12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.7
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Atraso nas carreiras

Vanderley Neves
Vanderley Neves apresentou a reclamação
26 de setembro 2019
Os horários da Rodoviária são raramente cumpridos, estão desactualizados e não vão ao encontro das necessidades dos clientes . A carreira 312 está constantemente atrasada, todos os dias. Atrasos que põem em causa os meus compromissos. Certos autocarros que circulam já deviam estar descontinuados, face ao desgaste e falta qualidade.
Data de ocorrência: 26 de setembro 2019
1 de outubro 2019
Exmo. Senhor Vanderley das Neves,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente ao teor do mesmo, informamos que efetivamente a frota da RL não é aquela que todos nós desejaríamos, mas as nossas viaturas são semestralmente sujeitas à Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), cumprindo assim com todos os requisitos legais impostos para o transporte público de passageiros.

Além disso, a RL submete a cada 10.000 kms (o que representa cerca de a cada 3 meses) as suas viaturas a uma inspeção dos órgãos de segurança, para garantir o correto funcionamento dos mesmos.

Acresce ainda que diariamente os motoristas antes de iniciarem o serviço procedem à realização de uma inspeção visual de determinados órgão e a um teste de funcionamento de outros, para minimizar o risco de avarias durante o serviço.

Pelo descrito, pode verificar que tudo fazemos para evitar situações como as relatadas, embora não estejamos imunes às mesmas. A segurança dos nossos Clientes e motoristas é uma das nossas principais preocupações e nunca poríamos em causa a segurança de quem diariamente viaja connosco.

Quanto ao incumprimento em algumas das nossas circulações informamos que, lamentavelmente temos enfrentado um número anormal de perturbações em algumas circulações das nossas carreiras, seja por avaria, atraso ou outro motivo, principalmente nas chamadas horas de ponta da manhã e da tarde.

Asseguramos que tudo fazemos para cumprir todos os horários estipulados, e estamos a acompanhar a situação de forma cuidada pois tem sido muito recorrente, mas a RL não está imune aos imprevistos acima referidos. Importa ainda referir que muitas das nossas carreiras efetuam um percurso muito longo, percursos esses que passam em vários locais em que os transportes públicos não têm uma via própria para circular, algo que como certamente entenderá, condiciona e muito a nossa operação pois ficamos sujeitos ao trânsito e todas as condicionantes existentes na via no momento da passagem.

Não pretendemos, de todo, arranjar desculpas para a situação que teve a amabilidade de relatar, sabemos que por vezes a culpa também é nossa mas face às inúmeras condicionantes a que estamos sujeitos, por vezes não conseguimos cumprir.

Pelos transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas, e tudo continuaremos a fazer a fim de poder atenuar a situação por si relatada, pois este não é, de todo, o padrão pelo qual pretendemos ser reconhecidos.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,