ARTHUR RAPHAEL ROCHA, LDA
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
16.6

Rocha Automóveis - Não cumpre com o prometido

Erica Gimenes apresentou a reclamação
21 de outubro 2021
Comprei um carro híbrido em Junho/2021, onde no ato da compra foi nos informado pelo vendedor que a bateria do carro havia sido trocada por uma NOVA, inclusive havia um suposto comprovativo de troca, portanto não íriamos ter problema com isso. Optamos também pela garantia de um ano (que foi acrescido 1000€ no valor do carro).
Após menos de um mês de uso do carro, acendeu a luz do IMA no painel e o carro perdeu desempenho desde então.
Já levamos o carro 4 vezes no mecânica do Stand, onde em nenhuma das vezes o problema ficou resolvido e uma das vezes o carro retornou com uma batida no para-choque, sem o emblema do modelo do carro e sem o colete refletor.
Na última vez que o carro retornou, um dos vendedores informaram que teria de andar 500km para a luz IMA apagar, o que não faz o menor sentido.
Ao pesquisar sobre o problema, verificamos que tem a ver com a tal bateria, que se tivesse sido realmente trocada por uma nova, não teria esse problema.
Em contacto dia 21/10 com o Sr Arthur Rocha, o mesmo nos informou que o problema é meu. Solicitei o comprovante da troca da bateria, onde o Sr Arthur se negou a entregar, pois disse que não havia nada em contrato dizendo que deveríamos ter esse documento.
Solicitei que acionasse a garantia da bateria, e o Sr Arthur informou que não há garantia, o que me faz entender que a bateria não foi trocada, e por isso de sempre estarem a me enrrolar com essa conversa.
Propus de devolver a viatura, onde recusaram dizendo não ser possível essa opção.
A única coisa que queria é que cumprissem com a palavra, pois foi dito que a bateria é nova e na verdade nem foi substituída.
Se tivesse sido substituída, não entendo por que de não me entregar o comprovante.
Paguei a mais pela garantia, que na verdade não serve de nada.
Data de ocorrência: 12 de julho 2021
21 de outubro 2021
Boa tarde.
Não correspondem à verdade os factos descritosna presente reclamação, que aqui expressamente se impugnam. O que está a fazer é uma difamação por distorção da realidade.
A verdade é que:
- A bateria foi troca e tem fatura, tanto que se anexa.
- Nem você nem nós poderá garantir quem deu o toque na pistura que existia no veículo, ainda assim nos propusemos a reparar.
- Seu veículo andou em testes com a mesma empresa durante uma semana e o diagnóstico é de que não existe avaria alguma.
- Por último nós não temos nenhum obrigação legal de lhe conceder qualquer cópia de fatura o de que quer que seja que esteja em nosso nome, mas por contesia a anexamos.
Com os melhoes Cumprimentos,
O sócio-gerente,
Arthur Rocha.
Esta resposta tem um anexo privado
22 de outubro 2021
Vamos responder as suas "verdades" uma a uma...
"A bateria foi troca e tem fatura, tanto que se anexa."
A começar pela fatura, foram vocês no ato da venda que me ofereceram o comprovante da troca da bateria, acabei por não pegar e por isso fiz a solicitação da mesma depois da compra, a resposta que eu tive: "Por último nós não temos nenhum obrigação legal de lhe conceder qualquer cópia de fatura o de que quer que seja que esteja em nosso nome(...)" Foi uma cortesia somente para o ato da venda, para aliciar a compra, pois não?
Agora vamos analisar a dito cuja fatura... O que nos foi informado no ato da venda foi que: a bateria do IMA foi TROCADA. Agora olhando para a fatura, o que vemos? Não uma troca de bateria, mas sim um serviço de REGENERAÇÃO. Pronto, paguei por uma coisa e recebi outra. Estão certos? Uma bateria nova custa €3200, nem usada tem esse preço. Meteram umas cargas so pra aguentar os 15 dias que tenho direito de arrependimento.

"Nem você nem nós poderá garantir quem deu o toque na pistura que existia no veículo, ainda assim nos propusemos a reparar."
Tenho imagens de como estava o carro antes de entregar, e vocês com certeza devem ter também. Ou deveria... Além de que os seus próprios colaboradores se contradizem, um disse que o carro ja veio assim, o outro que não estava assim. O Leandro do pós vendas poderia te confirmar essa informação, mas por alguma razão vocês o demitiram. Vocês só se "propuseram" a pagar, porque eu vos cobrei no Whatsapp, tenho todas as conversas com vocês salvo.

