44.0
  • geral@mosqueteiros.com

Roady - Péssimo serviço / danos provocados na minha viatura

José Júlio Cabral Ideias
José Ideias apresentou a reclamação
11 de fevereiro 2019 (editada a 14 de fevereiro 2019)
Exmos. Srs.,

No passado dia 04-01-2019, desloquei-me a oficina Roady FAMÕES para uma “simples” e “normalíssima” muda de óleo e filtro de óleo. (Marca ELF 5W 40) FATURA Nº PC01FT1/00013863 que me ficaria pela modica quantia de 74,30€.

No decorrer da “simples” muda de óleo e filtro, o funcionário que estava a proceder ao serviço, ao tentar retirar o filtro do óleo, exerceu tal força, que o próprio comutador do óleo (radiador do óleo?) acabou por ceder originando uma fuga do anticongelante (Descrição confidenciada pelo próprio perante a minha presença).

Até aqui,” tudo normal ”, os azares acontecem a qualquer um, agora o importante era resolver bem o problema.

Dirigi-me então ao gabinete do gerente para pedir esclarecimentos sobre o sucedido e questionar se para tal me davam alguma garantia caso a fuga continuasse.

A resposta do gerente (visivelmente incomodado), foi; «aquilo fica bom não se preocupe!» No mínimo pouco profissional, enfim!

Perante esta resposta, pedi-lhe que entendesse a legitimidade da minha questão. O carro tinha chegado ali sem qualquer problema e agora apresentava uma fuga de anticongelante e que tal facto obviamente me deixava desconfortável.

Como tal insisti em perguntar que garantia me davam caso a fuga continuasse.

A resposta do “Sr. Gerente” foi a mesma; «A garantia que tenho para lhe dar, é mesma que lhe disse há pouco. O carro vai ficar bom!»

Não convencido com a resposta, “EDUCADAMENTE” informei o Sr. Gerente que, uma vez que não tinha uma garantia concreta por escrito por parte da Roady, pretendia então levar o carro ao meu Mecânico habitual para me certificar que tudo estava em condições.

Foi então que ouvi esta resposta repleta de profissionalismo!... «O Sr. vem prá qui dizer que vai ao seu mecânico habitual!...Então o que é que veio cá fazer?»

Eu nem queria acreditar no que estava a ouvir!... Como é possível que alguém com “suposta” responsabilidade de gerir uma oficina, de uma empresa como a Roady, possa por a situação nestes termos, e perante um cliente que apenas esta a tentar zelar pelos seus direitos enquanto consumidor!?

Como será óbvio para qualquer ser humano pensante, os consumidores são livres de fazer as suas escolhas e opções sejam elas certas ou erradas. Infelizmente no que a mim me diz respeito neste caso, optei clara e infelizmente pela pior escolha, e senão vejamos…

Após 2:30min de espera, o Sr. Gerente informou-me que o carro estava pronto, e para ficar descansado que a reparação tinha sido feita com sucesso.

Entretanto no fim-de-semana, para mal dos meus pecados as minhas desconfianças começaram a fazer sentido ao verificar que o nível do anticongelante tinha descido e que o fundo do resguardo do motor se encontrava totalmente molhado.

Na 2ª Feira dia 6, voltei a Roady por volta da hora de almoço para informar do sucedido e chamei o Sr. Gerente para que verifica-se com os seus próprios olhos. Ao que este me disse;
«De facto o resguardo está molhado e pode haver “eventualmente” uma fuga.»

Então o Sr. Gerente, sugeriu que eu continuasse a andar com o carro, e se o nível do anticongelante baixa-se mais, então que volta-se lá para verificarem (?).

Não muito satisfeito com a sugestão por motivos óbvios, solicitei para que vissem o problema naquela altura, mas o Sr. Gerente, disse que não era oportuno pois tinham muito trabalho e que aquilo ainda demorava tempo a reparar.

Ficou então combinado para o dia seguinte (08-01-2019) a hora do almoço.
Assim o fiz.

Deixei lá o carro por volta das 13:30, e disseram que assim que estivesse pronto me contactavam.

Por volta das 17:30 ligaram-me a dizer que o carro estava pronto.

Quando cheguei, dirigi-me ao Sr. Gerente, que simplesmente me entregou a chave da viatura sem dar qualquer satisfação para o sucedido.

Perante o meu pedido de esclarecimento para o que tinham feito para resolver o problema, lá me disse que; «o Orringue do comutador tinha ficado torcido(???) mas que agora podia levar o carro sem problemas que tudo tinha sido reparado perfeitamente.»

“Confiando” na palavra do Sr. Gerente, arranquei sem abrir o capô do motor, até porque aquela hora e onde o carro se encontrava estava demasiado escuro e como tal impossível de ver o que quer que fosse, mas também para não transparecer que estava (legitimamente) desconfiado.

Quando sai da Roady fui directo a casa (cerca 3/4Km) onde estacionei debaixo de um candeeiro para que pudesse verificar o nível do anticongelante.

