12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.7
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Falta de educação por parte do motorista e condições más e ilegais

Rui Reis
Rui Reis apresentou a reclamação
3 de junho 2019

Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento derivado a ter apanhado o autocarro na estação de Alverca com destino a Arcena e já aquando da entrada dos passageiros na primeira paragem o autocarro ficou com os bancos lotados sendo que fiquei em pé perto da porta de saída pois era um sitio onde conseguia ter um apoio ao nível superior para os bracos. De salientar que no lado oposto, na parte do vidro grande, estavam pessoas e derivado a isso estava impossibilitado de ficar numa zona minimamente segura.
O autocarro seguiu viagem e na paragem seguinte o mesmo já estava sobrelotado. Na terceira paragem há um passageiro que sai e quando as portas deviam fechar ouço uma voz a mandar me sair daqui para as portas fecharem. Como não é usual andar de autocarro, desloquei-me ligeiramente para a frente de forma a conseguir o pretendido. No entanto, as portas não fechavam e o motorista num tom nada profissional mandou-me sair daquele local mas, não havia sítio para ir nem para onde me chegar pois já estava quase em cima de duas crianças que suponho que tivessem saído da escola.
Passado 3/4 gritos do motorista lá se conseguiu arranjar um nada de espaço e com esforço as portas fecharam.
O mais triste, revoltante e ilegal é que o motorista de nome (*) continuava a deixar entrar pessoas sem se preocupar com os passageiros que iam á sua responsabilidade.
Na paragem seguinte se saíram pessoas foram muito poucas, dado que a maioria tem como destino o Bom Sucesso ou Arcena, o motorista continuou a deixar entrar pessoas quando era físicamente e visivelmente bastante complicado de estar no autocarro de pé. Quando foi para fechar as portas, aconteceu o mesmo problema e o motorista gritou novamente com ar chateado e começou a comentar com as pessoas que estavam ao pé dele. Posto o mesmo, questionei ao motorista qual era a capacidade do autocarro e que não conseguia mover-me como o mesmo pretendia. Como tal, sai e entrei pela porta da frente onde o mesmo se encontrava a conversar com passageiros que estavam ao seu lado e questionei para onde queria que fosse e qual a capacidade do autocarro. O mesmo respondeu que era preciso era boa vontade mesmo não me conhecendo. Eu perguntei com quem é que o motorista estava a falar e se me conhecia de algum lado e o mesmo respondeu que vinha todos os dias com a camioneta sobrelotada e que "era na boa". Achei o mesmo inadmissível e perguntei qual era a lotação e qual era o procedimento em caso de excesso de passageiros e o mesmo respondeu "tu tens mesmo carinha de leis", não me respondendo á pergunta e deixando lesada a minha imagem perante todas as pessoas que estavam ao pé de nós.
Não esquecendo que era impossível uma pessoa com incapacidade motora entrar no autocarro.
Após o motorista falar dessa forma comigo, sai na paragem seguinte, faltando ainda três paragens para o meu destino.
Se fizesse queixa às autoridades, o autocarro já não seguia e era autuado.
Posto o mesmo pretendo saber qual a resolução para esta situação pois pretendo que o motorista nunca mais tenha aquela atitude com ninguém que não tenha a mesma a facilidade em defender-se, tais como crianças e idosos que tenham como solução de transporte o autocarro 345.
Não tirei fotografias pois não é legalmente permitido derivado aos direitos de imagem dos passageiros.
Melhores cumprimentos
Rui Reis

Data de ocorrência: 3 de junho 2019
24 de junho 2019
Bom dia Sr. Rui
Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente ao teor do mesmo, gostaríamos de apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso colaborador.

A Rodoviária de Lisboa efetua todos os anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e, da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente.
No entanto, situações como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo e, que temos que continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver, no sentido de evitar que este tipo de situação se repita no futuro.

Sem outro assunto apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Mª José Coelho