45.9

Rocha Auto Peças - Produto danificado/partido

Ismael Escudeiro Martins Duarte
Ismael Duarte apresentou a reclamação
26 de janeiro 2021
Dia 15/1/2021 comprei um pára-brisas auto á Arthur Magalhães & Raphael Rocha (Rocha Peças), a ser enviado por transportadora. Questionei sobre a segurança no envio pela transportadora, foi-me dito que era seguro e que tinham confiança na transportadora, nunca houve problemas, além disso, ia ser muito bem acondicionado e com vários avisos FRAGIL.
Dia 20/01/2021 ás 13:15, recebi a encomenda, ainda na presença do colaborador da DPD (Sr. Pedro), abrimos a encomenda no momento da entrega e verificámos que o pára-brisas estava partido.
Para registo, na presença do colaborador da DPD, tirei fotografias de imediato aos danos causados, que tomou conhecimento da situação e me referiu que iria colocar a informação de partida/danificada no sistema da Empresa.
Ainda solicitei um comprovativo, mas o colaborador referiu que com as regras sanitárias da DGS, não entregam documento nenhum e que iria receber por SMS o dito comprovativo. ( Que nunca recebi).
De seguida telefonei para a Rocha Peças (Sr.Filipe) para informar o sucedido, questionei o que devia fazer. Foi-me dito para contactar com a DPD. Na hora achei estranho, ter de ser eu a contactar a transportadora, mas mesmo assim resolvi fazer o que me foi dito pela empresa Rocha Peças. Para ser mais efectivo enviei pelo WhatsApp da Rocha Peças a informação e as fotos.
De imediato tentei contactar a Empresa DPD, telefone 218546001, indicado na página web da DPD, de apoio ao cliente, não consegui falar, o telefone tocou cerca de 20 minutos e não atenderam.
Enviei de imediato mail para suporte.cliente@dpd.pt, com conhecimento para geral.rochapecas@gmail.com, enviado ás 13:43 desse mesmo dia 20/1/2021, nesse mail informei o sucedido e para comprovar anexei as fotos que tinha tirado na presença do condutor da transportadora.
Depois ainda tentei outro número de telefone 229433600 que também não atenderam. Também na página web da empresa DPD, enviei comunicação do sucedido num formulário existente para contacto.
Ontem 25/1/2021 fui informado pela DPD que teria de tratar o assunto com a Rocha Peças.
Telefonei por dua vezes, mais uma vez não consegui falar com o responsável, nunca está na empresa. Desde o dia 20 já ligue umas 6 vezes para falar com o responsável, mas nunca está. Estranho !!!!! Nunca está.
Hoje voltei a ligar ás 09:56 e falei com um Sr. Bruno, presumo que seja um responsável ou gerente e não gostei do atendimento.
Por estes motivos todos, resolvi apresentar esta reclamação.
Data de ocorrência: 26 de janeiro 2021
4 de fevereiro 2021
Caros Senhores continuo à espera de uma resposta.
16 de fevereiro 2021
Caros senhores, recordo que a questão não está resolvida, aguardo resposta.
24 de fevereiro 2021
Caros senhores,
Mais uma vez volto a informar que a reclamação à DPD já foi efectuada. Entretanto a DPD já me respondeu dizendo que seria com o expedidor que teria de reclamar, pois foi com vocês que eu fiz a compra do objeto.
Meus caros aqui neste caso pouco importa saber se reclamo á DPD ou ao expedidor, já o fiz aos dois e o assunto continua por resolver.
O que me parece é que, tanto a Arthur Magalhães & Raphael Rocha Lda, como a DPD estão a prestar um péssimo serviço, ao final de um mês, e com repetidas reclamações, ainda não houve indemnização pelo prejuízo causado.
Aliás se a Arthur Magalhães & Raphael Rocha Lda fosse uma empresa credível e séria já teria pago a indemnização e, posteriormente imputava esse valor à transportadora que escolheu para prestar o serviço de transporte, a DPD.
Recordo que não fui eu que contratei com a DPD.
Aguardo uma resposta
26 de fevereiro 2021
Boa tarde. O cliente em questão adquiriu o produto com a opção de envio via transportadora. Assim o fizemos. Tendo o produto um dano devido ao transporte terá de ser a transportado a arcar com as consequências da sua atividade e ativar os seguros que achem necessário a fim de cumprir com a tarefa que lhe foi pedida e paga.
Nota-se até mesmo pelas fotos que faz como prova que o embate é na lateral do parabrisas, uma situação de deixa a caixa cair ou embater no chão, sofreu um impacto.
Estamos mais uma vez a encaminha a reclamação em questão para empresa de transporte apelando para que mais um vez respondam com carácter de urgencia. Mais, passo novamente a dar os dados da mesma:
Rua Eng. Frederico Ulrich Nº3620 4470 Maia Tel.: 22 943 36 00
suporte.cliente@dpd.pt
Cumprimentos e continuação de um Bom trabalho.
Arthur Rocha.
14 de março 2021
Bom Dia,
Dia 9/3/2021 dei-vos conhecimento deste mail que recebi da DPD, pelo que dizem têm de ser vocês a iniciar o processo de reclamação com a DPD.
Assim espero que já tenham contactado a DPD, entretanto gostava de saber qual foi o desenvolvimento.

