ** nunca tinha tocado na torneira de segurança das máquinas de lavar, tendo utilizado apenas a do contador da água, também localizada na cozinha, desconfio que nenhuma das máquinas esteve alguma vez avariada. Já não ia a tempo de recuperar a que tinha ido para abate, mas ainda podia testar a minha teoria junto da máquina de lavar a loiça. Montei-a sozinha quando liguei com loiça suja, lavou sem qualquer dificuldade.

Quando, no dia 7 de Janeiro, ligo à Repair Assistance a cancelar o levantamento do equipamento para análise na oficina, reclamar e solicitar uma compensação financeira tanto pelo orçamento errado como pela compra desnecessária da máquina de lavar a roupa. * recusa qualquer tipo de admissão de responsabilidade, oscilando entre um “a sua máquina continua avariada, e a senhora é que não sabe” e um “se a máquina de lavar a loiça já funciona foi porque o técnico da Repair Assistance ligou e desligou a torneira do contador várias vezes e que isso a desbloqueou”. Não só essas versões são incompatíveis – a máquina de lavar não é o Gato de Schrodinger, não pode estar simultaneamente avariada e funcional – como só passou a funcionar quando a montei sozinha.

Finalmente, no dia 11 de Janeiro, sou novamente importunada por esta empresa, na pessoa de *, que se tinha esquecido da minha reclamação e queria confirmar o levantamento da máquina para a ida à oficina. Tento novamente chegar a um compromisso, sem sucesso. Só após esta última interacção me é enviada uma fatura-recibo, datada de 28 de Dezembro.
Data de ocorrência: 16 de dezembro 2021
Maria Lacerda
27 de janeiro 2022
Continuo sem ter qualquer tipo de resposta.
Penso que a Repair Assistance não tem o menor compromisso com a satisfação dos seus clientes.
Maria Lacerda
14 de fevereiro 2022
Penso que não terei resposta.
Já se passou um mês.