Restaurante Dom Petisco

Restaurante Dom Petisco - Insultados por funcionários

Maria Isabel Lezón
Maria Lezón apresentou a reclamação
24 de julho 2017

No dia 23 de julho, eu a minha família fomos jantar ao restaurante supracitado para celebrar o fim do curso da minha sobrinha. Na altura em que foi necessário fazer os pedidos, em particular das bebidas, solicitámos uma garrafa de 1,5 l. de água, duas cervejas pretas, dois copos de vinho alvarinho de acordo com o registo na ementa. Pedimos, portanto, dois copos de Soalheiro, uma das marcas apresentadas no menu. Alguns minutos depois deste pedido, um dos funcionários abriu uma garrafa do vinho, encheu dois copos e colocou-a na mesa. Perante tal facto, reiterámos que tínhamos apenas pedido dois copos, mostrando surpresa pelo facto de a garrafa ter ficado na mesa. O empregado não fez qualquer comentário, uma vez mais, e manteve o vinho na mesa, pelo que pensámos que este seria um procedimento normal. De salientar, que a garrafa não foi tocada por nenhum de nós. Perto do final da refeição, enquanto levantava as travessas e os pratos, um dos funcionários deixou cair cerca de quatro ou cinco deles em cima das minhas costas, pondo em causa a minha integridade física e estragando o meu vestido que ficou irremediavelmente sujo com gorduras e restos de comida. O empregado ainda pediu desculpa, mas da gerência não houve qualquer iniciativa no sentido de minorar os estragos ou de garantir que não me tinha magoado. Quando pedimos a conta, verificámos que nesta estava incluída o preço da garrafa do vinho alvarinho e não dos dois copos pedidos. Assim sendo, chamámos o funcionário para retificar a mesma. No entanto, este recusou fazê-lo, porque, segundo ele, tínhamos pedido a garrafa e não dois copos. Referiu ainda que aquele vinho não era vendido ao copo. Ora, aquando do pedido e da chamada de atenção para o facto de a garrafa ter ficado na mesa, ele não nos forneceu essa informação. Acresce que o mesmo funcionário levantou a voz para nos coagir a aceitar a conta, não se mostrou disponível para ouvir as nossas explicações, tentou humilhar-nos no meio do restaurante e insinuou que o grupo estava "alterado", ou seja, bêbado, O grupo era composto por dois casais e três jovens com 16, 18 e 21 anos. Não havia ninguém "alterado" no grupo e quem estava a causar distúrbios era o próprio funcionário. Apesar da contenda, o gerente não tomou qualquer iniciativa para resolver o problema. Pelo contrário, fomos nós que o procurámos para expor a situação. Para nossa surpresa, este mostrou-se arrogante e cínico, tendo apenas murmurado um pedido de desculpas relutante quando pedimos o livro de reclamações. A conta foi paga tendo em conta as nossas reivindicações com o valor de 89,50 euros, mas não foi passada uma fatura recibo como obriga a Lei. O único comprovativo que temos foi o recibo do pagamento por multibanco.

Data de ocorrência: 24 de julho 2017