Rhinocamera.pt - Equipamentos comprados mas não recebidos

Luís Cunha Pais
Luís Pais apresentou a reclamação
28 de julho 2020
No dia 2/7/2020 encomendei e efetuei um pagamento à Rhinocamera, de 3 equipamentos (um cartão de memória Sony 32GBXQD, uma Nikon Z6+FTZ Adaptor + 24 - 70mm F4 S NIKKOR Z e um filtro CamPro 82mm UV Filtro), com o valor de 2.348.00€. Esta encomenda ficou registada com o número 785277. Hoje dia 27 de julho de 2020, a supracitada encomenda não foi rececionada por mim.
No dia 7 de julho de 2020 enviei um mail à Rhinocamera a solicitar a confirmação do pagamento da totalidade dos equipamentos, bem como, da comissão bancária no valor de 70,44€, ao qual responderam no mesmo dia, estar tudo em conformidade e que o último dia para receber a encomenda seria, segunda feira, dia 13 de julho.
No dia 8 de julho enviei um mail, a referir que não tinha recebido qualquer informação acerca do envio dos equipamentos, ao qual a empresa respondeu que iria verificar a situação com a DHL. É de referir que o site da Rhinocamera refere que a entrega é efetuada entre 3 a 5 dias.
Nos dias 10 e 13 de julho voltei a enviar mail a informar que continuava sem receber a encomenda, aos quais me responderam que a situação é com a DHL. Destaco que o meu compromisso comercial é com a Rhinocamera e não com a DHL, sendo que a empresa não deve, nem pode responder que esta situação é com a empresa transportadora (DHL).
Na DHL nunca foi possível fazer o tracking da mercadoria, donde se conclui que nunca foi contratado o transporte da mercadoria que eu paguei.
No dia 14 de julho enviei novamente um mail para a Rhinocamera a informar que não tinha rececionado a encomenda, ao qual me responderam, no mesmo dia, que iriam verificar a situação com a empresa transportadora.
No dia 15 de julho, como não obtive qualquer resposta , que informasse acerca da situação dos equipamentos por mim adquiridos, solicitei, por mail, o cancelamento da ecomenda e a devolução do dinheiro. De forma pouco clara e enganosa responderam-me que estavam a verificar a situação com a empresa transportadora DHL, com a qual, como já referi, não efetuei qualquer compromisso comercial, sendo o mesmo da responsabilidade da Rhinocamera. Destaco ainda o facto de não fazerem qualquer menção à minha solicitação, por escrito, para cancelar a encomenda e ser ressarcido do dinheiro que paguei à empresa.
No dia 17 de julho volto a solicitar, por mail, o ressarcimento do valor que paguei à Rhinocamara, ao qual me responderam que processaram a minha reivindicação e que iriam organizar o envio de uma substituição
No dia 24 de julho voltei a solicitar, por mail, o cancelamento da encomenda e a devolução do dinheiro, ao qual me responderam que a encomenda já deveria estar comigo e mais uma vez que iriam verificar a situação.
Dado que todos os prazos para rececionar a encomenda foram ultrapassados, espero ser ressarcido, com a maior urgência, dos valores que paguei à empresa.

Luís da Cunha Pais
Data de ocorrência: 28 de julho 2020
Luís Pais
3 de agosto 2020
Hoje dia 3 de agosto de 2020, 30 dias depois, recebi a os equipamentos por mim comprados á Rhinocamera, cujo número de encomenda é 785377. Lamentavelmente a encomenda não vem completa, ainda falta receber um dos produtos que comprei - o cartão de memória Sony 32GBXQD. Mais uma vez e porque os prazos de entrega não são respeitados, solicitei que me devolvessem o dinheiro referente ao valor do cartão.

Luís da Cunha Pais