Rede Expressos
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
12.1

Rede Nacional de Expressos - Incompetências

Margarida
Margarida apresentou a reclamação
27 de março 2016

Boa tarde, o meu nome é Margarida Neto, e estive na passada terça-feira no posto de atendimento ao cliente localizado em Lisboa, passo a citar, Rede Expressos em sete rios, Lisboa.

Visto que realizei uma reclamação por escrito sem resposta e um e-mail ao qual também não me responderam, resolvi escrever o meu incidente aqui, esperando ter algum tipo de resposta por parte da empresa, pois parece que a mesma está a querer ignorar o sucedido.

Pela primeira vez, decidi comprar um bilhete de autocarro para Valença do Minho, no passado sábado, dia 19 de Março de 2016, no entanto, tentei fazer uma pré-reserva pela Internet, a qual não me foi possível fazer, e como tal, decidi comprar o bilhete, com data para dia 21 de Março de 2016. Como imprevistos acontecem todos os dias, em tal data não me foi possível viajar, logo contactei via telefone a empresa, Rede Expressos em Sete Rios, Lisboa, sendo que a resposta obtida foi a de que, sendo Domingo o serviço não poderia ser resolvido por telefone tendo que me dirigir ao local, caso pretendesse anular ou alterar os bilhetes.
Sendo mais um incómodo, dirigi-me ao local no domingo, por voltas das 17:00h e quando me dirigi ao balcão das bilheteiras e perguntei se era possível trocar a data dos bilhetes, a resposta que obti de um dos colaboradores foi a seguinte e passo a citar: “ Penso que podemos fazer isso, mas não posso passar por cima da autoridade”. Como tal, dirigi-me ao chefe de estação, o qual prontamente se dispôs a ajudar dizendo que poderia voltar ao balcão, pois já poderia trocar a data do bilhete.
Dirigi-me às bilheteiras, novamente, e o mesmo colaborador que me deu a tal resposta, trocou a data dos dois bilhetes, para dia 04 de Abril de 2016, ou seja, fez uma revalidação, sem me avisar previamente que a revalidação de um bilhete só se poderia fazer uma única vez.
Como não fui avisada, estava descansada no caso de surgir algum imprevisto, contudo, na passada terça-feira, o meu marido foi chamado de urgência ao seu trabalho no Algarve e mais uma vez precisei de trocar a data dos bilhetes, desta vez para mais cedo.
Qual o meu espanto, quando na terça-feira, dia 22 de Março de 2016, me dirijo às bilheteiras e um colaborador me diz que não é possível efetuar a troca, pois tal só se pode fazer uma única vez. Não gostando da resposta, dirigi-me ao balcão das informações, o qual a colaboradora estava encarregue e com muita má educação disse e passo a citar: “Se o meu colega lhe disse que não se pode fazer a revalidação mais que uma vez, é porque não se pode, vá então falar com o chefe de estação”.
Como é lógico, dirigi-me ao chefe de estação presente naquele dia, o qual me disse que sendo norma da empresa ninguém pode contorná-las, e como tal, ou anulávamos o bilhete ou teríamos que comprar outro.
Além do mais, quando perguntei se receberia a devolução do dinheiro, caso anulasse os bilhetes a resposta que obtive foi a de que, não contasse muito com isso.

Gostaria como tal, de receber uma resposta à minha reclamação, com uma justificação plausível, visto que, cada vez que usufruo de um serviço não vou ler todas a normas e regras da empresa, bem como teria que ter sido o dever dos colaboradores me terem explicado previamente que a revalidação apenas se pode fazer uma vez.
Em seguida, gostaria também do anulamento do meu bilhete, com a devolução do dinheiro, visto que o erro foi da empresa, Rede Expressos, Sete Rios, em Lisboa.

Acrescento ainda, que se não vir o meu problema resolvido com as condições descritas acima, terei que, como já tinha escrito no e-mail que enviei à empresa, me dirigir à DECO, de forma a que a empresa se responsabilize pelo sucedido.

Data de ocorrência: 27 de março 2016
28 de março 2016
Boa tarde, Cara Sra. Margarida.

A sua reclamação está a ser gerida através de um canal oficial da Rede Expressos, pelo que consideramos este meio secundário como uma duplicação de suportes. Assim, neste canal a gestão da sua reclamação não mais será continuada.

Melhores Cumprimentos.
Apoio Clientes - Rede Expressos.
13 de abril 2016
Boa tarde, Cara Sra. Margarida.

Os bilhetes, tendo sido alterados uma vez, não podem ser novamente alterados.

Ademais, o facto de lhe terem feito uma alteração dos bilhetes tendo estes sido comprados online, já foi além das Condições Vigentes pois os bilhetes eletrónicos não são passíveis de revalidação, excluindo os casos de clientes RFLEX munidos de bilhetes RFLEX.

Melhores Cumprimentos.
Apoio Clientes - Rede Expressos.