Envio o mail que vos enviei dia 9/3

" Caros Senhores, no seguimento das minhas reclamações com os números:

ROR00000000001048220 de 26/01/2021 e ROR00000000001071368 de 16/02/2021.

Ambas inseridas no livro de reclamações on-line.

Informo que ontem dia 8/3/2021, recebi um telefonema da DPD (D. Clara Ribeiro) e foi-me dito que a DPD não pode processar nenhuma indemnização enquanto, a vossa empresa não lhes fizer uma reclamação pelo quebra do objecto no âmbito do serviço de transporte, contratado pela vossa empresa. Só desta forma podem acionar o seguro para se proceder à devida indemenização.

Segundo foi dito, a reclamação tem de ser efectuada pela Arthur Magalhães & Raphael Rocha Lda, visto que foi a vossa empresa que contratou com a DPD.

Assim sendo, deverão contactar a DPD para ser efectuada a referida reclamação.

Agradeço resposta a esta minha informação"
15 de março 2021

A nossa empresa não tem responsabilidade nenhuma sobre o transporte em si assim como os imprevistos que possam acontecer durante os mesmos pois apenas somos intermediários no transporte em questão da nossa peça até ao cliente.

Estamos mais uma vez a encaminha a reclamação em questão para empresa de transporte, porém já deixamos claro no ato da compra que não nos responsabilizamos por qualquer incidência que ocorra no transportes de vidros.

Cumprimentos e continuação de um Bom trabalho.

Arthur Rocha.
15 de março 2021
Obrigado pela resposta, se de facto já fizeram a reclamação á DPD, agradeço envio de cópia dessa participação.
Em relação ao que referem no segundo parágrafo, é totalmente falso. No acto da compra nunca foi dito nada em relação á responsabilidade do envio. Pelo contrário o que me foi dito pelo atendedor Sr Filipe era que não tinham tido problemas com a transportadora. Já noutro contacto eu tinha rebatido essa afirmação totalmente falsa.
23 de março 2021
Bom Dia
Continuo á espera da resposta á mensagem de 15 Março
Bom Dia
Continuo á espera da resposta á mensagem de 15 Março
Boa tarde.

A nossa empresa não tem responsabilidade nenhuma sobre o transporte em si assim como os imprevistos que possam acontecem durante os mesmos pois apenas somos intermediários no transporte em questão da nossa peça até ao cliente. Nota-se até mesmo pelas fotos que faz como prova que o embate é na lateral do para-brisas, uma situação de deixa a caixa cair ou embater no chão, sofreu um impacto.
Passo novamente a dar os dados da transportadora para contacta-los:
Rua Eng. Frederico Ulrich Nº3620
4470 Maia
Tel.: 22 943 36 00
31 de março 2021
Como já tinha dito, a DPD está á espera que seja a Rocha Peças a pedir a reclamação.
13 de abril 2021
Continuo à espera de resolução, já disse por três vezes, a DPD aguarda o vosso pedido de reclamação.
13 de abril 2021

Mais uma vez, venho comunicar que não sentido algum diversas reclamações repetindo a mesma mensagem, isto é considerado Spam.

Já comunicamos diversas vezes que nossa empresa não se responsabiliza por qualquer imprevistos que possam acontecer durante o transporte da encomenda, deixamos isto claro para o consumir no ato da compra, só prosseguimos se o consumidor estiver de acordo com todos os fatos apresentados, o que foi o que aconteceu neste caso.

Por isso não tem sentido algum enviar diversas mensagem repetidas pois não irá alterar o fato do acordo do cliente ter total responsabilidade pelo transporte da encomenda.

Se o cliente quiser contactar a transportadora, sinta-se a vontade, a seguir os dados da mesma:
Rua Eng. Frederico Ulrich Nº3620
4470 Maia
Tel.: 22 943 36 00

13 de abril 2021
Volto a repetir o que já disse desde o primeiro dia;

1- Nunca me foi dito que a responsabilidade do transporte era minha, além disso onde está escrito essa informação ? Nada consta na vossa factura.

2 - Acham que alguém encomenda um para brisas em VIDRO, com a total responsabilidade pelo transporte ? Isto só acontece na vossa argumentação sem sentido.

3- Já vos disse, por três vezes, que a DPD informa que a reclamação tem ser feita pela vossa empresa. Qual é o problema de fazer o que a DPD está a pedir ?

