12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Desrespeito para com os clientes da rodoviária

Sara Mateus apresentou a reclamação
24 de abril 2018

20h40min: eu e tantas outras pessoas a aguardar que a carreira 370 partisse de Santo Antão do Tojal. Chegaram as 20h45min e o autocarro continuava sem aparecer. Até que uma senhora decidiu esclarecer o assunto junto do motorista que se encontrava na paragem em que, por norma, param as carreiras 335. E não é que o motorista era precisamente o que iria dirigir a carreira 370, exactamente naquela hora?! E o mais interessante ainda, é que, se a senhora não se dirigisse à pessoa em questão, ainda agora lá estaríamos à espera, pois o motorista não saiu dessa paragem para aquela em que deveria arrancar com o autocarro, à HORA OBRIGATÓRIA PARA A QUAL PAGAMOS. E tivemos que ser, NÓS CLIENTES DA RODOVIÁRIA, a ir até à paragem em que o senhor motorista se encontrava! Todos reclamámos e o senhor ainda brincou, sentiu-se ofendido e achou que tinha razão! Ainda nos foi dito por parte do motorista em questão que a carreira 370 já não poderia entrar no Zambujal, devido à corrida do 25 de Abril, algo que, ainda que houvesse informações relativas a esse assunto (que incrivelmente ninguém sabia de nada!), não se justifica, uma vez que nem a polícia municipal se encontrava presente, nem a GNR e tão pouco as baias estavam colocadas a fechar a rua da entrada para o Zambujal. Estávamos no Tojal e como sabemos que assim era?! Sabemos, porque o senhor motorista decidiu seguir em frente para a Póvoa de Santa Iria ao chegar à rotunda da Quinta da Cruz, não queria deixar sair os passageiros e apenas o deixou pois todos gritámos dentro do autocarro, tendo ele aberto as portas junto à bomba de gasolina da via rápida que vai para Vialonga. Ora, saindo aí, fomos todos obrigados a seguir o nosso caminho A PÉ, por uma via rápida (imagine-se!), tendo verificado o que foi anteriormente referido. Assim, não se justificava que o autocarro não pudesse entrar no Zambujal e deixar os passageiros, mais a mais, quando vemos até o autocarro da Câmara Municipal de Loures a entrar na mesma zona e, se este conseguiu, o da rodoviária igualmente conseguiria (porque, para haver esta desculpa por parte do motorista, a Rodoviária de Lisboa há-de ter tido algum contacto com alguém pertencente à Junta de Freguesia, logo, não faz sentido que à hora em questão a carreira 370 já não entrasse no Zambujal!). Se ainda tiverem algum discernimento, sugiro que pensem 2x nas pessoas que decidem contratar para transportar todo o tipo de passageiro (se é que me faço entender!), pois uma pessoa com os ditos 2 dedos de testa, não abandonaria dezenas de pessoas NO MEIO DA ESTRADA! Sem qualquer consciência da capacidade motora de quem levava dentro do autocarro! Pagamos não é para isto! Já agora, se ainda houver dúvidas, a matrícula do autocarro é a seguinte: 75-FZ-39.

Data de ocorrência: 24 de abril 2018
27 de abril 2018
Exma. Senhora Sara Mateus,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente à reclamação apresentada gostaríamos, em primeiro lugar, apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso motorista, pois os procedimentos em vigor estabelecem que devemos ir para a paragem com pelo menos 5 minutos de antecedência ao horário de partida, desde que tal seja possível. Efetivamente a circulação em causa, foi efetuada com cerca de 15 minutos de atraso devido a atraso acumulado da circulação anterior, algo que lamentamos pois sabemos o quão penoso foi para os nossos Clientes que aguardavam pela viatura. O motorista em questão deveria ter ido para a paragem assim que chegou ao Tojal, permitindo assim aos passageiros a entrada na viatura enquanto o mesmo finalizava os procedimentos para início da viagem seguinte.

O motorista em causa será identificado e chamado à atenção, de forma a evitar novas ocorrências.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Gonçalo Matos
29 de abril 2018
Muito boa tarde.

Respondeu-me o seguinte: "Quanto à passagem pelo Zambujal, informamos que a RL recebeu indicação da Autarquia que a prova iria ter início cerca das 21h00m até às 23h30m, e por esse motivo a via de acesso ao Zambujal normalmente utilizada pela carreira 370, iria estar encerrada, devendo optar por um percurso alternativo, sendo que a RL disponibilizou atempadamente essa informação aos seus Clientes no nosso site e através dos ecrãs das viaturas." Gostaria de perguntar, assim sendo, qual o serviço da Autarquia que forneceu essa informação à RL e se é possível enviarem-me uma cópia do documento em que se encontra essa informação. Para além disso, a tentativa de uso do argumento das horas não funcionou para com a minha pessoa, uma vez que, qualquer indivíduo que visite o site da Junta de Freguesia ou que passe junto ao cartaz que se encontra na Quinta da Cruz, sabe ler que a hora da corrida seria às 21h45min.