12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Incompetência e má educação de funcionária do posto rl odivelas

Matilde Ferreira
Matilde Ferreira apresentou a reclamação
5 de outubro 2018

No dia 13 de setembro de 2018 dirigi-me ao posto da Rodoviária de Lisboa em Odivelas para requerer o passe sub-23. Perguntei ao funcionário (Sr. Mendes) se era possível fazer este tipo de passe nesse posto, ao que ele respondeu que sim e que precisava apenas de entregar uma declaração de inscrição na faculdade e preencher o formulário de requisição de passe sub-23. Nesse mesmo dia, entreguei a documentação necessária para esse efeito e o Sr. Mendes informou que podia levantar o passe após 10 dias úteis (a partir de 27 de setembro de 2018). No dia 28 de setembro de 2018, por volta das 15 horas, dirigi-me ao posto de Odivelas a fim de levantar o passe e proceder ao seu carregamento para o mês de outubro. Entreguei o documento para levantamento do passe à funcionária D. Maria das Dores, que logo me disse que naquele posto não se tratava daquele tipo de passe (sub-23) e que tinha de ir tratar do assunto ao posto do Campo Grande. Fiquei perplexa, pois não tinha sido essa a informação que me tinham dado e disse-lhe que inicialmente tinha tratado do assunto com o seu colega (que se encontrava a trabalhar na secretária ao lado e que estava a ouvir e a ignorar a conversa). A funcionária Maria das Dores continuou a insistir que aquele passe "não se tratava ali", e o funcionário Mendes que tinha tratado do meu passe também negou que tivesse tratado do assunto comigo. Então a funcionária Maria das Dores amachucou o recibo para levantamento do passe que eu lhe tinha entregado e deitou-o no lixo.
Perante esta situação, fui lá fora desanuviar um pouco, e voltei a colocar-me na fila, com o objetivo de pedir o livro de reclamações e registar esta situação. Quando fui atendida, agora pelo Sr. Mendes, pedi-lhe o livro de reclamações e ele perguntou o porquê de eu estar a pedir o livro de reclamações, ao que eu respondi que teria sido mal informada, pois tinha pago e entregue toda a documentação necessária para elaborar o passe sub-23 e que agora estavam a duvidar do que eu estava a dizer e do que realmente tinha acontecido e a dar-me uma informação completamente contrária à inicial. O funcionário pediu-me o recibo para levantamento do passe e eu disse que a sua colega Maria das Dores o tinha amachucado e posto no lixo, ao que ele muito surpreso respondeu "impossível!"; ou seja, mais uma vez estavam a duvidar da minha palavra. No entanto, a funcionária Maria das Dores retirou o papel amachucado de dentro do caixote do lixo e entregou-o a este colega (afinal estava mesmo no lixo). Após observar o papel, o funcionário finalmente foi verificar se o passe estava pronto para levantamento, e confirmou que de facto estava e entregou-mo.
Quero que me expliquem que tipo de incompetência, má educação e miserável forma de tratar os clientes são estas! Quero que me informem e esclareçam que diretrizes dão aos funcionários para tratar desta forma os clientes, isto é, dar informações contraditórias, amachucar um papel que era meu e servia de prova de como tinha pedido de facto o passe sub-23 no posto de Odivelas, e ainda gostaria de perceber o que ia acontecer ao meu passe se eu não tivesse voltado atrás e pedido o livro de reclamações.
É evidente que a D. Maria das Dores não tem condições de âmbito profissional ou de carácter para estar naquele local com aquelas funções, assim como o seu colega Sr. Mendes que quando confrontado com esta situação, negou sequer ter tratado do assunto comigo. Isto é muito grave. Para além da resposta cabal às questões que coloco anteriormente, pretendo um pedido de desculpa presencial, no posto de Odivelas, por parte dos dois funcionários e com a presença de um dos administradores da Rodoviária de Lisboa.
Por favor, não se limitem à emissão da resposta-tipo que já tenho observado noutras reclamações e que me parecem altamente ineficazes uma vez que o serviço, pelo menos por parte de alguns funcionários, continua a precisar de muitas melhorias.

Data de ocorrência: 5 de outubro 2018
17 de outubro 2018
Exma Senhora,

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente ao assunto exposto, em primeiro lugar queremos apresentar-lhe o nosso pedido de desculpas pelo ocorrido e pela forma inqualificável como foi tratada.

Sobre o ocorrido, iremos analisar os factos relatados junto dos envolvidos e quais as justificações que os mesmos apresentam para o péssimo atendimento que prestaram.

Embora os referidos vendedores não sejam nossos funcionários, pois são agentes de venda em contrato de comodato (pelo facto de exercerem as suas funções numa instalação da RL), tal não significa que a empresa não assuma as suas responsabilidades pelas ações tidas por estes.

Por esse facto, iremos avaliar junto dos nossos serviços de gestão da rede de vendas, as implicações que esta situação poderá ter no contrato existente entre as partes.

Reforçamos o nosso pedido de desculpas e garantimos que esta situação será devidamente analisada e tratada.

Jorge Santos