Rodoviária de Lisboa

Rodoviária de Lisboa, S.A.

Transporte Rodoviário de Passageiros

Campo Grande, 382-C - 1º

secretariado@rodoviariadelisboa.pt

Rodoviária de Lisboa
Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de paulo
há 1 dia

Rodoviária de Lisboa - Actualização dos horarios de carreiras nas paragens e sites de internet

Exmo. Senhor,

Acusamos a receção da sua reclamação efetuada através do portal da queixa, a qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente aos horários disponiveis no terminal do Campo Grande, informamos que os mesmos estão atualizados e neles constam os horários que estão em vigor durante a época Escolar, Não Escolar e Verão. Mas, independentemente da época, o horário praticado aos sábados é sempre o mesmo, pelo que não haveria razão para gerar qualquer confusão.

Quanto à reclamação sobre os motoristas e especificamente à do motorista da carreira 344, informamos que a mesma já foi respondida na sequência do registo efetuado na nossa àrea de Apoio ao Cliente.

Jorge Santos

Rodoviária de Lisboa
Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de F.A.S.
há 1 semana

Rodoviária de Lisboa - Motorista nunca cumpre o horário

Exma. Senhora Maria de Fátima Silva,

Acusamos a receção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente ao exposto informamos que, lamentavelmente a circulação da carreira 321, com início previsto às 05h10m em Santa Iria de Azóia, registou um atraso de cerca de 14 minutos à partida, devido a uma "confusão" do motorista previsto para efetuar o serviço, que infelizmente, enganou-se no serviço que deveria estar a efetuar.

Face a um conjunto de imprevistos no serviço do referido dia, não nos foi possível a colocação de outra viatura de substituição em tempo útil por forma a minimizar o impacto de tal falha.

Asseguramos que tudo fazemos para cumprir todos os horários estipulados, pois sabemos o quão prejudicial foi para os nossos Clientes que aguardavam pela viatura, mas a RL não está imune a este tipo de situações que por vezes acontecem.

Apesar do sucedido, a viatura chegou ao terminal da Estação do Oriente 3 minutos após a hora prevista. A RL tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente, onde o cumprimento dos horários e uma condução segura, confortável e amiga do ambiente, têm um enfoque especial.

No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo, pelo menos com o motorista em causa, e que temos que continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

O motorista em causa já foi identificado e será repreendido, de forma a evitar novas ocorrências.

Pelos transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas.

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Carla
há 1 semana

Rodoviária de Lisboa - Carreira 345 autocarro muito pequeno

Exma. Senhora Carla Saraiva,

Acusamos a receção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente ao exposto informamos que, desde Janeiro do ano passado, mais especificamente desde o dia 22/01/2018, a carreira 345 sofreu alterações, tendo sido colocada mais uma viatura a circular, por forma a assegurar o cumprimento de todos os horários, pois efetivamente tratava-se de uma carreira com constantes atrasos e sobrecargas de passageiros nas viaturas.

Monitorizamos semanalmente todas as nossas carreiras e após análise dos nossos registos, verificamos que a taxa de circulações atrasadas e consequentemente a taxa de sobrecarga das viaturas, diminuiram consideravelmente desde a alteração efetuada em Janeiro, ainda que existam alguns horários em que efetivamente a viatura poderá ir perto do máximo da sua lotação.

Quanto à tipologia das viaturas que efetuam a carreira 345, as viaturas mais pequenas que refere, aí circulam devido a um compromisso assumido com a C.M.V.F.Xira, que, para nos permitir a passagem pela Rua Entre Escolas, em Alverca, "impôs" a utilização de viaturas de menor lotação sentada, ou seja, viaturas mais pequenas.

No entanto, continuamos a apresentar soluções para o problema relatado, em conjunto com a C.M.V.F.Xira, para podermos colocar viaturas maiores em circulação, sendo que neste momento diariamente já circulam uma ou duas (consoante disponibilidade) viaturas de maior lotação na referida carreira, geralmente nos horários de maior afluência.

Pelos transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas.

Gonçalo Matos

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Carla
há 3 semanas

Rodoviária de Lisboa - Reclamação

Exma. Senhora Carla Lopes,
Acusamos a receção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.
Relativamente ao teor do mesmo, informamos que a RL tem definido um conjunto de horários que deverão ser efetuados com viaturas de maior lotação que dependem da procura histórica que cada horário regista.

