Choice Car, S.A.
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • info@rodinhas.pt

Rodinhas - 6 meses sem resolução de sinistro

Manuel Fernandes apresentou a reclamação
3 de maio 2019 (editada a 7 de maio 2019)
Em 20 de Novembro de 2018, pelas 18 horas, no transporte de estudante menor o motorista da empresa Rodinhas, Sr. XXXXXXX, nao acondicionou devidamente o instrumento musical, um violocelo, pertencente a estudante de 10 anos de idade, por forma a poder realizar a viagem sem perigo de deslocacao do mesmo. A crianca inclusivamente alertou o motorista para o facto do instrumento nao estar acondicionado como era usual. Assim que iniciou a marcha, o motorista efectuou uma travagem brusca originando de imediato a queda do Violoncelo partindo o braco, o espelho, soltando o cavalete do mesmo, e consequente inutilizacao do instrumento. Aquando da entrega da crianca, a mae da menor interpelou o motorista sobre o sucedido ao que este respondeu que a culpa era da crianca, e que ele nao percebia nada de instrumentos musicais! Segundo ele, a menor deveria ter arrumado as coisas dela! Esta tarefa sempre foi efetuada pelos condutores das carrinhas .
No dia seguinte, a mae da crianca enviou mail ao rodinhas explicando o sucedido e solicitando o acionamento do respetivo seguro obrigatorio por parte da empresa. Tal comunicacao foi efetuada com fotos do violoncelo partido e consequente fatura de aquisicao do mesmo no valor de 419€ (quatrocentos e dezanove Euros). O instrumento foi comprado via internet - veio de Bratislava - uma vez que era bastante mais barato do que em Portugal. por forma a participar o sinistro e solicitar a resolucao da situacao. Foi remetida a devida fatura de compra. A crianca estuda na XXXX de XXXXX de XXXXX XXXXX, tendo ganho uma bolsa de estudo para o instrumento. Contactada via telefone, a pessoa que se apresentou como responsavel, Sra XXXXX XXXX, nao colocou qualquer objecao referindo que iriam dar o devido seguimento atraves de comunicacao a seguradora. Sucede porem que desde entao, quando eram interpelados acerca da resultado da participacao do sinistro do violoncelo, a empresa tanto telefonicamente como atraves de mail apenas referia que o assunto estava a ser tratado... Nunca fomos informados nem nos foi entregue qualquer documento sobre a devida participacao. Perante esta postura da empresa, solicitei atraves de mail, informacao clara e precisa sobre o processo em curso, e qual a fase em que se encontrava. Nesta fase chequei a equacionar que nada tivesse sido efetuado por parte do Rodinhas, na pessoa da Sra XXXX XXXX. A resposta era sempre a mesma: estamos a aguardar comunicacao da seguradora...
No dia 14 de Dezembro 2018, e devido a falta de desenvimento e comunicacao do Rodinhas sobre o assunto, remeti novo mail solicitando esclarecimentos entre os quais qual a fase em que se encontrava o processo do sinistro do violoncelo. Obtive resposta pela mesma via de mail esclarecendo as duvidas por mim colocadas, e em relaçao o ao violoncelo a resposta foi a mesma de sempre - ainda estavam a aguardar indicacoes da seguradora mas que, ainda naquela data, iriam contactar a seguradora para saberem como estava o processo. Assim que lhes fosse comunicado algo, entrariam em contacto comigo;. Desde entao nada de novo me foi comunicado. No dia 14 de Marco de 2019, devido mais uma vez a inercia de todo o processo solicitei por mail - que se anexa -novo pedido de informacoes ao qual respondeu com a frase habitual - ainda estamos a aguardar indicacoes. Numa nova tentativa de contacto da minha parte, fui encaminhado para o Sr. XXXX XXXX XXXXX, que estaria a tratar do assunto do violoncelo. Houve diversos contactos telefonicos, mais uma vez sem efeito. Ora consegui apurar que este sr pertence a seguradora XXXX AXXXX . O mesmo solicitou o envio da fatura de compra do violoncelo atraves de mail. Assim fiz tendo o cuidado de enviar também uma fatura pro-forma para aquisicao de um instrumento igual ( em Portugal) ao que foi destruido no sinistro ja mencionado. Adicionalmente sempre tive o cuidado de solicitar acusado de rececao dos meus mails enviados. Nunca respondeu a nenhum deles nem sequer a referir que os havia recebido. Quando, atraves de contacto telefonico posterior com a Dª XXXXXXX XXXXX referindo o que estava a acontecer, a mesma declinou qualquer responsabilidade sobre o assunto argumentando que ja nao era assunto do Rodinhas uma vez que eu ja havia tido contactos telefonicos com o tal senhor XXXX XXXX XXXX da seguradora XXXXX XXXXXXX- XXXX de XXXXX, S.A . Alias, sugeriu mesmo que eu falasse novamente com ele atraves de telefone. Sujestao que declinei pois ja havia feito isso sem qualquer sucesso. Ora estamos praticamente no final do ano lectivo, e a situacao continua na mesma, com a agravante de ser nitida a falta de empenho do Rodinhas em arranjar uma solucao satisfatoria. Julgo que quem deve tratar do sucedido, e consequente acompanhamento junto da seguradora é a empresa Rodinhas, e não tentando alienar-se de responsabilidades, dizendo-me para falar com o funcionario que trabalha para a seguradora. Desde Novembro 2018 que a minha filha necessita de um instrumento novo pois para Concertos, Audicoes e Atuacoes tem que depender da boa vontade da propria Academia e colegas que lhe emprestam um violoncelo para atuar e prestar as provas de avaliacao.
Perante os factos supra expostos, e estando o ano letivo praticamente no fim - durante o mes de Junho, nao me e deixada outra alternativa senao proceder a esta reclamacao. Refira-se que durante todo este tempo - de Novembro ate agora - a postura transmitida por parte do Rodinhas, corresponde a uma nitida tentativa de deixar o assunto cair no esquecimento ! Nao me foi fornecido documento da participacao ao seguro, nem sequer o numero de processo de sinistro bem como a seguradora responsavel, conforme cheguei a pedir em determinado momento e nao me foi facultado. Agora, atraves do mail do Sr. XXXX XXXX XXXXXX vi que seria a Seguradora XXXXX XXXXXX XXXX XXXX, S. A .
Agradeco a vossa melhor colaboracao no sentido de ser resolvida esta situacao.
Data de ocorrência: 3 de maio 2019
19 de junho 2019
Após deslocação à sede da empresa, e reunião havida no sentido de ver solucionada a questão, tal veio a suceder. Desta forma, fecho a presente reclamação.
Obrigado
Manuel Fernandes avaliou a marca
19 de julho 2019

Razoável. Foi necessário deslocar-me à sede da mesma sem aviso prévio, solicitar diretamente o Livro de Reclamações, para a passividade da mesma no tratamento da Reclamação, ser ultrapassada. Resultado final: a Empresa assumiu inteira responsabilidade pelo sucedido.