ARTHUR  RAPHAEL ROCHA, LDA
ARTHUR RAPHAEL ROCHA, LDA
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
16.6

Rocha Automóveis - Recusa de prestação de serviço pago - solicitação de devolução

Em tratamento
Carla Rocha apresentou a reclamação
23 de abril 2023
Em Agosto de 2022, adquiri a viatura 31-46-ZL com 127.000km por 8.400€ e
garantia total de 18 meses por 1.100€. Paguei 1200€ com retoma da minha viatura, 300€ que adiantei de reserva em Agosto de 2022 e 8.000€ em Outubro de 2022 no ato de entrega.
Comprometeram-se em Agosto que aquando da entrega em Outubro de 2022, a limpar os interiores, retocar estofos, polir a viatura, arranjar a capota, repor cinzeiro e peça interior por trás dos bancos traseiros. Quando fui levantar a viatura, estava imunda, com riscos e sem reposição de peças partidas. Envergonhados comprometeram-se a resolver se deixasse o carro por 1 ou 2 dias. Acabei privada da viatura por mais de 1 semana, depois de já ter entregue a minha anterior como retoma, e a única alteração foi a introdução de publicidade nos novos tapetes, na nova matrícula e até autocolante na viatura, sem autorização. Emitiram a garantia de 18 meses, sem ser total, mas corrigiram. Ficaram com a capa da capota para limpar e agendaram uma limpeza na ESTICLEAN, onde o carro foi finalmente limpo e polido, e onde alertaram para a avaria do elevador do vidro direito. Por fim, garantiram que assim que chegasse as peças em falta: o cinzeiro e elevador do vidro e as peças necessárias para arranjar a capota e a parte de trás do bancos traseiros, agendavam comigo um dia para concluir o que não tinha sido feito antes da entrega e devolver a capa da capota limpa. Foram vários os contatos durante o mes de outubro com insistência regulares até janeiro de 2023, a maioria sem resposta. Foi ainda detetado e
comunicada avaria no isqueiro, farolim traseiro direito partido e já no âmbito da garantia, aos 5 meses e 7.000km percorridos, comuniquei que tinha acendido o aviso de cálcios, mas não tive respostas nem atenderam. Faça à recusa em prestar o serviço adquirido acabei por solicitar à mais de um mês a devolução da garantia que havia adquirido por não ser prestada. Até à data continuo sem qualquer resposta. Expôs a questão à entidade via livro de reclamações e por esta via, aguardando que a entidade reguladora e a autoridade da concorrência procedam em conformidade.
Data de ocorrência: 7 de outubro 2022
ARTHUR  RAPHAEL ROCHA, LDA
4 de maio 2023
Exmo. Sraª Carla Rocha,

No seguimento da sua reclamação cabe-nos informar que estamos sempre disponíveis e em qualquer um dos stands pertencentes ao Grupo Rocha Automóveis para a resolução do seu problema.
Peço por favor que entre em contacto com a filial em questão de forma a resolver a sua situação.

