12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.4
2 CARRIS 75.4
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Má conduta persistente do condutor

Domingas Ambriz Gaspar Da Costa
Domingas Costa apresentou a reclamação
9 de maio 2019

Venho reclamar por algo que tem se passado repetidas vezes com o mesmo motorista o qual nao sei o nome ,é uma pessoa africana ,que vazia a carreira 301 e que atualmente tem feito outra área este senhor mal educado sempre que eu entro no autocarro com um bebe de 3 meses ,arranca imediatamente sem se quer verificar se a pessoa ja se sentou ou nao isto tem acontecido inumeras vezes mesmo depois de ter ouvido a minha reclamação ,varias vezes passou a faze-lo propositamente e sei bem o que estou a dizer eu subo no autocarro o senhor começa andar devagar e despois trava bruscamente mesmo sem ter neccessidade de o fazer,esta pessoa sabendo que estou com o bebe ao colo faz-me isso por ser uma pessoa de má indole esta a fazer um trabalho contrariado e desconta em quem nao tem culpa hoje pela 5 vez voltou a fazer o mesmo eu entrei com o meu bebe passei o passe e quando ia me sentar ,ele carregou o pé no travao se nao fosse um senhor agarrar-me eu teria caido junto com o meu bebê,isto foi por volta das 17:50 no autocarro tojal via manjoeira que este senhor infeliz voltou a fazer-me isso ,digam-me agora se acontecesse o pior quem iria responsabilizar-se por isso ?havia varias pessoas que ficaram indignadas com este motorista pois ve-se que nao tem nem etica profissional e é uma pessoa incessivel,por favor peço que esta situação não volte acontecer porque será a rodoviaria responsavel se um dia acontecer um acidente comigo ou com o meu bebé,lamento muito mas hoje cheguei ao meu limite ,por verificar que este senhor tem este comportamento propositamente porque é uma pessoa má e podre de espirito.
Agradeço que chamem esta pessoa a razão para que mude este comportamento disprezivel,se não gosta do que faz ou mude de trabalho ou aprenda a gostar,mas atentar contra a vida dos outros é que não é certo.
Tenho dito.

Data de ocorrência: 9 de maio 2019
14 de maio 2019
Exma Senhora,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente à reclamação apresentada gostaríamos, em primeiro lugar, apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso motorista.

A RL tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam estabelecer entre os nossos motoristas um estilo de condução seguro, confortável e amigo do ambiente.

Também ao nível da melhoria da qualidade do serviço prestado e da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente temos desenvolvido diversas acções de formação.

No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo, pelo menos com o motorista em causa, e que temos que continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

O motorista já foi identificado e será repreendido, de forma a evitar novas ocorrências.

No entanto, informamos que o motorista que efetuava a circulação das 17:35, entre o Tojal e o campo Grande, na carreira 337, nunca efetuou a carreira 301 (conforme indica na sua reclamação). Por esse facto, solicitamos que nos confirme se foi na circulação acima referida que se deu a ocorrência relatada.

Jorge Santos
Domingas Costa
14 de maio 2019
Boa tarde muito grata pela resposta,primeiramente,devo referir que este episódio último ocorreu no dia 08/05 por volta das 17:50 eu apanhei este aotocarro que iria para o tojal via manjoeira,volto a frisar que ja apanhei este motorista na 301anteriormente ,mas agora tenho o encontado nos autocarros verdes... ,por acaso hoje voltei apanhar este motorista hoje 14/05 por volta das 08:15 no autocarro que ia para bucelas,para evitar desgaste logo de manha entrei no autocarro passei o meu passe e fiz questão de pedir ao motorista que fizesse o favor de aguardar 1 segundo para que eu me sentasse uma vez que o autocarro ia lotado,o mesmo acatou,espero que para a proxima use de bom senso e que já não seja necessário eu ou outra pessoa nas mesmas condições ter que solicitar,até porque já agora deixe-me dizer-vos que ainda tem alguns motoristas que felizmente têm tido esta amabilidade,ao contrário deste,estou a vossa inteira disposição caso seja necessário ,mais alguma informação.
Grata Antecipadamente.