12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Falta de condições climatéricas/discriminação

Fernanda Cristina Gomes do Nascimento Marques
Fernanda Marques apresentou a reclamação
23 de junho 2017

Sou cliente frequente da Rodoviária de Lisboa, carreira 331 e faço diariamente o percurso Bucelas/Loures de manhã e Loures/Bucelas pela tarde, não posso calar a minha indignação pela ausência total de condições climatéricas em que a RL faz transportar os seus passageiros, nestes dias, em que a temperatura atinge perto dos 40 graus, entro no autocarro pelas 17:00 horas e é de cortar a respiração, o calor que se faz sentir na rua é muito, mas, dentro dos autocarros é insuportável, são crianças de tenra idade a gotejar suor pela cara abaixo, com o cabelo ensopado em suor, e eu munida de uma garrafa de água lá vou eu pelo inferno adentro, percurso que em hora de ponta dura aproximadamente 40/45 minutos. Até quando esta transportadora não vai oferecer condições dignas de transporte aos seus passageiros e igualmente aos seus motoristas? Autocarros com ar condicionado são pouquíssimos e raramente se encontram.
Mas, no percurso Bucelas/Campo Grande e vice-versa, na viagem feita no autocarro 344 (directa) todos autocarros que operam têm ar condicionado. A minha pergunta é "há passageiros de 1ª classe e de segunda classe?" as pessoas que se fazem transportar na carreira 331 não são cidadãos iguais e com a mesma dignidade que os que se fazem transportar na carreira 344? Será que o valor dos meus euros tem menos umas estrelas do que o dos utilizadores da carreira 344, ou será que tenho que me sentir uma privilegiada porque a aquisição do meu passe dá igualmente direito a sauna?
Reflictam meus senhores sobre este assunto, e dêem aos vossos passageiros a dignidade que eles merecem.

Obrigada,

Fernanda Cristina Gomes do Nascimento Marques

Data de ocorrência: 23 de junho 2017
26 de junho 2017
Exma Senhora

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente ao assunto exposto, queremos apresentar o nosso pedido de desculpas pelos incómodos causados pelo facto das nossas viaturas não apresentarem uma temperatura ambiente de acordo com as suas expectativas.

Atualmente cerca de 60% da frota da Rede Verde encontra-se equipada com ar condicionado, facto esse que nos impede de colocar viaturas com AC em todas as nossas carreiras como gostaríamos.

A Rodoviária de Lisboa tem vindo nestes últimos anos a desenvolver um esforço considerável nesta área, sendo que ainda no ano passado nem metade da nossa frota tinha ar condicionado. No entanto, esse esforço tem que ser efetuado de forma sustentável.

No entanto, na carreira 331 também circulam viaturas diversas viaturas com A/C, sendo que muitas das suas circulações até são efetuadas por viaturas que efetuam as carreiras Directas.

Mas, enquanto na carreira Directa entre Bucelas e o Campo Grande apenas se efetuam 7 paragens, na carreira 331, para a mesma deslocação, efetuam-se mais de 30 paragens. Ora, de cada vez que as portas são abertas para a entrada / saída de passageiros o fresco gerado pelo A/C é desperdiçado, especialmente em dias de calor como estes últimos, não sendo por isso os efeitos deste equipamento tão notados como nas carreiras Directas.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Jorge Santos