Rocha Automóveis
23 de maio 2023
Como já ficou claro, não é verdade o que afirmam. A verdade é que não estou disponíveis, nem para entregar a viatura nas condições adquiridas, nem para prestar qualquer outro serviço pós-venda, muito menos a garantia adquirida de 18 meses por 1.100€, pois negam qualquer contacto. Depois das várias tentativas de contato, inclusive por carta registada, apenas após reclamação no Livro de reclamações recebi feedback no próprio dia, com uma resposta disparatada e desenquadrada, que passo a transcrever:
- "(...) somos a informar que todas as viaturas vendidas pela loja, passam por uma rigorosa revisão de entrega e check-up de mais de 30 itens visuais e possíveis testes, deixando assim todos os veículos vendidos em conformidade para o seu uso. Ainda assim, disponibilizamos a viatura para ir a AutoVia Volkswagen para que fosse feito um diagnóstico no qual a Sra. Carla esteve presente com um colaborador do Stand e viu que nada se passava com a viatura, diagnóstico limpo e sem erros, sem anomalias." - Seria obviamente grave se a viatura não se encontrasse em condições mecânicas de uso, e para evitar ser enganada a este nível, solicitei e paguei do meu bolso o check-up da viatura no concessionário da marca AUTOVIA, e ainda bem, pois tendo em consideração os entraves que criaram, chegando mesmo a afirmar que não autorizavam que fizesse o check-up, desconfio que se tal não tivesse sido feito, a viatura não tinha sido entregue em condições mecânicas, como não foi entregue nas condições de limpeza e manutenção de interiores que garantiram. Entretanto, como qualquer leigo, pode aferir, este vosso comentário em nada está relacionado com o pedido de devolução da garantia paga e não prestada. Serviu apenas para vossos futuros clientes, que tem o cuidado de consultar o portal da queixa, percebam que vocês tudo fizeram para que o check-up não fosse efetuado, o que levanta a suspeita que se não o tivesse solicitado, a viatura poderia não estar em condições de uso.
- Responderam ainda "Quanto a "publicidade" sem autorização, TODOS os nossos veículos assim que preparados para serem anunciados nas nossas plataformas de divulgação automóvel, placas de matricula, autocolante na traseira da viatura, e tapetes com o logotipo da empresa, fazemos questão de colocar SEMPRE, facilmente comprovado pelas fotografias retiradas aquando anunciado, ainda que nesse momento não fosse a nova proprietária da viatura, ja constava com esses itens." - Relembro que apenas um autocolante com um "R" estava na traseira da viatura na data da visita, o que a meu pedido disseram que removiam antes da entrega, e não aconteceu, ao contrário disso, colocaram publicidade na matricula. Voltei a reclamar na entrega e disseram que revolviam a questão na próxima visita, quando chegassem as peças em falta e fossem agendados os arranjos. Note-se que quando garantem tapetes novos, este não podem ser diferentes dos originais, pois se tivessem que por uma porta nova, não iriam colocar um porta amarela num carro preto. Os tapetes do carro são beijes e no lugar de colocarem novos tapetes, cobriram com o vosso merchandising, pequenos tapetes pretos com o vosso logo. Mais informo, que o fato de imporem a vossa publicidade "SEMPRE" não significa que seja correto, ou legal, e em ultima instancia requer que eu o aceite, e não aceitei! O foco da reclamação era a devolução da garantia paga e não prestada, mas a vossa atitude, leva-me a exigir, todos os custos inerentes, à limpeza da vossa publicidade, novos tapetes, cinzeiro, farolim, elevador da janela, peça de carroçaria partida, arranjo da capota e cobertura da capota que me retiraram posteriormente.
- Disseram ainda que "Todas as nossas viaturas são fotografadas no palco de exposição e guardadas no arquivo, onde conseguimos ver todos os detalhes e anomalias, nomeadamente algumas marcas de uso, o que não se confirma quanto ao farol traseiro partido." - Não necessitam de ir ao arquivo para verificarem o farolim partido, é suficiente consultar a foto que disponibilizaram no anúncio, sendo que eu também tirei as minhas fotos na visita à viatura, e tenho provas do farolim partido.
- Por ultimo , referiram "(...) que o uso diário do automóvel, onde em aproximadamente 5meses ja consta com mais de 7.000km rodados, e que tal luz dos calços acendeu pois se trata de um material de desgaste natural, onde participa em toda a sua condução no cotidiano, e obviamente não está inclusa em uma garantia automóvel." - Este esclarecimento, devia ter sido prestado quando tentei entrar em contacto e não em resposta ao livro de reclamações. Agora independente de se tratar de desgaste não coberto pela garantia, para usufruir da garantia, a condição por vós imposta era que nenhuma outra empresa efetuasse qualquer trabalho na viatura adquirida, e que para qualquer intervenção deveria ser contactado o departamento pós-venda, do qual como sabem não obtive resposta. Não podia o viatura circular, nem ter a inspeção aprovada, sem a troca de calços, e na falta da vossa resposta foi intervencionada por outra entidade, depois de reclamada a devolução da garantia.
Exijo que me seja devolvida a garantia não prestada, no valor de 1.100€ para o NIB já facultado, caso contrário a situação será resolvida na justiça, onde irei exigir também o pagamento das intervenções e peças que não cumpriram aquando da venda, e os juros de mora.

NOTA - A TODOS OS ESTÃO A PENSAR ADQUIRIR VIATURA NA ROCHA AUTOMÒVEIS, NÂO PENSEM DUAS VEZES, SIMPLESMENTE NÂO COMPREM!
29 de maio 2023
30 de maio 2023
Depois de meses a ignorar contactos agora desejam marcar a reclamação como concluída, ignorando a situação, seja não devolvendo o valor despendido nos serviços não prestados, seja simplesmente não respondendo.
Volto a exigir que me seja devolvida a garantia não prestada, no valor de 1.100€ para o NIB já facultado, caso contrário a situação será resolvida na justiça, onde irei exigir também o pagamento das intervenções e peças que não cumpriram aquando da venda, e os juros de mora, sendo este o ultimo aviso.
29 de junho 2023
Na falta da devolução da garantia não prestada, no valor de 1.100€ para o NIB já facultado, recorrerei aos meio legais á disposição do consumidor, onde irei exigir, como já referido no meu ultimo aviso, o pagamento das peças e intervenções que não cumpriram aquando da venda, assim como, os juros de mora e indemnização pelo incomodo causado. Agradeço ao portal da queixa a disponibilidade de tentar resolver a questão por este meia, sendo os que mais beneficiarão desta reclamação, serão futuros clientes do Rocha Automóveis, que acredito que ficarão igualmente agradecidos por terem conhecimento das práticas comerciais desta entidade, não pensando duas vezes em recorrer a outros. Encontrar-nos-emos noutras instâncias.
18 de julho 2023
Foi apresentada reclamação no centro de arbitragem CICAP.

