12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.7
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Horários, mau estado das camionetas

Ana Brito apresentou a reclamação
29 de junho 2018

Bom dia
Venho por este meio demonstrar o meu profundo desagrado pelo serviço prestado pela Rodoviária de Lisboa, nomeadamente pela carreira 312, linha Azul.
As camionetas são "velhas" recicladas e por isso é rara a semana em que não existem problemas com as portas que não abrem, não fecham, já para não falar nos casos que foram do conhecimento público como camionetas que arderam em plena via pública.
Acresce os horários praticados, não escolares. A carreira 312 e 313 abrange uma extensa área com mutos trabalhadores que utilizam diariamente as carreiras independentemente se é ou não época escolar, por este motivo parecemos "sardinha em lata" em camionetas sem ar condicionado e muitas ainda nos brindam sem janelas ou com número limitado das mesmas.
Ainda quero realçar o facto de no horário não escolar, a carreira 312 do horário das 17:30 com início no Campo-Grande Lisboa, a maior parte dos dias não vir ou então vir com atraso de mais de 10 minutos.
Reclamo o preço do transporte não se adequa à qualidade prestada.
Com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 29 de junho 2018
12 de julho 2018
Exma. Senhora Ana Brito,

Acusamos a receção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente ao assunto exposto, informamos que as respectivas alterações efectuadas à oferta nas carreiras 312 e 313, entre outras, visam única e exclusivamente ajustar a oferta à procura, sendo que neste período de Verão existe sempre e em todas as carreiras um decréscimo de passageiros.

Poderão existir horários específicos, em que numa primeira fase de "adaptação" dos Clientes a uma nova realidade horária, as viaturas estejam com uma lotação acima do previsto mas pensamos que essa sobrelotação tem tendência a diminuir substancialmente com o tempo.

Quanto à frota, efectivamente, a mesma não é aquela que todos nós desejaríamos. No entanto, asseguramos que todas as nossas viaturas cumprem todos os requisitos necessários para a realização de serviço público. As nossas viaturas são sujeitas a inspecções regulares, pois de 6 em 6 meses vão a centros credenciados pelo IMT para realizarem a respetiva IPO.

Quanto ao AC, queremos apresentar o nosso pedido de desculpas pelos incómodos causados pelo facto das nossas viaturas não apresentarem uma temperatura ambiente de acordo com as suas expectativas. Actualmente cerca de 80% da frota encontra-se equipada com ar condicionado, facto esse que nos impede de colocar viaturas com AC em todas as nossas carreiras como gostaríamos.

A RL continua a desenvolver um esforço considerável nesta área e também na renovação da frota, sendo que ainda no ano passado nem metade da nossa frota tinha ar condicionado. No entanto, esse esforço tem que ser efectuado de forma sustentável, até pelo facto de sermos uma empresa privada.

Está neste momento em curso uma revisão a todas as viaturas com AC, de forma a garantir que todos estão a funcionar correctamente, de forma a evitar que situações como a por si relatada voltem a acontecer, pois este não é de todo o padrão pelo qual pretendemos ser reconhecidos.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Gonçalo Matos
10 de agosto 2018
Bom dia
Em resposta à Rodoviária de Lisboa, na pessoa do Sr. Gonçalo Matos.
De facto nos meses de verão, principalmente em Agosto há um decréscimo de passageiros, no entanto esta alteração de horário nas carreiras 312 e 313 verifica-se ao longo do ano, nas chamadas férias escolares. Estas carreiras transportam na sua grande maioria passeiros trabalhadores as quais estas alterações de horários causam muitos transtornos.
Podem as vossas viaturas cumprirem os requisitos necessários para a realização de serviço público, no entanto a maior parte delas que opera nas carreiras acima referidas, não possuem Ar condicionado e na semana passada (01 a 05 de Agosto) foi um verdadeiro inferno ter que viajar nas mesmas.
E as avarias sistemáticas nas portas continuam, faço referência à carreira 312 que saiu do campo Grande ás 17:20 na passada sexta-feira (03-08-2018) com a porta avariada, o motorista a parar constantemente sem conseguir fechar a porta com a agravante do calor insuportável que se fazia sentir.
Os meus melhores cumprimentos
10 de agosto 2018
Bom dia
Em resposta à Rodoviária de Lisboa, na pessoa do Sr. Gonçalo Matos.
Os meus melhores cumprimentos
Ana Brito avaliou a marca