14.0
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.5
Rodoviária de Lisboa14
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Importância de motoristas melhor preparados

Rute Portela
Rute Portela apresentou a reclamação
17 de maio 2017

Hoje, dia 17 de Maio de 2017, tal como todos os dias, apanhei a carreira 201 (Campo Grande - Caneças) as 11.20h.
Logo ao sair da primeira paragem reparei que o motorista estava a sair 2 minutos mais cedo (11.18h), podia não fazer diferença, mas neste caso fez, vinha uma senhora de talvez uns 60 anos, a correr porque viu o autocarro a sair da paragem, fez sinal ao motorista e este não parou (estava a uns 20 metros da paragem talvez).
Na paragem do metro do Sr. Roubado entra uma senhora, que se encosta perto da máquina de validação para tirar dinheiro para pagar o bilhete porque o seu passe já não era válido naquela zona. O motorista foi muito mal educado com a senhora, dizendo que se não pagava bilhete não podia seguir e "convidou-a" a sair do autocarro. A senhora sentiu-se ofendida, com todo o direito e começou a reclamar. Quando algumas pessoas que seguiam já no autocarro chamavam à atenção do motorista que depressa mudou a conversa para "peço que se sente para eu poder seguir viagem". Ainda na primeira paragem uma senhora entrou e pousou a mala para procurar o passe e não foi por isso que o motorista não arrancou.
Depois deste episódio houve pessoas a tocar para sair nas paragens e o motorista esquecia-se de abrir as portas, e, pior de tudo, na paragem das arcadas (frente à antiga moviflor) em Odivelas, entraram dois rapazes, com os seus 16 anos, que não validaram passe nem pagaram bilhete e, muito irónico, não foram chamados à atenção pelo motorista.
Eu, como assidua utilizadora dos serviços prestados pela vossa empresa, muitas vezes durante a noite, sei que os motoristas não se sentem seguros para chamar a atenção aos jovens que continuam a ser muito mal educados e a não cumprir a certa utilização dos transportes publicos, no entanto, o que hoje se passou foi de muita má formação.
Cada vez a formação é importante, e não só formação para saber conduzir o veículo, a simpatia também deve fazer parte pois prestam um serviço público.

Data de ocorrência: 17 de maio 2017
22 de maio 2017
Exma. Sra. Rute Portela,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente ao exposto, gostaríamos, em primeiro lugar, de apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso motorista.

A RL tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente.

No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo e que temos de continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

O motorista em causa foi identificado e será chamado à atenção, de forma a evitar novas ocorrências.
Gostaríamos ainda de referir que a circulação, de acordo com os nossos registos, foi efetuada no horário previsto, não havendo adiantamento.

Sem mais de momento, lamentamos os incómodos causados e apresentamos os melhores cumprimentos,