12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.7
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Condução perigosa

Ivo de Medeiros Varzielas
Ivo Varzielas apresentou a reclamação
12 de outubro 2019
Como o ciclista afectado, quero fazer uma reclamação da condução criminosa por parte do condutor do autocarro 659 da Rodoviária de Lisboa, que circulou dia 11 de Outubro por volta das 19:15 na Calçada de Carriche no sentido Norte-Sul. Não tive possibilidade de ver a Carreira nem a matrícula, mas memorizei o número da viatura, juntamente com o local e horário é informação suficiente para vocês poderem identificar o condutor. Tomei nota desta informação assim que cheguei aos semáforos, fui para o passeio registrar a informação.

Eu estava a subir a Calçada de Carriche, circulando no meio da faixa (como recomendado por segurança) quando ouço uma buzinadela continuada, olhei para trás e verifiquei que vinha um autocarro com bastante velocidade a apitar. As outras faixas de rodagem estavam com filas. Decidi facilitar a passagem ao autocarro, assumindo que o condutor iria abrandar bastante para passar com cuidado, e tentar dar o máximo espaço de segurança apesar das outras faixas estarem ocupadas, o que iria sempre impossibilidar a ultrapassagem com o 1.5 m mínimo obrigatório pelo código de estrada. Outros motoristas de autocarros têm sido cordiais e apesar de muitos não respeitarem a distância obrigatória, passam por mim com cuidado.

O condutor em questão passou muito perto de mim e a grande velocidade. Eu circulava a cerca de 20 km/h e o autocarro terá passado a mais de 40, provavelmente 50 ou mais, e com este diferencial de velocidades terá passado a uns 30 cm da minha bicicleta (com a outra faixa ocupada, e eu nem estava completamente encostado, um autocarro não deixa muita distância a sobrar).

Fiquei literalmente abalado, pela deslocação de ar, e também psicologicamente abalado. Se tivesse por qualquer razão tido uma trajectória mais incerta, o que a circular numa bicicleta acontece com frequência, o autocarro ter-me ia acertado com consequências graves.

Tenciono apresentar queixa à Polícia, espero que as autoridades vos contactem para identificar o motorista em questão.
Data de ocorrência: 12 de outubro 2019
15 de outubro 2019
Acusamos a recepção da sua exposição, que nos mereceu a melhor atenção.
Relativamente ao exposto, gostaríamos, em primeiro lugar, de apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso motorista. A RL tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da condução dos nossos motoristas.

No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo e que temos de continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

O motorista em causa será identificado e chamado à atenção, de forma a evitar novas ocorrências.

Ivo de Medeiros Varzielas
Ivo Varzielas avaliou a marca
15 de outubro 2019

Tendo em conta que raramente uso os autocarros da Rodoviária de Lisboa (e quando usei não tive má experiências), tenho que deixar a avaliação mínima porque a minha queixa em relação ao motorista que me colocou em perigo de vida não é isolada; tem haviado (e infelizmente vai continuar a haver) incidentes destes em que apesar de não haver colisão, os motoristas da RL não só não agem como os condutores profissionais que deviam ser, mas como criminosos. A questão não são as infrações do código de estrada por parte de motoristas de autocarro ou por ciclistas (que existem, muitas mais vezes do que estas passagens rasantes), mas sim o claro desrespeito pela vida humana manifestado pelo motorista que cria uma situação de elevado risco para a vida vulnerável do ciclista (ou motociclista, ou peão) para poupar uns míseros minutos na sua rota (!)... Acompanhado pelo desinteresse da companhia, já que se levasse esta e outras situações semelhantes a sério, ao longo dos anos elas teriam deixado de acontecer com a frequência que claramente têm e se pode constatar pelas frequentes queixas aqui no Portal da Queixa - mais as inúmeras situações que envolve motoristas de outras companhias, ou as situações que não são colocadas neste portal.