12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.7
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Carreiras sem ar condicionado e sem janelas de abrir

Sofia Bento
Sofia Bento apresentou a reclamação
24 de outubro 2018
Boa tarde.
É inadmissível que coloquem em circulação carreiras sem janelas de abrir e sem ar condicionado. Durante o verão, quase não se consegue respirar e muitos passageiros se sentem mal com o calor infernal que se faz sentir. Não circula ar nem de verão nem de inverno. Durante a estação mais fria, após duas paragens da estação inicial, é impossível ver-se a estrada pois os vidros ficam embaciados devido à respiração. Falo em concreto das carreiras 317 e 316, com origem na estação do oriente e com destino a Pirescoxe e Santa Iria de Azóia, respetivamente.
Visto que todos nós, clientes, pagamos quer passe mensal, quer viagens únicas, merecemos bons serviços.
Acrescento também que, durante o inverno, existem carreiras com infiltrações de modo que, quando chove, caem pingas de água para os assentos.
Falo por todos os passageiros que, tal como eu, são obrigados a ultilizar as vossas carreiras diariamente e que o único pensamento que conseguem ter é chegar ao destino o mais rápido possível, visto ser quase impossível respirar lá dentro sem uma única janela para abrir e sem ar condicionado.
Se é decidido colocar em circulação carreiras novas, sem janelas, então que tenham ar condicionado!
Obrigada.
Data de ocorrência: 24 de outubro 2018
13 de novembro 2018
Exma. Senhora Sofia Bento,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente ao teor do mesmo, efectivamente a frota da RL não é aquela que todos nós desejaríamos. No entanto, asseguramos que a mesma cumpre com todos os requisitos necessários para a realização de serviço público.

As nossas viaturas são sujeitas a inspecções regulares, pois de 6 em 6 meses vão a centros credenciados pelo IMT para realizarem a respectiva IPO.

A Rodoviária de Lisboa tem vindo nestes últimos anos a efectuar um esforço considerável nesta área. No entanto, esse esforço tem que ser efectuado de forma sustentável (até pelo facto de sermos uma empresa privada), sendo os reflexos na totalidade da frota manifestamente insuficientes. Como referiu, e bem, as viaturas mais recentes não possuem janelas (ou possuem poucas janelas muito pequenas) e nesse sentido, tentamos assegurar que as referidas viaturas tenham o AC e sofagem sempre a funcionar corretamente, sendo que não estamos imunes a imprevistos que possam acontecer durante o serviço.

Pelos transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas, e asseguramos que tudo iremos fazer para que o sucedido não se volte a repetir.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,