Respondendo as suas questões:

1- Foi comunicado verbalmente via telefone sobre o cliente assumir as responsabilidades.

2- Sim, nós deixamos por opção do cliente e assim como o senhor que aceitou assumir os riscos dos transportes, tem clientes que também assumem a responsabilidade por conta própria, e nenhum deles enviou dezenas de mensagens repetidas a dizer a mesma coisa como o senhor está fazendo.

3- Se já deixamos claro que não nos responsabilizamos e o senhor esteve de acordo, não é de nossa responsabilidade nem dever entrar em contato com qualquer empresa para efetuar reclamações.

Caso encerrado.
Respondendo ás vossas FALSIDADES :

1- É TOTALMENTE FALSO o que diz, como já o tinha dito no inicio desta reclamação, nunca me foi dito que a responsabilidade seria minha. Aliás eu questionei o vosso colaborador Sr. Filipe sobre a segurança do envio, ao que referiu nunca ter havido problemas.

2- Mais uma falsidade, isto nunca foi dito. Mas repito não acredito que alguém encomende um vidro de um carro(pára-brisas) e queira assumir a responsabilidade. Mais grave e inacreditável, é que quem escolhe a transportadora para o envio é a vossa empresa.

3- Outra total FALSIDADE, nunca isso me foi dito. Não querem participar á DPD ? Então vossa empresa contrata a DPD para um serviço de transporte, pago pela vossa empresa, há um problema no transporte e não querem participar esse problema a essa transportadora a quem solicitaram um serviço ?
Só mesmo na vossa argumentação sem qualquer consistência.

4- Desde quando uma reclamação que foi iniciada por mim, pode ser considerada encerrada pela empresa a quem eu me estou a queixar ? Este caso só estará encerrado, por mim, quando eu for indemnizado pelo prejuízo causado.

14 de abril 2021
Não haverá indemnização da parte de nossa empresa pois não temos culpa nenhuma do fato ocorrido, a única empresa responsável por gerar qualquer indemnização é a responsável pelo dano ao produto.

Levando todos os fatores em conta, encerro aqui nossas respostas.

Ao responsável da Rocha Peças, que não se identifica:

Qual o argumento que a vossa empresa dá em não querer contactar a DPD, conforme foi pedido pela DPD ?
Não vejo razão nenhuma em não quererem apresentar a reclamação pelo mau serviço prestado.
Recordo que quem contratou a DPD foi a Rocha Peças, é completamente incompreensível a vossa atitude.
Então que atitude profissional é a vossa ? Contratam um serviço e não querem reclamar o dano provocado no transporte ? Que falta de responsabilidade e de lisura da vossa parte !!! LAMENTÁVEL.

Concordo que a responsabilidade pelo dano causado é totalmente da DPD, mas já não concordo com a argumentação e com a atitude que têm tido neste caso. Assumindo que a responsabilidade é da DPD, como dizem e eu concordo, porque motivo não fazem a queixa á DPD? Qualquer Jurista que venha a analisar esta reclamação, não vai entender esta vossa atitude.
A partir do momento em que a vossa empresa não quer contactar a DPD para fazer a queixa, a responsabilidade também é vossa.

28 de abril 2021

Caros Senhores,
Como sabem, já várias vezes vos informei que, a pedido da DPD e para resolver este conflito, é necessário serem vocês a fazer a reclamação junto da DPD.
Desde 20 de Janeiro de 2021 a DPD nunca negou a responsabilidade. Também é certo que por, várias vezes me informaram que teria de ser a Rocha Peças a iniciar o processo de reclamação, informação essa que eu sempre vos transmiti.
Mas, o certo é que já passaram 90 dias e o assunto está por tratar. Esta atitude revela uma total falta de vontade da Rocha Peças.
Da minha parte, tudo tentei para que este conflito fosse resolvido a bem e já estou cansado de tentar chamar a atenção para o vosso bom senso
Assim sendo só me resta avançar para a via judicial para resolver este conflito.

Os meus melhores cumprimentos

28 de abril 2021
O Sr. deveria se informar mais antes de escrever qualquer coisa no Portal da Queixa, pois sua narrativa é falsa e digna de ser reportada ao site para que não ocorra mais desinformações iguais a esta.

O Sr. apresenta a narrativa de que ''Desde 20 de Janeiro de 2021 a DPD nunca negou a responsabilidade.''

Sendo que nós recebemos o seguinte email da DPD:

''Qualquer questão relacionada com a devolução de valores pagos ou a substituição do material terá de ser resolvida entre o expedidor e o destinatário, sendo uma situação alheia à DPD.

Caso pretendam a abertura de processo de reclamação por favor enviem os documentos para abertura do mesmo para análise interna.''

Estes mesmos documentos para ''abertura do processo de reclamação'' já foram enviados.

