Rodoviária de Lisboa
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.7
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Condutor imprudente

João Marco Dias Bento
João Bento apresentou a reclamação
1 de outubro 2019
No passado dia 30/09 pelas 19h30, circula pela rua Guilherme Gomes Fernandes, no sentido "Odivelas > Senhor Roubado", quando de repente, o autocarro da Rodoviária faz pisca e vira de imediato o volante para a minha faixa de rodagem sem sequer verificar se vinham viaturas nesta faixa.
Pelo que pude constatar no momento, a sua faixa estava efetivamente obtruída uma vez que havia viaturas paradas, no entanto, o condutor não teve qualquer preocupação em avaliar conveniente o impacto que a sua condução imprudente estava a ter no momento, ou seja, devia efetivamente ter efetuado pisca mas deveria ter aguardado pelo momento oportuno para mudar de faixa de rodagem.

Ao verificar que o autocarro me ia embater (ficou mesmo colado ao meu carro), apitei de forma contínua durante 1 segundo, alertando para esta situação. Decorrente deste alerta, o condutor lá parou e depois continuou a sua condução imprudente que só parou no Campo Grande. No início, começou a fazer sinais de luzes muito encostado à traseira do meu carro, depois, procurando interagir comigo, abrindo a janela e tirando fotos em plena condução, sugerindo que saissemos dos carros, a dizer que iria saber onde morada (através da minha matricula), etc.

Considerando o impacto que esta situação teve para os meus 2 filhos que iam comigo no carro (4 e 8 anos respetivamente), ficando os mesmos muito assustados, dizendo que "o outro menino era muito mau", questiono se não há procedimentos internos que visem o "relembrar" código da estrada mas principalmente o papel que esta profissão requer.
De salientar que tenho alguns amigos que têm esta mesma profissão e sei que são um exemplo para a sociedade, esperando eu que este email ajude a garantir que não apenas alguns mas todos os motoristas tenham um comportamento exemplar face à responsabilidade que diariamente desempenham.
Data de ocorrência: 1 de outubro 2019