RNA – Rede Nacional de Assistência
RNA – Rede Nacional de Assistência Marca Recomendada
RNA - Rede Nacional de Assistência, S.A.
  • A RNA é uma empresa vocacionada para a prestação de serviços de assistência a pessoas e bens nas suas mais variadas vertentes. Oferece soluções personalizadas ao mercado segurador e corporate com inovação, qualidade, diferenciação e sobretudo demonstrando uma grande preocupação com o seu cliente.
    Apoiada num vasto conjunto de meios onde se incluem redes convencionadas, nacionais e internacionais, uma equipa com profunda experiência, aliada a um moderno e dinâmico sistema de informação e comunicação, tornam a RNA uma referência no mercado de Assistência, disponível 24h/dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano em Portugal ou qualquer parte do mundo.

Seja qual for o imprevisto, o nosso objetivo é ajudar aqueles que de nós mais precisam!

Aconteça o que acontecer, estamos lá! É o nosso lema.

• Alameda Fernão Lopes, 16, 6º
    Miraflores
    1495-190 Algés
  • comercial@rna.com.pt

RNA – Falta de cumprimento do prazo no veículo de substituição

José Domingos Maciel Cuntim
José Cuntim apresentou a reclamação
21 de setembro 2017

no passado dia 5 deste mês tive uma avaria na minha viatura, em Albufeira. Depois de chamado um mecânico, aconselhou-me que ligasse á Assistência em Viagem. o reboque chegou por volta das 19.00 horas e colocou a minha viatura no veiculo rebocador, ao final de aproximadamente uma hora e trinta minutos chegou o táxi para me levar ao aeroporto de Faro, para levantar o veiculo de substituição, o que aconteceu por volta das 21.35 horas. por conseguinte o meu veiculo quando foi deixado na oficina reparadora , já a mesma se encontrava encerrada, tomando portanto conta da averiguação em concreto da avaria no dia 6/09, depois da avaria identificada ,foi mandada vir a peça de substituição, que só foi entregue na dita oficina no dia seguinte 7/09, entretanto a oficina enviou 3 ou 4 folhas de obra , que segundo a RNA nunca estavam conformes. Ao ponto de a última folha a ser enviada e aceite pela dita RNA, não foi mais do que uma fotocópia da primeira ,apenas o senhor da oficina acrescentou o nome da peça substituída, VALVÚLA EGR, contudo isto a dita RNA não autorizou o alongamento do prazo de substituição de viatura, cuja cobertura na minha apólice de seguro diz que tenho direito a veiculo de substituição durante 48 horas duas vezes por ano em caso de avaria. Como se não bastasse enquanto estava á espera do táxi para me levar ao aeroporto de Faro, fui contactado pela empresa de táxis, para me informarem que estavam atrasados mas, que tinham o táxi que ía a caminho do aeroporto com um casal e uma criança devidamente sentada na sua cadeira e que para eu não ficar mais tempo á espera do táxi, se não me importava de compartir o mesmo com o dito casal,, claro que eu aceitei, porque o tempo de espera já era longo estando afastado do centro de Albufeira cerca 3 ou 4 Quilómetros . Qual não é o meu espanto, surge ao pé de mim um táxi com a licença e alvará de Alcobaça. Contudo a varia ficou resolvida antes das 48 horas, mas mesmo assim a Rent a Car cobrou-me as 2ªs 24 horas do aluguer do veículo de substituição porque a RNA declinou toda a responsabilidade para a oficina.

Data de ocorrência: 21 de setembro 2017
Estimado Cliente,

Serve o presente para acusar a receção da vossa exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Procedemos à reanálise do processo e cumpre-nos informar o seguinte:

Os nossos serviços de assistência a 05.09.2017 recepcionaram o vosso pedido de envio dos serviços de reboque e de táxi.

O serviço de reboque decorreu dento do período normalmente previsto, todavia o serviço de táxi sofreu um atraso. Esclarecemos que mesmo não se ficou a dever a qualquer erro dos nossos serviços, mas antes, ao facto de a data em causa ainda abranger o forte do Verão, sendo o tempo de espera superior ao normal. Por outro lado, as recusas de alguns dos nossos Prestadores mais frequentes despoleta, necessariamente, um tempo de espera maior.

Ainda assim, muito agradecemos a reclamação apresentada uma vez que iremos proceder às devidas diligências para que situações semelhantes e futuras não se repitam.

Aquando do pedido de assistência foi igualmente solicitado a atribuição de veículo de substituição.

Para isso, foi indicado a necessidade de envio de Folha de Obra da parte da oficina onde fizesse menção a vários itens. Confirmamos que recebemos vários documentos da Oficina a 06.09.2017, mas não se encontravam em conformidade, nem de acordo com o transmitido na nossa SMS a 05.09.2017, enviada para o vosso telemóvel.

Após análise da Folha de Obra constatou-se da necessidade de substituição da válvuka EGR, e apesar de não ter sido indicado o diagnóstico da avaria, ainda assim foi atribuido veículo de substituição.

A apólice subscrita prevê a atribuição de veículo de substituição pelo período de reparação efectiva da avaria, o que significa durante as horas de mão de obra necessárias à reparação da mesma.

O facto da oficina ter estado a aguardar a peça, a vossa apólice, para este período não prevê a atribuição de veículo de substituição e por isso não foi possível aceder à vossa pretensão. Aliás, o período a aguardar peças está traxativamente previsto como exclusão.

Tal como anteriormente indicado, infra voltamos a transcrever o teor da apólice em questão:

"Cláusula 7.ª
VEÍCULO DE SUBSTITUIÇÃO POR AVARIA

1. Em caso de avaria que provoque a imobilização do veículo seguro e o impossibilite de circular pelos seus próprios meios, a Liberty Seguros:
- Modalidade base:
Coloca à disposição da Pessoa Segura um veículo ligeiro de passageiros ou comercial, consoante os casos, de classe equivalente à do veículo seguro, sempre que disponível, e até ao limite máximo de 2000 c.c., para a substituição daquele durante o período de reparação;

Considera-se período de reparação: o número de horas de mão de obra necessárias à sua reparação do veículo de acordo com o tarifário da marca para reparação da avaria diagnosticada.
(...)

Cláusula 8.ª
EXCLUSÕES

2. Exclusões das garantias de veículo de substituição por avaria

2.3. Falta de peças ou órgãos do veículo necessários à reparação, independentemente da
entidade responsável: oficinas, concessionários, fabricante ou marca; "

Agradecemos que aprecie o acima exposto uma vez que é o que a vossa apólice garante e exclui. Por isso, atendendo à vossa alegação de "direito a veiculo de substituição durante 48 horas duas vezes por ano em caso de avaria" não está correcta.

Assim, o veículo de substituição foi atribuido pelo número de horas de mão de obra necessásrtias à substituição da válvula avariada e nada mais.

Deveria V. Exa. ter entregue o veículo de substituição na data e hora junto da rent car que os nossos serviços de assistência assumiram, por forma a evitar custos adicionais de mais de um dia de aluguer de veículo.

Face ao exposto, em termos de atribuição de veículo de substituição, consideramos que foi cumprido o estupilado e clausulado na vossa apólice.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Catarina Brás
Departamento Jurídico
RNA - Rede Nacional de Assistência, S.A.