12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.7
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Falta de profissionalismo

Sara Mateus
Sara Mateus apresentou a reclamação
29 de setembro 2020
Boa tarde.

Venho por este meio referir a falta de profissionalismo e de cuidados perante a fase em que nos encontramos com a COVID-19. Foram impostas regras nos transportes públicos, sobretudo, para as áreas metropolitanas, regras essas que não são cumpridas. É muito bonito passarem filmagens do concelho de Loures nos telejornais, em que há grande movimento e poucos transportes, mas falam de áreas em que as pessoas têm outras empresas de transportes para além da RL para se deslocarem até onde pretendem, porque os verdadeiros locais onde não existem mais transportes, esses sim, não mostram! E por não mostrarem, de tudo acontece! Acontece, por exemplo, o que aconteceu hoje: um autocarro avariou (332 das 12:35h) e os adolescentes que se deslocavam para a escola do Infantado no mesmo, tiveram obviamente que apanhar outro autocarro da RL que passasse no Infantado. O autocarro no qual acabaram por entrar foi a directa que parte de Bucelas (344) às 12:45h e o motorista, COMO A MAIORIA DELES, não olhou À REGRA DOS 2/3 DA LOTAÇÃO!!!! E fui agredida verbalmente por uma adolescente que teimou em sentar-se ao meu lado, quando todos procuravam cumprir o distanciamento social! Há algo bastante engraçado nos autocarros da RL: não se vê uma única autoridade dentro dos autocarros como se avista (de vez em quando...) nos transportes que circulam dentro de Lisboa, inclusive o metro.
Agora, coloquem as mãos na (pouca) consciência que ainda tenham e digam-me: se a violência tivesse passado de verbal a física? O motorista ia continuar no seu lugar, como já me aconteceu antes (sim, tive já de gritar pelo motorista para me ajudar, senão, o banco seria a dua poltrona na viagem).
Aproveito para reforçar que o ar tem de circular, pois somos muitos a respirar o mesmo ar e o ar condicionado não surte qualquer efeito no momento da pandemia senão o de arranjar gripes. Portanto, raciocinem minimamente, oiçam as regras e abram as janelas. Pode ser que assim até consigam oxigenar mais o cérebro nestes momentos de aflição dos passageiros...
Data de ocorrência: 29 de setembro 2020
14 de outubro 2020
Exma. Sra. Sara Mateus,

Perante a informação referida verificámos a circulação das 12:45 da carreira 344 e o sucedido no dia 29/09/2020 foi de facto uma situação extraordinária.

Perante essa extreordinariedade competeria ao Motorista fazer respeitar os 2/3 de lotação, e no caso da sua impossibilidade imobilizar a viatura e pedir a comparência das autoridades.

Iremos efetuar o devido reforço desta repsonsabilidade junto do Motorista responsável para que se possa cumprir com o determinado pela DGS.

Sem mais de momento, lamentamos os incómodos causados e apresentamos os melhores cumprimentos,