"- O facto de para si não fazer sentido não quer dizer que seja a realidade, o que comprovamos tecnicamente com facilidade.
- Pelo seu carro ascender a luz do IMA não quer dizer que tem alguma avaria, o que foi constatado e relatado pelos melhores especialistas na península ibérica em sistema híbrido, Airbagzentrum, é que a luz IMA aparece quando a bateria IMA não está 100% carrega e se usa algo de vai consumir mais bateria, como luzes, ar condicionado ou algo do género, e foi também constatado que quando a bateria IMA está acima dos níveis corretos de carregamentos essa luz não ascende. Logo o carro deve andar para a bateria do IMA carregar pois o motor a combustão faz carregar o sistema híbrido. E é óbvio que quando essa LUZ ascende o carro perde alguma potência pois naquele momento ele vai estar dedicado a carregar a bateria IMA que se encontrará em níveis baixos. Se para si isso faz alguma confusão lamento mas não podemos ser culpados disso, nem tão pouco temos qualquer obrigação de estar a lecionar como o seu veículo já adquirido funciona ou deixa de funcionar, ainda mais se tratando de uma situação que a pessoa não está interessada em entender e nos trata com o desprezo do serviço feito, sendo que o fizemos com a melhor das intenções e qualidade."
Eu não desprezei o serviço de vocês, visto que não houve serviço nenhum. Levei o carro para vocês 4 vezes e nenhuma vez o problema foi resolvido. O cúmulo do absurdo, me pedir pra andar 500 KMs para garantir a carga da bateria. Já andei 500Km e a luz continua a mesma, sabe por que? Porque a bateria ta morta e vocês não trocaram como haviam dito no ato da venda. Toda essa parte técnica que acha que eu desconheço, fiz minhas pesquisas antes de comprar o carro, sei como funciona. Meu erro foi não ter pesquisado a reputação da empresa que me vendia. Para não ser injusto, o ÚNICO serviço realizado, foi feito por empresa terceira, para reparar os erros de vocês e além disso perderam o letreito do meu carro e reviraram o porta mala, levaram meu colete de sinalização. Parece empresa do bairro. Por último, mas não menos importante: meu veículo ao ligar o motor, não fazia nenhum barulho. Agora, após a Rocha Automoveis meter a mão novamente, o carro vez ou outra liga como se fosse um Fusca.

"Seu veículo andou em testes com a mesma empresa durante uma semana e o diagnóstico é de que não existe avaria alguma."
O veículo não tem avaria, mas a bateria tem. O veículo depende da bateria para trabalhar bem. Logo o veículo não foi entregue nos acordos da venda.

Eu só quero ter aquilo que eu paguei, que foi acordado.
Não tenho condições de arcar com a despesa de 3200€, já paguei 6800€ pela viatura.
Não é difícil agir de forma digna.
22 de outubro 2021
Bom dia.

O serviço efectuado, de substituíção dos módulos da baterial tem garantia legal. No entanto a empresa já referida anteriormente já disse que o carro não tem qualquer problema no IMA e que está a funcionar perfeitamente como já expliquei anteriormente esteve em testes pelos mesmos 1 semana, logo o carro não tem qualquer susbstituíção a ser feita. Pode contatar a empresa e se informar sobre o assunto.

Sobre as suas ofenças a empresa certamente não vamos nos dar ao trabalho de responder, é o nosso departamento jurido que da segmento a esses casos.

Lamentamos a sua insatifação mas tentamos dar o nosso melhor.

Arthur Rocha.
25 de outubro 2021
O que não tem garantia é a bateria, que não foi trocada . Diferente do que nos foi dito no ato da venda.

"Caso esteja insatisfeito com a performace do carro ou não era esse tipo de veículo que esperada, já nos ultrapassa."
Claro que ultrapassa, só está ao alcance de vocês até a venda. A garantia que eu paguei €1000 adicionais, é apenas um enfeite.

Ao senhor vendedor que me foi dito que o problema seria resolvido ao andar 500 KMs para recarregar a bateria, segue a imagem.
Bateria carregada, 500+ KMs rodados, e a luz do IMA? Ainda está lá.
Imagem
Erica Gimenes avaliou a marca
6 de setembro 2022

Nada a declarar por aqui. Minha recomendação caso alguém venha ler isso, não faça negócios com a Rocha Automóveis.