12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.5
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Motorista da rl incompetente, arrogante e malcriado

Nelson Raleiras
Nelson Raleiras apresentou a reclamação
11 de julho 2019

Hoje, 11 de Julho de 2019, apanhei o autocarro da carreira 201 que saiu do Senhor Roubado às 18,45 (saiu alguns minutos depois porque chegou atrasado). Chegado ao meu destino e tendo antes assinalada a minha intenção de sair, perto do convento de Odivelas, o sr. motorista parou alguns metros antes da paragem (estava o sinal vermelho e carros a aguardar) e dirigiu-se aos passageiros explicitando que iria fazer um desvio por causa de um acidente. Enquanto tal manteve a porta fechada. Pensei que seria por não estar ainda no local exacto. Para meu espanto arrancou quando o sinal abriu! Desloquei-me junto dele inquirindo a razão de tal comportamento, mas não não obtive qualquer reacção, tendo o referido sr. me ignorado completamente, pelo que acabei, obviamente, por sair na paragem seguinte tendo que fazer o percurso inverso a pé. Logicamente que qualquer empresa tem profissionais melhores e piores. A questão é que a RL, ao longo do tempo tem-se degradado cada vez mais em vários aspectos, dos quais avulta a qualidade dos recursos humanos no terreno, ou seja, no contacto mais directo com o utente, facto comprovado pela nossa observação diária. Desde não responderem a um simples "bom-dia" até coisas mais graves como por exemplo não pararem quando se lhe faz sinal. Se a RL não dá formação em relações interpessoais nem em coisa nenhuma e mantém ao seu serviço gente deste calibre, a responsabilidade dos incidentes cada vez mais frequentes com motoristas cabe inteiramente à empresa. Do facto solicito explicações.

Data de ocorrência: 11 de julho 2019
18 de julho 2019
Exmo. Sr. Nelson Raleiras,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente à reclamação apresentada gostaríamos de apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correcto do nosso motorista.

A Rodoviária de Lisboa tem efectuado nos últimos anos diversas acções de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente.

No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objectivo e que temos que continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

O motorista em causa será identificado e chamado à atenção, de forma a evitar novas ocorrências.

Nelson Raleiras
22 de julho 2019
Agradeço a pronta resposta cujo teor me parece aceitável. Não quero prejudicar ninguém mas este tipo de ocorrências não pode ficar em branco. Parece-me, portanto adequada a vossa iniciativa. Apresento os melhores cumprimentos.