ARTHUR  RAPHAEL ROCHA, LDA
ARTHUR RAPHAEL ROCHA, LDA
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
9.9

Rocha Automóveis - Automóvel com diversos problemas não indicados pela loja

Maurício Antunes apresentou a reclamação
3 de março 2020
Prezados representantes da Rocha Automóveis,

estou a enviar esta reclamação, pois no dia 18/02/2020 fiz a aquisição de um automóvel Renault Scénic RXE 1.4, ano 2000/02, gasolina, cinzento, com as seguintes especificações combinadas em anuncio e com o vendedor:

- Pneus em bom piso;
- Ar condicionado;
- Higienizado;
- Revisão de óleo e filtros;
- Check up mecânico;
- Radio USB;
- Sensores de estacionamento;
- Sem qualquer tipo de problema aparente;
- Automóvel poderia ser utilizado de imediato;
- Valor de 1950,00 euros;
- Taxa de 150,00 euros de transporte Porto-Lisboa;
- Viagem de ferias com 3 destinos a escolha inclusa no valor;
- Toda documentação incluída no valor combinado (transferência + IUC).

O automóvel que me foi entregue:

- 4 pneus em estado calamitoso, podendo a qualquer momento estourar, colocando em risco a minha família (temos fotos e análise de especialistas);
- Ar condicionado sem refrescar (tentamos ligar o ar condicionado em um dia quente e o mesmo sequer refrescou);
- Completamente sujo por dentro e fétido, necessitando de um gasto extra com uma limpeza profunda (temos fotos);
- Diversos problemas aparentes, desde os pneus, ar condicionado, até itens internos, como por exemplo:
* Abridor do teto solar que estava quebrado e ao tentar abrir um pouco para minha filha o mesmo desintegrou nas minhas mãos;
* Terminais de direção axiais direito e esquerdo precisavam ser trocados com urgência, pois colocava minha família em risco;
* Jogo de Borrachas da barra estabilizadora dianteira precisavam ser trocados com urgência, pois colocava minha família em risco;
* Marmita solta (inclusive as lojas que levei não entenderam como passou na inspeção - tenho as análises);
* Marmita com muita ferrugem, necessitando banho de óleo;
* Outros componentes embaixo do carro completamente enferrujados.
- Alem disso, para minha surpresa ainda chegou uma carta cobrando o imposto que ja estava combinado na venda.

Eu cumpri toda a minha parte no negocio: paguei a reserva, cumpri as datas dos pagamentos conforme conveniência da Rocha Automóveis (tudo registado) e recebi um produto completamente diferente do acordado, com diversos problemas que a loja certamente conhecia (problemas bem aparentes) e não informou, agindo de ma fé. Temos todos os registos e informações trocadas com a Rocha Automóveis, alem das fotos mostrando o estado que o automóvel chegou e análises de especialistas.

Tentei informar ao vendedor do problema com os pneus (completamente sem condições, nenhum se salvou, perigosos para uso) e o mesmo ainda tentou me cobrar mais dinheiro para me enviar pneus usados, sendo que a minha compra previa pneus em bom estado (apenas para registar que não esperava pneus novos e sim utilizáveis).

Já vi nos comentários negativos das vendas que vocês costumam justificar que os carros são antigos e que dão problema mesmo. Sei disso e tenho certeza que boa parte dos que compram com a loja de vocês também sabem. Mas os itens que citei não tem relação nenhuma com o automóvel ser novo ou antigo e sim com a desinformação da loja sobre o real estado dos seus produtos. O imperdoável para mim é o risco que colocaram a minha família afirmando o carro estar em bom estado e ter passado por inspeção.

Conversei com um amigo advogado aqui de Lisboa que ficou completamente indignado e me orientou no envio deste e-mail na tentativa de algum acordo com a Rocha Automóveis. Caso não seja possível ele irá me ajudar sem custos em relação aos meu direitos, caso seja necessário acionar a loja na justiça. Eu espero firmemente entrar em um acordo com a loja, pois não é justo eu ficar com um prejuízo depois de tamanhos equívocos nesta venda. Conforme dito anteriormente, tenho todas as fotos, documentos comprovativos e testemunhas caso seja necessário. Estou aqui relatando e tentando um acordo.

Tive os seguintes gastos (possuo as notas comprovativas) que totalizados quase chegam a 20% do valor do automóvel:

- 212,52 euros - troca dos 4 pneus + mão de obra;
- 184,54 euros - jogo de borrachas da barra estabilizadora dianteira + alinhamento + mão de obra.

Este total de 397,06 euros é apenas referente ao que tive que fazer para poder utilizar o carro com segurança. Ainda tem o ar condicionado, marmita (reparo previsto por volta de 100 euros) e outros itens que me levarão ainda mais dinheiro. Portanto, o carro está saindo por um valor completamente fora da realidade.

Após todo o relato, aguardo um posicionamento da loja sobre o ocorrido com alguma solução.
Data de ocorrência: 3 de março 2020
6 de novembro 2020
Ainda sem retorno.
17 de dezembro 2020
Ainda sem retorno. Ignoraram a mensagem.
Maurício Antunes avaliou a marca
28 de dezembro 2020

A loja nunca entrou em contacto e o problema não foi resolvido. Não respeitam os clientes e nem tentam resolver as questões. Trabalham burlando os clientes.

Mentir sobre o estado do veículo é crime e punido por lei. É preciso é levar para a frente e/ou denunciar nestas plataformas para que outros nao deixam lá os euros.