Nem queria acreditar! O depósito do anticongelante encontrava-se, abaixo do nível mínimo.
Como é possível entregarem uma viatura a um cliente sem verificarem os níveis e depois de saber o seu historial!?

Infelizmente em virtude dos meus afazeres pessoais e profissionais não tive oportunidade de voltar a Roady para nova reclamação.

Repus eu mesmo o nível do anti congelante e esperei pouco confiante, que tudo não tivesse passado de um esquecimento e que não existisse nenhuma fuga.

Engano meu!...

Entretanto como tenho estado fora por motivos profissionais, quem tem andado com a viatura é a minha esposa. Só á 15 dias atrás tive oportunidade de verificar o nível do anticongelante e o mesmo encontrava-se muito abaixo do mínimo.

Agora pergunto ao Sr. Gerente, que que se mostrou tão ofendido e indignado por eu ter sugerido “legitimamente”, que ia pedir uma 2ª opinião ao meu mecânico habitual, se eram ou não, legitimas e fundadas as minhas desconfianças!?

Sabendo do histórico do mau serviço prestado aquela viatura/cliente, tinha a responsabilidade e obrigação de ter acompanhado todo o processo com mais rigor e dessa forma evitar que o serviço ROADY fosse posto rotulado de incompetente.

Estou a escrever esta reclamação, um dia depois de ter ido a oficina onde costumo ir normalmente e o diagnóstico foi;
Fuga de anti-congelante através do comutador do óleo, provocada por danificação do mesmo.
O Comutador apresenta vestígios de vedante (cola???) que supostamente não devia estar lá (Tenho a peça como prova).

CONCLUSÃO:
Ainda não tenho o valor definitivo a pagar, pois o carro ainda se encontra na oficina e supostamente só estará pronto na 2ªFeira, mas já me informaram que a factura rondará os 300Eur.

Posto isto, solicito que a Roady assuma a responsabilidade pelos danos causados na minha viatura, e como tal exijo (no mínimo) ser ressarcido do valor da factura que vou ter de pagar pela reparação dos danos causados na mesma.

Como tal e para o acima descrito, era importante que fossem tomadas providências, para que semelhante coisa não volte a acontecer com outros consumidores, atraídos como eu, pelo preço baixo, mas que no final acabou por sair demasiado caro.

José ideias 10-Fev-2019
Data de ocorrência: 11 de fevereiro 2019
Roady
20 de fevereiro 2019
Exmo(a) Sr(a)
Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
É política dos Mosqueteiros disponibilizar sempre o melhor serviço aos seus Clientes, pelo que iremos encaminhar a referida situação através do nosso Serviço Apoio ao Consumidor.
Aproveitamos para informar que poderá remeter-nos diretamente as suas comunicações através do nosso contacto apoioconsumidorportugal@mousquetaires.com.
Agradecendo antecipadamente a sua melhor compreensão.

Apoio ao Consumidor Roady
apoioconsumidorportugal@mousquetaires.com
24 de fevereiro 2019

Desde já agradeço a vossa resposta, e espero sinceramente que este meu caso seja resolvido a contento o mais breve possível,

Esta foi a primeira vez que recorri a um serviço Roady e como devem calcular para 1ª Vez as impressões não foram de todo as melhores.

Mais informo, que não é de todo minha intenção tirar qualquer aproveitamento da situação ocorrida, nem tão pouco manchar o bom nome da Roady, quero apenas enquanto consumidor que sejam respeitados os meus direitos e esperar que esta minha reclamação possa contribuir como um alerta futuro no sentido positivo de melhoria de serviço Roady.

Grato pela atenção

J. Ideias
9 de março 2019
Caros Sr,s,

Continuo aguardar pacientemente uma resposta vossa, relativa a esta minha reclamação.
Recordo que se trata de reclamação ocorrida a cerca de 2 meses e para qual ainda não obtive nenhuma resposta concreta da vossa parte.
Agradeço que tal situação não caia em saco roto, pois gostaria de não ter de recorrer a outras entidades para resolver este assunto.
Fico entretanto a aguardar a o v/ feedback na esperança que tratem desta situação com toda a atenção de forma a que tudo se resolva a contento de ambos sem necessidade de criar grandes ondas.

Grato pela vossa atenção
Atenciosamente

J. Ideias
15 de dezembro 2019

Incompreensivelmente passados quase um ano, continuo a aguardar uma resposta da Roady sobre esta minha reclamação.
Mais informo, que se até ao final do ano não obtiver qualquer resposta vossa sobre este assunto, irei recorrer ao tribunal arbitral e inclusive irei expor o caso a comunicação social.

Grato pela atenção

Cordialmente

6 de novembro 2020
Até hoje continuo sem qualquer resposta por parte da Roady.
Roady
9 de agosto 2022
Estimado(a) Cliente.

Melhores Cumprimentos
Apoio ao Consumidor Mosqueteiros.