AOS POTENCIAIS CLIENTES - Volto a aconselhar a procurarem outras soluções.
2 de agosto 2023
Aguarda seguimento por parte do CICAP
16 de agosto 2023
O CICAP informou que no seguimento da reclamação apresentada, apesar das insistências, não obtiveram qualquer pronúncia por parte da empresa requerida, sugerindo a tramitação do processo para a fase de arbitragem/julgamento arbitral. Apesar da atitude não me surpreender, concordei com a sugestão e dei indicação para tramitar o processo para a fase de arbitragem/julgamento arbitral.
31 de agosto 2023
O processo foi entregue ao Tribunal Arbitral.
2 de outubro 2023
O processo aguarda audiência no Tribunal Arbitral
16 de outubro 2023
Encontra a aguardar julgamento arbitral - Processo Proc. nº 1286/2023
14 de novembro 2023
Encontra a aguardar julgamento arbitral - Processo Proc. nº 1286/2023
Este marcado para 13 de Novembro, mas foi adiado, porque aguarda atribuição de representante legal
28 de novembro 2023
Encontra-se a aguardar julgamento arbitral - Processo Proc. nº 1286/2023
Esteve marcado para 13 de Novembro, mas foi adiado, porque aguarda atribuição de representante legal
24 de dezembro 2023
Encontra-se a aguardar julgamento arbitral - Processo Proc. nº 1286/2023, agendado para 8 de Janeiro 2024.
9 de janeiro 2024
Julgamento arbitral - Processo Proc. nº 1286/2023, agendado para 8 de Janeiro 2024 foi adiado.
24 de janeiro 2024
7 de fevereiro 2024
26 de fevereiro 2024
Agendado para 5 de Março
12 de março 2024
Depois de acordo no tribunal arbitral que decorreu no passado dia 5 de Março, a Rocha Automóvel continua sem liquidar os valores acordados.
27 de março 2024
Carla Rocha
Carla Rocha está a aguardar resolução da marca

A mesma coisa aconteceu comigo e meu namorado. Eles garantiram que iam consertar muitos estragos no carro e no dia da entrega (com um dia de atraso), o carro estava ainda pior: não fizeram a limpeza, com peças quebradas coladas, coisas pintadas com spray, peças quebradas no que eles colocaram silicone preto, a segunda chave também estava faltando. Tivemos até que chamar a Guarda Republicana para nos ajudar no negócio. Se fosse assim por fora, imaginamos como seria por dentro e agora confirmo lendo sua reclamação.
A empresa roubou os nossos mil euros da reserva e ainda ameaça roubar mais dinheiro "por vias legais".
Também registre uma reclamação na polícia e no centro de arbitragem de automóveis

18 de julho 2023

Obrigada pela partilha e lamento que também tenha sido prejudicada. Apresentei reclamação no Centro de Arbitragem como sugeriu. se necessitar de testemunhas para corroborar as más práticas comerciais deste stand não hesite em contacat-me: carlaediterocha@gmail.com. estou á sua disposição.

Boa tarde, aconteceu-me algo semelhante, e resposta por parte deles é zero, também sou um lesado desse grupo, sugiro que apresente queixa por burla nas autoridades ( policia judiciaria, GNR ou PSP), Livro de reclamações eletrónico.
Todos juntos somos mais fortes, para acabar com este esquema. Infelizmente já lesou imensas pessoas.
Veja Codigo Penal artigo 217º, considerado um crime-semi público.
Se todos apresentarmos queixa nas autoridades, denunciando estas praticas, ajudamos a acabar com elas.

Caso pretenda contactar - lesadosrocha@hotmail.com

24 de janeiro 2024

Obrigado @lesadosrocha pelo apoio
Concordo que todos temos que apresentar queixas as autoridades. Eu fiz a minha parte.
O processo encontra em fase de agendamento de julgamento arbrital. Em breve partilho noticias.