No entanto, devido a necessidades de manutenção e por vezes a avarias que se prolongam no tempo, existem dias em que não temos disponíveis as viaturas necessárias para cobrir todos os horários por nós identificados. Por esse facto, somos obrigados a colocar viaturas com menor lotação, que embora não garantam que todos os passageiros viajam sentados, permitem-nos garantir a realização do serviço, pois é essa a nossa prioridade.

Embora o transporte de passageiros em pé (até à lotação da viatura) seja permitido, é nossa preocupação garantir que os nossos Clientes se transportam sentados, quer por motivos de segurança quer por motivos de conforto e qualidade do serviço.

Esse é o nosso padrão e continuará a sê-lo, e em breve contamos ultrapassar as dificuldades mencionadas.

Lamentavelmente quando certa tipologia de viaturas se encontra indisponível, a nossa restante frota apresenta uma média de lotação sentada a rondar os 45 lugares, o que para certos horários em algumas carreiras é manifestamente insuficiente.

Pelos transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas, e asseguramos que tudo iremos fazer para que este tipo de situação não se repita futuramente.

Gonçalo Matos

FP

FP

O que você queria era entrar pela porta traseira..... Só que o motorista foi inteligente e trocou-lhe as voltas.

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Laura1805

Rodoviária de Lisboa - Cobro demais

Exma. Senhora,

Enviamos resposta à sua exposição no nosso apoio ao cliente:

" Bom dia,
Rececionamos a sua reclamação que nos mereceu a melhor atenção. Para uma melhor análise da situação necessitamos que nos envie o nº do cartão Lisboa Viva da sua filha. Aguardamos a sua resposta.
Com os melhores cumprimentos,"

Veja por favor se o mail por nós enviado não está no Spam.
Se possível, faça os próximos registos na nossa plataforma de apoio ao cliente.

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Sara

Rodoviária de Lisboa - Incompetência e arrogância do motorista

Exma Senhora,

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente aos assuntos expostos, informamos:

- A circulação das 10:35 da carreira 332, partiu às 10:40 em consequência do atraso na chegada da circulação anterior ao Zambujal.

- Não é permitido aos nosso motoristas pararem fora das paragens para a entrada / saída de passageiros. Se o fizerem, estão a faze-lo por sua conta e risco e habilitam-se a ser autuados e a verem a sua carta de condução apreendida.

- Após efetuado o sinal de paragem, o motorista deverá parar na paragem seguinte, permitindo a saída dos passageiros que assim o desejem.

- Quando solicitada a paragem para entrar no autocarro, desde que a mesma seja uma paragem para a carreira que se solicitou, o motorista deverá parar, permitindo a entrada de todos os passageiros que assim o desejem.

A Rodoviária de Lisboa tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente.No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo e que temos que continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

Quer o motorista da carreira 332 quer o motorista da carreira Direta 354, serão identificados e chamados à atenção pelas suas atitudes.

Quanto aos demais comentários, abstemo-nos de comentar, pelo respeito que todos os nossos passageiros nos merecem.

Jorge Santos

Andrea

Andrea

Realmente, tanto rótulo posto ao Zambujal! Mudei-me para esta aldeia há um ano, utilizo de vez em quando uma das carreiras…

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Carlos

Rodoviária de Lisboa - Cumprimento de horário

Exmo. Sr. Carlos Santana,

Nos terminais existem dois fatores a ter em consideração nas análises que se efetuam: a hora de chegada ao terminal, e a hora de partida da carreira anterior que com aquela possam partilhar a paragem, neste caso a 203.

O último factor a ter em consideração é o normativo da empresa que estipula que, sempre que possível, a viatura deverá ser colocada na paragem 5 minutos antes da hora programada de início.

No caso presente, a partida da Pontinha da 223 das 17h55, do passado 07/02/2019, a circulação anterior terminou atempadamente, a 203 anterior saiu da paragem às 17:46, pelo que não existem à partida razões para o incumprimento verificado.

Assim sendo, iremos falar com o Motorista responsável pelo atraso para que o mesmo justifique a razão do incumprimento verificado.

Sem mais de momento, lamentamos os incómodos causados, e apresentamos os melhores cumprimentos,