Rodoviária de Lisboa
Rodoviária de Lisboa
Performance da Marca
12.8
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
7,1%
Tempo Médio de Resposta
3,9%
Taxa de Solução
7,1%
Média das Avaliações
25%
Taxa de Retenção de Clientes
41,7%
Ranking na categoria
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.7
...
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Condução perigosa

Resolvida
1/10
Ivo de Medeiros Varzielas
Ivo Varzielas apresentou a reclamação
12 de outubro 2019
Como o ciclista afectado, quero fazer uma reclamação da condução criminosa por parte do condutor do autocarro 659 da Rodoviária de Lisboa, que circulou dia 11 de Outubro por volta das 19:15 na Calçada de Carriche no sentido Norte-Sul. Não tive possibilidade de ver a Carreira nem a matrícula, mas memorizei o número da viatura, juntamente com o local e horário é informação suficiente para vocês poderem identificar o condutor. Tomei nota desta informação assim que cheguei aos semáforos, fui para o passeio registrar a informação.

Eu estava a subir a Calçada de Carriche, circulando no meio da faixa (como recomendado por segurança) quando ouço uma buzinadela continuada, olhei para trás e verifiquei que vinha um autocarro com bastante velocidade a apitar. As outras faixas de rodagem estavam com filas. Decidi facilitar a passagem ao autocarro, assumindo que o condutor iria abrandar bastante para passar com cuidado, e tentar dar o máximo espaço de segurança apesar das outras faixas estarem ocupadas, o que iria sempre impossibilidar a ultrapassagem com o 1.5 m mínimo obrigatório pelo código de estrada. Outros motoristas de autocarros têm sido cordiais e apesar de muitos não respeitarem a distância obrigatória, passam por mim com cuidado.

O condutor em questão passou muito perto de mim e a grande velocidade. Eu circulava a cerca de 20 km/h e o autocarro terá passado a mais de 40, provavelmente 50 ou mais, e com este diferencial de velocidades terá passado a uns 30 cm da minha bicicleta (com a outra faixa ocupada, e eu nem estava completamente encostado, um autocarro não deixa muita distância a sobrar).

Fiquei literalmente abalado, pela deslocação de ar, e também psicologicamente abalado. Se tivesse por qualquer razão tido uma trajectória mais incerta, o que a circular numa bicicleta acontece com frequência, o autocarro ter-me ia acertado com consequências graves.

Tenciono apresentar queixa à Polícia, espero que as autoridades vos contactem para identificar o motorista em questão.
Data de ocorrência: 12 de outubro 2019
Rodoviária de Lisboa
15 de outubro 2019
Boa tarde,
Acusamos a recepção da sua exposição, que nos mereceu a melhor atenção.
Relativamente ao exposto, gostaríamos, em primeiro lugar, de apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso motorista. A RL tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da condução dos nossos motoristas.

No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo e que temos de continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

O motorista em causa será identificado e chamado à atenção, de forma a evitar novas ocorrências.

Com os melhores cumprimentos,
Ivo de Medeiros Varzielas
Ivo Varzielas avaliou a marca
15 de outubro 2019

Tendo em conta que raramente uso os autocarros da Rodoviária de Lisboa (e quando usei não tive má experiências), tenho que deixar a avaliação mínima porque a minha queixa em relação ao motorista que me colocou em perigo de vida não é isolada; tem haviado (e infelizmente vai continuar a haver) incidentes destes em que apesar de não haver colisão, os motoristas da RL não só não agem como os condutores profissionais que deviam ser, mas como criminosos. A questão não são as infrações do código de estrada por parte de motoristas de autocarro ou por ciclistas (que existem, muitas mais vezes do que estas passagens rasantes), mas sim o claro desrespeito pela vida humana manifestado pelo motorista que cria uma situação de elevado risco para a vida vulnerável do ciclista (ou motociclista, ou peão) para poupar uns míseros minutos na sua rota (!)... Acompanhado pelo desinteresse da companhia, já que se levasse esta e outras situações semelhantes a sério, ao longo dos anos elas teriam deixado de acontecer com a frequência que claramente têm e se pode constatar pelas frequentes queixas aqui no Portal da Queixa - mais as inúmeras situações que envolve motoristas de outras companhias, ou as situações que não são colocadas neste portal.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.