RNA – Rede Nacional de Assistência
RNA – Rede Nacional de Assistência Marca Recomendada
RNA - Rede Nacional de Assistência, S.A.
  • A RNA é uma empresa vocacionada para a prestação de serviços de assistência a pessoas e bens nas suas mais variadas vertentes. Oferece soluções personalizadas ao mercado segurador e corporate com inovação, qualidade, diferenciação e sobretudo demonstrando uma grande preocupação com o seu cliente.
    Apoiada num vasto conjunto de meios onde se incluem redes convencionadas, nacionais e internacionais, uma equipa com profunda experiência, aliada a um moderno e dinâmico sistema de informação e comunicação, tornam a RNA uma referência no mercado de Assistência, disponível 24h/dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano em Portugal ou qualquer parte do mundo.

Seja qual for o imprevisto, o nosso objetivo é ajudar aqueles que de nós mais precisam!

Aconteça o que acontecer, estamos lá! É o nosso lema.

• Alameda Fernão Lopes, 16, 6º
    Miraflores
    1495-190 Algés
  • comercial@rna.com.pt

RNA – Rede Nacional de Assistência - Cancelamento de viagem devido a doença de filho menor (5 anos)

André Luís Batista
André Batista apresentou a reclamação
25 de agosto 2020
Venho por este meio reclamar/mostrar o meu desagrado, para com a companhia de seguros RNA, uma vez que estão a agir de maneira pouco humana e a faltar à responsabilidade que se espera de uma seguradora em situações de saúde.
A situação foi a seguinte:
A minha família (2 adultos e 1 criança de 5 anos), tinha marcado uma viagem para Maragogi, com partida dia 13 de Março de 2020 pela TAP.
No dia 11 do mesmo mês e ano, o meu filho começou a ter complicações respiratórias leves que com o passar do tempo passaram a graves.
No dia 12 de Março (véspera da partida) por contingência do péssimo estado do nosso filho fomos às urgências pediátricas do hospital de São Bernardo em Setúbal.
No hospital o nosso filho foi assistido uma vez que estava com febre, bastante dificuldade em respirar e acusava um valor de oxigénio no sangue bastante abaixo do que se considera saudável e admissível,
Foi prontamente tratado com oxigénio e medicação.
Após algumas horas no hospital, foi o mesmo enviado para casa com a seguinte indicação:
"Dado quadro de dificuldades respiratória e febre aconselha-se repouso no domicilio durante sintomas", foi-me dito de maneira verbal e através de relatório médico, relatório esse devidamente enviado à seguradora.
Foi também prescrita medicação para fazer durante 7 dias, que consistia em aerossol através de aerossol e medicação oral durante 3 dias.
Uma vez que a viagem de avião que iríamos efectuar era de cerca de 8 horas, fomos aconselhados pela Doutora que o viu, a não fazer a viagem, pois seria prejudicial para a saúde do nosso filho.
Como Pais responsáveis que somo, assim o fizemos.
De imediato contactamos a agência de viagens que nos disse para accionar o seguro de viagem.
Contactamos a RNA, que nos pediu via mail todos os comprovativos que tivéssemos (atestado médico, comprovativo de compra da medicação, guia de tratamentos, termo de consentimento de tratamento de dados pessoais e dados relativos à saúde, facturas da viagem e do hotel, IBAN e fotocopia dos documentos pessoais).
Depois de tudo enviado e de várias insistências por mail e telefone para saber o estado da situação, só no dia de hoje (25 de Agosto de 2020) é que me informam que apenas tenho direito a receber a quitação pelo valor de 204.72€ referente à parte hoteleira irrecuperável.
E informam que o valor dos seguros não tem enquadramento.
Em anexo enviam também um documento para assinar para receber o lavor de 204.72€ mas que também me leva a aceitar este decisão.
Visto que o valor que paguei da viagem foi de 3650 euros, acho injusto apenas devolverem uma quantia destas, e ainda mais passado mais de 5 meses.
Assim sendo acho que a RNA demonstra falta de interesse pelos seus clientes, e que mesmo numa situação em que está mais que claro que a viagem não podia ser feita, uma vez que a criança apresentava claramente tosse, falta de ar e febre, ainda para mais em plena altura de COVID 19, acho que viajar seria irresponsável e provavelmente nem poderia embarcar devido a todos os sintomas que apresentava.
Para finalizar, a criança teria de fazer tratamento de 4 em 4 horas, o que no avião em pleno voo seria provavelmente mal visto ou mesmo proibido, uma vez que era medicação feita através de aerossol, e num espaço onde o sistema de circulação de ar é fechado poderia ser prejudicial aos demais naquela aeronave.
Assim sendo quero que a situação seja reavaliada e a resposta dada com a maior brevidade possível.
Obrigado
André Batista
Data de ocorrência: 25 de agosto 2020
Exma. Senhora

A seguradora é responsável pelo reembolso dos gastos irrecuperáveis, que neste caso, foi a primeira noite no hotel, conforme troca de comunicação que nos fez chegar.

Em relação às demais noites no hotel e aos voos, informamos que foram fornecidos vouchers por parte dos prestadores, razão pela qual não consideramos gastos irrecuperáveis, já que poderão ser utilizados em reserva futura.

Pelo exposto, foi apurado o valor de reembolso já transmitido tendo, inclusivamente, V. Exa. assinado o Recibo de Quitação estando o valor liquidado.

Sem outro assunto de momento , apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Marta Trindade
Dep. Jurídico RNA
André Luís Batista
André Batista avaliou a marca
23 de outubro 2020

A questão foi resolvida, no final vim a apurar que a responsabilidade era da operadora e não da seguradora.