RNA – Rede Nacional de Assistência
RNA – Rede Nacional de Assistência Marca Recomendada
RNA - Rede Nacional de Assistência, S.A.
  • A RNA é uma empresa vocacionada para a prestação de serviços de assistência a pessoas e bens nas suas mais variadas vertentes. Oferece soluções personalizadas ao mercado segurador e corporate com inovação, qualidade, diferenciação e sobretudo demonstrando uma grande preocupação com o seu cliente.
    Apoiada num vasto conjunto de meios onde se incluem redes convencionadas, nacionais e internacionais, uma equipa com profunda experiência, aliada a um moderno e dinâmico sistema de informação e comunicação, tornam a RNA uma referência no mercado de Assistência, disponível 24h/dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano em Portugal ou qualquer parte do mundo.

Seja qual for o imprevisto, o nosso objetivo é ajudar aqueles que de nós mais precisam!

Aconteça o que acontecer, estamos lá! É o nosso lema.

• Alameda Fernão Lopes, 16, 6º
    Miraflores
    1495-190 Algés
  • comercial@rna.com.pt

RNA – Rede Nacional de Assistência - Cancelamento de viagem

Victor Nuno Moreira da Silva
Victor Silva apresentou a reclamação
31 de março 2020

Venho por este meio reclamar da tomada de posição da seguradora RNA.
Foi contratado um seguro de viagem associado a um pacote de dois passageiros com destino ao Vietname e Camboja a realizar do dia 31 Março a 14 de Abril de 2020. Entramos em contacto com a seguradora depois de cancelar a viagem com a nossa agência de viagens (pacote do operador Solferias), tendo o cancelamento sido efectuado no dia 13 de Março 2020 e de seguida enviada a fatura e motivo de cancelamento em anexo por email para a seguradora RNA. A razão pela qual procedemos ao cancelamento, foi porque o Vietname deixou de emitir vistos no dia 13 de Março 2020. Este motivo está bem claro e incluído na apólice no Artigo 4º -
"Garantia de Cancelamento Antecipado"
"O Segurador, através dos serviços de assistência, garante o pagamento dos gastos irrecuperáveis até ao limite estabelecido no quadro de garantias e capitais, quando ocorra a rescisão unilateral da viagem por parte da Pessoa Segura ou do Tomador do Seguro, sempre que antes do início da viagem se verifiquem circunstâncias inevitáveis e excecionais no local de destino ou na sua proximidade imediata que afetem consideravelmente a realização da mesma ou o transporte da Pessoa Segura para o destino."

Sem a emissão de vistos, não conseguiríamos realizar a nossa viagem, assim como a seguradora também não conseguiria assegurar que todos os parâmetros do programa de visitas e locais estivessem disponíveis ou tinham condições para se realizar.

A seguradora alega que, havia conhecimento público de um surto epidémico, e torna o sinistro enquadrável numa hipótese de exclusão da apólice, motivo pelo qual nenhum motivo invocado decorrente do COVID19 (nomeadamente a não emissão de visto), poderá ser aceite para efeito de enquadramento na apólice.

Em resposta à posição da seguradora, declaramos novamente que o motivo do cancelamento não tem a haver com medo ou risco de exposição à COVID-19, mas ao cancelamento da emissão de vistos pelo Vietname, situação que não estava a acontecer nem estava prevista uma vez que as viagens não estavam desaconselhadas ou impossibilitadas até ao dia do cancelamento, ou seja, a 13/03/2020, pelo que solicitamos reembolso.

Gostaríamos de saber como permitem a realização de seguro e venda de pacotes pelos parceiros numa situação destas. Autorizam a realização do seguro e da viagem, ganhando dinheiro com isto, e à posteriori é que informam o cliente que já era conhecida a situação de epidemia para esta doença. Quando realizada a reserva esta situação de epidemia/pandemia nada se comparava à situação actual, uma vez que a Pandemia, e não só uma epidemia local, foi reconhecida pela OMS a 11/03/2020. A situação do Vietname e de Portugal estavam completamente controladas e sem riscos segundo informações do operador que é parceiro da seguradora, inclusivamente apenas nos seria possível pedir cancelamento a 13/03/2020 uma vez que os vistos para o Vietname estavam cancelados.

Ficamos seriamente incomodados com esta situação porque se a condição dos vistos não tivesse sido alterada, ou seja, cancelados para toda a União europeia, continuariam a aconselhar-nos a realização da nossa viagem, sem sequer assegurar que todos os parâmetros do programa de visitas e locais estariam disponíveis ou tinham condições para se realizar.
A realização e validação do seguro foi da responsabilidade da RNA e se existiam condições que se podiam alterar, essa indicação ou informação deveria ter sido transmitida ao cliente, principalmente porque apenas o cliente sairia penalizado e nunca os ganhos da seguradora.
Data de ocorrência: 31 de março 2020
Exmo. Senhor

Acusamos a recepção da sua exposição que mereceu, como não podia deixar de ser, a nossa melhor atenção.

Efectivamente, o sinistro foi declinado atendendo ao facto de, à data da subscrição do seguro, a pandemia ser do conhecimento público.

Não obstante, procedemos à reanálise do sinistro e iremos entrar em contacto por forma a dar nota da nossa nova posição.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Marta Trindade
16 de abril 2020
Boa tarde.
Fico a aguardar resposta efetiva à reclamação e reavaliação do processo.
Não considero esta situação resolvida se não receber o parecer final, dentro de prazos razoáveis.
Cumprimentos.
Exmo. Senhor

No que concerne ao processo em causa, cumpre informar que aguardamos informações, por parte da agência de viagem, dos gastos irrecuperáveis da viagem por forma a regularizar o presente sinistro.

Retomaremos o contacto dentro em breve.

Com os melhores cumprimentos.
2 de junho 2020

Grato pela resposta , no entanto, esta reclamação não pode ser considerada resolvida porque a empresa, RNA, aguarda informações e afirma que o presente sinistro está por regularizar.
Cumprimentos.
Cumprimentos
29 de agosto 2020

Venho por este meio reabrir esta reclamação, no dia 1 de junho de 2020, foi-me informado que pela RNA- Rede Nacional de Assistência que o assunto reclamado estaria resolvido e que aguardavam informações, por parte da agência de viagem, sobre os gastos irrecuperáveis por forma a regularizar o presente sinistro.

Já passaram dois meses e ainda tive qualquer tipo de informação ou resposta sobre esta situação por parte da RNA, fui informado pela agência de viagens, Status Viagens, que todas as informações solicitadas pela RNA foram entregues atempadamente e que não houve nenhum novo contacto por parte da seguradora com a agência.

Aguardo resolução da situação, que já se prolonga há seis meses, e resposta relativamente ao reembolso ou emissão de voucher da viagem referente ao presente sinistro.

Com os melhores cumprimentos
Victor Nuno Moreira da Silva