12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Alteração horário da carreira 348

Sónia André
Sónia André apresentou a reclamação
1 de abril 2020 (editada a 1 de abril 2020)
Venho deste modo mostrar a minha insatisfação e indignação para com a Rodoviária lisboa.
Devido ao atual estado de emergência do país, foram fechadas as escola. Neste sentido tendo eu e o meu marido de continuar a trabalhar tivemos que ajustar os nossos horários de modo a pudermos ficar com a nossa filha em casa. Combinando com a nossa empresa um horário em que pudemos revezar, um sai e o outro entra. Estava tudo a correr muito bem até a rodoviária lisboa decidir alterar o horário da carreira 348. Esta carreira sai normalmente do Tojal ás 5h, que dá perfeitamente para apanhar o comboio regional ás 5h36m. Decidiram reduzir o numero de carreiras e ainda alterar os horários, saindo assim agora ás 5h10m não chegando a tempo para apanhar o comboio regional, fazendo assim que não consiga cumprir o acordado com a minha empresa. Ainda mais que sai a carreira 349 do centro comunitário ás 5h30m não fazendo sentido pois vem uma atrás da outra sendo que a ultima vem todo o caminho vazia. Sendo uma das medidas de emergência a distância entre passageiros tal não é possível pois como todos têm que apanhar ás 5h10m a carreira vem sempre cheia. Seria muito melhor para todos ( pois não sou a única prejudicada com esta situação) voltar a colocar a carreira no horário normal (5h).
Data de ocorrência: 1 de abril 2020
3 de abril 2020
Exma. Senhora Sonia André

Acusamos a receção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente ao teor do mesmo, e independentemente da razão que lhe possa caber nesta matéria, informamos que face ao estado de emergência nacional declarado devido à disseminação do vírus COVID-19, todos os operadores de transporte receberam indicação para diminuir a oferta de serviço público, o que efetivamente tem vindo a ser feito gradualmente, e aguardamos indicação das entidades competentes para eventualmente haver ainda mais ajustes na oferta, sendo que no caso da RL temos:

- a partir de 16 de Março, foi efetuada programação Não Escolar;
- a partir de 23 de Março, foi efetuada programação de Verão;
- a partir de 30 de Março, foi efetuada programação de "Verão Ajustado";

No entanto, conforme referido anteriormente, nesta fase de mitigação do vírus COVID-19, poderemos receber indicação para eventual nova redução de oferta.

Cabe-nos ainda informar que, desde o passado dia 16 de Março as entradas dos passageiros são efetuadas pelas portas de trás e o espaço do motorista foi delimitado de forma a restringir o contacto dentro da viatura, e apesar da verificação e permissão da capacidade da viatura ser da responsabilidade do motorista, nesta fase torna-se bastante difícil aos motoristas conseguirem controlar as entradas na viatura, sendo que deve imperar o bom senso dos passageiros que ao verem uma viatura sem espaço, e sabendo da situação que se vive, não devem colocar em risco a sua saúde nem a dos restantes, devendo aguardar pelo autocarro seguinte, independentemente dos seus deveres profissionais e/ou compromissos.

Pelos eventuais transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Rodoviária de Lisboa - Centro de Santa Iria de Azóia
Sónia André