Realizamos este pedido vosso mesmo não tendo obrigação nenhuma de contactar a transportadora, pois desde o inicio deixamos claro que não assumiríamos responsabilidade por qualquer dano a encomenda no transporte, trabalhamos desta maneira há 5 anos e nunca recebemos reclamações deste tipo pois todos os clientes foram honestos e cumpriram com sua palavra inicial de se responsabilizar caso ocorra qualquer incidente na encomenda, os que não quiseram se responsabilizar se dirigiram até nossas instalações e levantaram a encomenda, sem nenhum problema.
29 de abril 2021
Mais uma vez....
Ao responsável da Rocha Peças, que não se identifica !!!!

Em relação á sua resposta tenho a dizer:

1º Se quer reportar alguma coisa ao Portal da Queixa está á vontade,
2º Não é falsa a afirmação de que a DPD nunca negou a responsabilidade, porque foi isso mesmo que aconteceu. Nunca negaram de facto, mas, sempre disseram que teriam de ser vocês a iniciar o processo.
3ºOs senhores é que nunca o quiseram fazer desde o inicio. No entanto registo com agrado que o fizeram agora, finalmente.
4º Este conflito já existe desde 20 de Janeiro, já passaram 90 dias e o assunto ainda está por resolver. Já começo a ficar farto de tanta argumentação sem sentido e de tanta falsidade.
5º Quanto á honestidade que refere, nem vou comentar.
5º Se este conflito não se resolve a bem, não me resta outra alternativa senão ir para a via judicial. Nessa altura haverá alguém isento, com capacidade jurídica para ver de que lado está a razão.

30 de abril 2021

Toda a documentação foi enviada a transportadora.

E o acordo que fizemos foi que só realizaríamos o envio se o Sr. arcasse com a responsabilidade sobre qualquer dano sobre a encomenda, e assim foi acordado.

Use as vias judiciais que achar melhor, boa sorte nisto!
30 de abril 2021
Mais uma vez, Senhor responsável que não se apresenta,

Mas qual acordo ?
Onde está esse acordo ?

Desde que o senhor começou com esse argumento falso e sem nexo, sempre lhe disse que nunca o seu colaborador me referiu nada nesse sentido.

Mais uma vez me despeço cordialmente, identificando-me, coisa que o senhor nunca fez.

30 de abril 2021

Não irei repetir dezenas de vezes as mensagens igual o Sr. está fazendo, o assunto já está sendo tratado.

Boa tarde

Sr. responsável que não se apresenta, finalmente ao fim de 90 dias o assunto está a ser tratado.
Registo com agrado essa situação, mas escusa de tentar encerrar esta reclamação, ela só será encerrada, por mim, apenas quando for ressarcido pelo meu prejuízo.

18 de maio 2021
Bom Dia,

No dia 30 de Abril os senhores disseram que o assunto está sendo tratado com a DPD.
Hoje dia 18 de Maio, pergunto se já têm alguma resposta por parte da DPD ?

18 de maio 2021

Bom Dia,
Agradeço informação sobre o ponto de situação desta reclamação.

Boa tarde

Agradeço a resposta.

8 de junho 2021

Exmos senhores,
Fui informado pela DPD, que já vos informaram da resolução da reclamação.
Assim gostaria saber qual a resolução.

8 de junho 2021

Não recebemos nenhuma ligação nem email da DPD sobre esta reclamação, lhe informaram errado.
23 de junho 2021

Exmos senhores,

Já têm alguma informação sobre a reclamação à DPD ?

26 de junho 2021

Recebemos um email da DPD com a resolução deste caso, resumidamente eles alegaram que não existe possibilidade de reembolso, então agora resta a nossa empresa solucionar este problema, nos envie seu NIB para realizarmos o reembolso do material danificado
26 de junho 2021

Caros Senhores segue o meu NIB conforme solicitado

PT50 0035 0754 00006006730 53

28 de junho 2021

segue em anexo o comprovativo
Esta resposta tem um anexo privado
29 de junho 2021
Recebido hoje
Ismael Escudeiro Martins Duarte
Ismael Duarte avaliou a marca
29 de junho 2021

Reclamação em tratamento desde 26/01/2021 com 23 insistências no portal da Queixa, sempre negadas pela empresa, 3 reclamações no livro online e, no fim de Abril processo aberto no Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo. Só em final de Junho o assunto foi resolvido com a indeminização reclamada desde o inicio. Atendimento muito bom na fase da compra, mas péssimo no pós venda, quando algo não correu bem. Durante este tempo todo a empresa sempre revelou uma atitude pouco séria e nada, mas nada profissional. Espero que alterem a postura, todos temos a ganhar. Mas, mesmo assim desejo os maiores sucessos á empresa, pois tem produtos com interesse e no atendimento na fase da compra não tenho nada a apontar.