12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Prestação de serviços desumana

Vladimir V. G.
Vladimir G. apresentou a reclamação
26 de maio 2019

Esta queixa trata-se de um depoimento generalizado que abrange a prestação de serviços diária e a persistente falta de qualidade por parte da Rodoviária de Lisboa.

Por isso elaboro uma lista com todos os pontos que servem de resumo à minha e não só, insatisfação.

Antes de começar, gostaria de deixar alguns links de suporte para quem se encontre a ler o meu honesto desabafo poder usar de fundamento a posteriori:

Diário de Notícias: Frotas de autocarros são "ferro-velho da Europa"
**** https://www.dn.pt/arquivo/2007/interior/frotas-de-autocarros-sao-ferro-velho-da-europa-988664.html

Petição pública:
**** https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT87747

Outras queixas neste portal com teor semelhante, enquanto a Rodoviária opta por mentir, eu assino por baixo das seguintes queixas:

**** https://portaldaqueixa.com/brands/rodoviaria-de-lisboa/complaints/rodoviaria-de-lisboa-carreiras-sem-ar-condicionado-e-sem-janelas-de-abrir-23035618

**** https://portaldaqueixa.com/brands/rodoviaria-de-lisboa/complaints/rodoviaria-de-lisboa-ar-condicionado-1-10188417 ##

A Rodoviária de Lisboa e sendo uma empresa privada, serve como ponto de partida e a primária sequência de muitas queixas. Tendo em conta que uma empresa privada irá em primeiro lugar procurar atingir lucros máximos na sua gestão, assim limitar-se ao máximo em qualquer despesa que não os impeça de circular, mal ou bem, circulam e assim o farão.

1) Motoristas:

1.1) Cartas de condução adquiridas em pistas de Karts:
Sem qualquer consideração que transportam pessoas, circulam com velocidades que os obrigam a realizar manobras perigosas, esquecendo-se que não transportam mercadoria!
Durante o ano em que circulei nos autocarros da Rodoviária, apenas uma vez o condutor teve a consideração em esperar que um utente idoso se sentasse antes de arrancar "prego à fundo", foram varias às vezes que tive que agarrar pessoas fisicamente vulneráveis porque não se aguentavam em pé, mesmo a segurar-se com as duas mãos.

1.2) Condutores arrogantes e mal educados sem qualquer educação cívica e por isso sem lugar na nossa sociedade. Tendo presenciado um condutor da Rodoviária dar-se à liberdade de aplicar força física contra uma mulher (acho que não estava a passar o bilhete no leitor) e na sequência deste incidente envolver-se numa briga com o marido da mulher já fora do autocarro. Isto tudo durante o seu horário de trabalho.

Como conclusão é notável a significativa falta de exigência na contratação dos seus colaboradores motoristas. Onde muitos ainda são bem instruídos, 25%, 75% dos motoristas deixam a desejar.

2) Autocarros

2.1) Sem ar condicionado nem janelas suficientes que possam ser abertas

É uma reclamação banal.
Assino por baixo:

2.2.) Autocarros de abate
Não quero ser sensacionalista, porém de vez em quando tenho a impressão e um sentimento de ser um refugiado quando sentava-me num autocarro da Rodoviária. A circulação dá ideia de estar a ser feita a meio de uma guerra, com a pressa de fugir aos bombardeamentos, o conforto e bem estar estão em último plano. É uma analogia que descreve bem a realidade.

2.3.) Chove dentro dos autocarros
É natural que esta queixa nasceu no último inverno, onde presenciei e conheci gente que apanhou com chuva dentro de um autocarro da Rodoviária.

*********************

Esta queixa tem como destinatários os motoristas e a administração da empresa, deixando de parte os colaboradores que acabam por cumprir o que lhes é imposto.

Obrigado

Data de ocorrência: 26 de maio 2019
25 de junho 2019
Exmo. Sr.,

Acusamos a recepção do seu mail, que mereceu a melhor atenção.

Em relação aos diversos pontos que refere, informamos que:

- Os motoristas cumprem com os requisistos legais a nível de formação, sendo que adicionalmente a RL reforça as suas competências com acções de formação especificas no atendimento ao cliente, entre outras. Qualquer questão especifica de algum comportamento menos adequado, necessita de uma clara identificação da situação, dado que afirmações generalistas não nos permitem identificar e melhorar as situações que descreve.

- A grande maioria das nossas viaturas já dispõe de ar condicionado, ao longo dos ultimos anos tem sido feito um investimento significativo. No entanto em alturas de muito calor, e com a abertura e fecho de portas, não é possivel garantir a temperatura baixa, mesmo com o ar condicionado ligado.

- A renovação de frota tem sido efetuada, dentro da capacidade de investimento possível, assegurando-se elevados níveis de manutenção preventiva, em consonancia com a legislação na matéria e com padrões de qualidade requeridos.