Rmccondomínios, Lda
  • geral@rmccondominios.pt

RMC Condomínios - Responsabilidade - teto da varanda danificado

Bruno Costa apresentou a reclamação
30 de julho 2021
Boa tarde, eu Bruno Miguel Moura da Costa, proprietário do apartamento situado na rua da Barranha 411 3. Esquerdo, apartamento que tem o seu condomínio gerido pela empresa RMC Condomínios venho desta forma reportar uma problema que ando a tentar resolver há seguramente muito mais que meio ano.

O problema está relacionado com o teto da varanda do apartamento.

Houve infiltrações de água vinda de cima, o que causou enormes manchas de humidade no teto da varanda e queda de vários pedaços do teto sendo a situação perigosa visto haver uma criança a residir no apartamento e poder acontecer algo grave.

Depois de enviar e-mail para o condomínio a expor a situação, o sr Delfim Cardoso, responsável pelas questões relativas a obras ou problemas no edifício, informou-me por e-mail que a responsabilidade seria do vizinho de cima, o Sr Abel.

Falei então com o vizinho de cima, o sr. Abel que me informou que assumiria a responsabilidade da reparação do teto da minha varanda (de referir que ele tinha feito obras no pavimento da sua varanda que não teriam ficado bem, haveria alguma fissura no pavimento que deixaria passar água para baixo).

Entretanto há cerca de um mês e meio o vizinho de cima, sr, Abel informou-me que estaria outra vez a fazer obras no chão da sua varanda e que a pessoa responsável pela obra lhe disse que a humidade da minha varanda não viria do chão da varanda dele, ou viria da vizinha do 4o direito ou do espaço entre as duas varandas podendo por isso a responsabilidade ser da vizinha do 4o direito ou do condomínio.

O sr Abel disse-me que nos próximos dias o sr. Delfim iria ver o que se passava de forma a que o problema fosse resolvido e as respectivas responsabilidades apuradas.
De qualquer forma, informei o condomínio (RMC Condominios, Lda.) da situação, fi-lo telefonicamente e por e-mail, entretanto já liguei para lá várias vezes, vão passando a responsabilidade de umas pessoas para outras até que ontem, dia 29/07/2021 me deram o contacto do sr Ribeiro que seria a nível de hierarquia o primeiro responsável por tudo que se relaciona com o condomínio.

Liguei então ao sr. Ribeiro, tentei expor a situação, sem sucesso, o sr. Ribeiro disse-me num tom exaltado e extremamente alto que já tinha ido ao prédio e que no meu andar, o terceiro estaria muito quente, não percebi sequer a relação com a situação que iria expor.
Pedi-lhe educadamente que falasse de uma forma mais moderada visto eu estar a falar com educação. Respondeu-me: “não estou para o aturar, fale com o condomínio”, de seguida desligou-me o telefone na cara.

Venho então desta forma mostrar o meu extremo desagrado pela forma como tem sido gerido todo este processo e pedir encarecidamente que resolvam o problema.
Preciso saber de quem é a responsabilidade, da vizinha do 4o direito ou do condomínio e que o responsável faça as reparações no teto da varanda, visto continuarem a cair pedaços da mesma, preciso que a situação seja resolvida antes que possa acontecer uma tragédia.
Data de ocorrência: 29 de julho 2021
9 de agosto 2021
Continuo a aguardar, ninguém me responde, ninguém foi até à data verificar a situação.
7 de setembro 2021
Ainda não recebi qualquer reposta nem esclarecimento.
RMC Condomínios
23 de setembro 2021
Ex.ma Senhor Bruno Moura da Costa.
Os nossos cumprimentos.

No seguimento da sua reclamação o qual muito nos admira, isto porque, conforme o que já foi devidamente informado e após pedido de relatório para averiguação de patologias no que respeita à situação que nos reporta, este evento foi também devidamente comunicado à seguradora que nos respondeu e na qual lhe demos conhecimento, “não tem enquadramento na apólice, pois os danos existentes deve-se só à falta de impermeabilização das varandas e no caso em apreço, à fata de impermeabilização da varanda da fração superior.”

Depois no que respeita aos danos da sua sala e por avaliação da entidade competente na averiguação da patologia existente além da falta de impermeabilização, existe condensações e não infiltrações, logo a ventilação continuada da habitação evitará os danos no interior da fração.

Posto isto e na sua qualidade de condómino deverá estar informado que a RMC Condominios, Lda., atua enquanto gestora contabilista do seu Condominio.

Face ao exposto e como sempre todas as situações que nos são enviadas, mesmo sem competência, como é o caso, merecem sempre a nossa melhor atenção, sendo enviadas à Administração.

Não podemos aceitar, impugnando esta sua atuação em colocar a nossa boa conduta e profissionalismo publicamente ignorando, o seu dever de informação.

Pelo qual agradecemos que seja resposta a veracidade do que aqui expôs.
23 de setembro 2021
Boa tarde, em relação ao problema número 1,está a falar-me na sala quando o principal problema, situação em que já vos informei vezes sem conta se prende na situação lamentável em que tenho os quartos.

A entidade contratada por vocês para a análise das patologias fez efetivamente um relatório, no entanto depois de expor a situação a um escritório de arquitetura/engenharia da minha confiança depararam-se várias questões que gostava que fossem esclarecidas pela entidade contratada por vocês para análise das patologias ou pela empresa responsável pela realização das obras.

O mais grave é que perante as duas cartas enviadas, não obtive uma única reposta

Em relação ao problema número 2, o problema da varanda, continua a haver uma falha de comunicação muito grande.

Esta informação “este evento foi também devidamente comunicado à seguradora que nos respondeu e na qual lhe demos conhecimento, “não tem enquadramento na apólice, pois os danos existentes deve-se só à falta de impermeabilização das varandas e no caso em apreço, à fata de impermeabilização da varanda da fração superior.” nunca me foi dada.

Se me tivesse sido dada esta informação por escrito teria-a reencaminhado para o vizinho de cima de forma a que o mesmo assumisse a reparação da varanda.

Posto isto, agradeço que finalmente me respondam por escrito às cartas que vos enviei e que me façam chegar por escrito a informação de que os danos existentes
Na varanda se devem à falta de impermeabilização das varandas e no caso em apreço, à fata de impermeabilização da varanda da fração superior, de forma a que possa resolver finalmente a situação extremamente perigosa em que se encontra a minha varanda.

Envio em anexo um pdf com o conteúdo das cartas e e-mails enviados por mim para vossas excelências.

7 de outubro 2021
Como já é habitual continuo a aguardar a resolução do problema, infelizmente nem existe uma do resolução do problema, nem sequer resposta às cartas enviadas.
11 de outubro 2021
E-mail enviado mais uma vez para o condomínio e pessoas responsáveis pela parte de sinistros, dia 11 de outubro de 2021. Ficarei a aguardar uma reposta o mais breve possível . A situação mantém-se insustentável.
21 de outubro 2021
Enviei este e-mail dia 11/10/2021, como é habitual não obtive qualquer reposta.
4 de novembro 2021
Infelizmente continuo à espera que resolvam o problema, ou no minimo que respondam às cartas registadas que enviei e aos e-mails que também enviei.
3 de dezembro 2021
a aguardar uma resposta ao e-mail e carta registada que enviei recentemente. A aguardar resolução do problema.