Rodoviária de Lisboa

Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Maria Amaral
há 1 dia

Rodoviária de Lisboa - Carreira 206 Pontinha-Loures

Acusamos a recepção da sua exposição, que nos mereceu a melhor atenção.

A RL tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente.

No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo e que temos de continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

O motorista em causa será identificado e chamado à atenção, de forma a evitar novas ocorrências.

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Ivo Varzielas
há 4 dias

Rodoviária de Lisboa - Condução perigosa

Acusamos a recepção da sua exposição, que nos mereceu a melhor atenção.
Relativamente ao exposto, gostaríamos, em primeiro lugar, de apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso motorista. A RL tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da condução dos nossos motoristas.

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Vera Cruz
há 4 dias

Rodoviária de Lisboa - Ausência de autocarros

Exma Senhora,

A Rodoviária de Lisboa continuará atenta ao evoluir da procura e às necessidades de ajustamentos da oferta, no sentido de garantir um serviço de qualidade.

No entanto, no âmbito do novo regulamento, que estabelece as Regras Gerais do novo sistema tarifário, qualquer ajuste de oferta terá que ser objeto de acordo entre a AML, respetivos Município envolvidos e os Operadores, ao abrigo do quadro legislativo e regulamentar em vigor.

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Andreia Moreno
há 5 dias

Rodoviária de Lisboa - Motorista

Exma. Senhora Andreia Moreno,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente à reclamação apresentada, gostaríamos de apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso motorista.

A Rodoviária de Lisboa efetua todos os anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente.

Atitudes como aquelas que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo e que temos que continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver. Como certamente entenderá, estamos a falar de um universo muito grande de motoristas, onde infelizmente muitos não cumprem na totalidade os procedimentos internos da RL, e demora tempo uma formação adequada para todos.

O motorista em causa já foi identificado e será chamado à atenção, de forma a evitar novas ocorrências, pois o tipo de comportamento descrito não é, de todo, o padrão pelo qual pretendemos ser reconhecidos.

Rodoviária de Lisboa - Centro de Santa Iria de Azóia

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Sara Barranhão

Rodoviária de Lisboa - Reclamação

Exma. Senhora Sara Barranhão,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente ao teor do mesmo, informamos que efetivamente a frota da RL não é aquela que todos nós desejaríamos, mas as nossas viaturas são semestralmente sujeitas à Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), cumprindo assim com todos os requisitos legais impostos para o transporte público de passageiros.

Além disso, a RL submete a cada 10.000 kms (o que representa cerca de a cada 3 meses) as suas viaturas a uma inspeção dos órgãos de segurança, para garantir o correto funcionamento dos mesmos.

Acresce ainda que diariamente os motoristas antes de iniciarem o serviço procedem à realização de uma inspeção visual de determinados órgão e a um teste de funcionamento de outros, para minimizar o risco de avarias durante o serviço.
Pelo descrito, pode verificar que tudo fazemos para evitar situações como as relatadas, embora não estejamos imunes às mesmas. A segurança dos nossos Clientes e motoristas é uma das nossas principais preocupações e nunca poríamos em causa a segurança de quem diariamente viaja connosco.

Atualmente cerca de 85% da frota encontra-se equipada com ar condicionado, facto esse que nos impede de colocar viaturas com AC em todas as nossas carreiras como gostaríamos.

A Rodoviária de Lisboa continua a desenvolver um esforço considerável nesta área, sendo que ainda no ano passado apenas cerca de 60% da nossa frota tinha ar condicionado. No entanto, esse esforço tem que ser efetuado de forma sustentável.

Cabe-nos informar que as viaturas que habitualmente circulam na carreira 318, estão equipadas com AC, pelo que, salvo alguma avaria momentânea, os AC das mesmas estarão a funcionar corretamente, mas em dias de muito calor, e como certamente entenderá, mesmo em viaturas com o AC a funcionar corretamente, torna-se praticamente impossivel manter dentro da viatura as condições ideais de temperatura. Iremos, no entanto, efetuar uma verificação às viaturas em causa de forma a reparar qualquer eventual problema no sistema de refrigeração das mesmas.

A Rodoviária de Lisboa tem vindo nestes últimos anos a efectuar um esforço considerável na renovação de frota. No entanto, esse esforço tem que ser efectuado de forma sustentável (até pelo facto de sermos uma empresa privada), sendo os reflexos na totalidade da frota manifestamente insuficientes.

Pelos transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas, e tudo continuaremos a fazer a fim de poder atenuar a situação por si relatada, pois este não é, de todo, o padrão pelo qual pretendemos ser reconhecidos.

Rodoviária de Lisboa - Centro de Santa Iria de Azóia

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Vanderley Neves

Rodoviária de Lisboa - Atraso nas carreiras

Exmo. Senhor Vanderley das Neves,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Quanto ao incumprimento em algumas das nossas circulações informamos que, lamentavelmente temos enfrentado um número anormal de perturbações em algumas circulações das nossas carreiras, seja por avaria, atraso ou outro motivo, principalmente nas chamadas horas de ponta da manhã e da tarde.

Asseguramos que tudo fazemos para cumprir todos os horários estipulados, e estamos a acompanhar a situação de forma cuidada pois tem sido muito recorrente, mas a RL não está imune aos imprevistos acima referidos. Importa ainda referir que muitas das nossas carreiras efetuam um percurso muito longo, percursos esses que passam em vários locais em que os transportes públicos não têm uma via própria para circular, algo que como certamente entenderá, condiciona e muito a nossa operação pois ficamos sujeitos ao trânsito e todas as condicionantes existentes na via no momento da passagem.

Não pretendemos, de todo, arranjar desculpas para a situação que teve a amabilidade de relatar, sabemos que por vezes a culpa também é nossa mas face às inúmeras condicionantes a que estamos sujeitos, por vezes não conseguimos cumprir.

Rodoviária de Lisboa respondeu à reclamação de Luís Santos

Rodoviária de Lisboa - Autocarros 353

No entanto, no âmbito do novo regulamento, que estabelece as Regras Gerais do novo sistema tarifário, qualquer ajuste de oferta terá que ser objeto de acordo entre a AML, respetivo Município envolvidos e os Operadores, ao abrigo do quadro legislativo e regulamentar em vigor.