Rede Expressos
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
12.0

Rede Nacional de Expressos - Informações erradas

Cécilia Ferreira Marçal
Cécilia Marçal apresentou a reclamação
20 de agosto 2016

No dia 15 de Agosto de 2016, dirigi-me à bilheteira de Quarteira no sentido de solicitar revalidação do meu bilhete das 9h55 com destino a Leiria.
Este pedido foi efectuado após partida do autocarro que correspondia ao meu bilhete. No seguimento do meu pedido foi-me respondido que não eram permitidos reembolsos ou revalidações de bilhete pelo que seria obrigada a adquirir um novo bilhete. Assim, vi-me obrigada a comprar um novo bilhete com cartão jovem sendo que também me foi dito que não poderia reutilizar o cartão RFLEX, nº 131620, que forneci para a compra, sendo que apenas beneficiei de um desconto jovem. O primeiro bilhete adquirido por internet com benefício RFLEX custou-me 17,50€ e o segundo, comprado na bilheteira, 20,00€.
Alertada sobre esta irregularidade consultei o Regulamento do Cartão de Cliente RFLEX, onde se pode ler:
“É permitida a revalidação de bilhetes eletrónicos (adquiridos em www.rede-expressos.pt), exclusivamente para clientes RFLEX, de acordo com as condições abaixo citadas:
Seja efetuada numa bilheteira tradicional localizada no terminal de origem da viagem em causa;
O cliente está sujeito à disponibilidade de lugares para a data e hora em que pretende vir a utilizar o serviço da Rede Expressos.
O cliente tem de ter o cartão RFLEX na sua posse para poder proceder a esta revalidação.
O cliente tem de apresentar um bilhete impresso que esteja devidamente identificado com o número de cartão RFLEX da/do cliente.
As revalidações terão os custos abaixo referidos:
Revalidação efetuada com antecedência mínima de 31 (trinta e um) minutos em relação à hora de partida será gratuita.
Revalidação efetuada com antecedência de 30 (trinta) minutos, até à hora de partida, terá um custo de 10% do valor do bilhete.
Revalidação efetuada após a hora de partida e nas 24 (vinte e quatro) horas posteriores terá um custo de 25% (vinte e cinco porcento) do valor do bilhete.
Ultrapassadas 24 (vinte e quatro) horas após a hora de partida, o cliente perderá o direito a qualquer revalidação ou reembolso.”
Pelo que, era escusado comprar um bilhete novo, como me foi exigido pela funcionária. Deste modo podia apenas ter sido uma revalidação com o custo de 25% do valor do meu bilhete ou seja 4,37€.
Sinto-me lesada pelo facto da Rede Nacional de Expressos ter esta situação prevista no Regulamento e não ter sido aplicado no meu caso. Pediram-me 20,00€ onde poderia ter pago apenas 4,37€! Costumo viajar com alguma regularidade pela RNE porque sou estudante e disponho de meios financeiros reduzidos.
Espero que a Rede de Expressos me proponha uma solução no sentido de resolver esta situação que, suponho, só pode ser devida a um lapso por parte da funcionária.
Por fim, envio em anexo os bilhetes supra-citados.
Agradeço desde já a atenção dispensada e aguardo resposta.
Com os melhores cumprimentos.

Data de ocorrência: 20 de agosto 2016
2 de setembro 2016
Boa tarde, Cara Sra. Cecília.

conforme já referido por email, após analisarmos as informações que obtivemos do agente de bilheteira na Quarteira, vimos informar que a revalidação do bilhete foi recusada porque a Sra. Cecília quis revalidar o bilhete para viajar no horário seguinte, com partida às 10.40h, e como se pode ver no bilhete que enviou esse horário é operado pela EVA Transportes. Não pode haver revalidações de bilhetes de serviços operados pela Rede Expressos para serviços operados por outra empresa, neste caso a EVA Transportes.

Melhores Cumprimentos.
Apoio Clientes - Rede Expressos.