12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Reclamação

Sara Barranhão
Sara Barranhão apresentou a reclamação
27 de setembro 2019
Diariamente utilizo a carreira linha azul 318, Portela Azoia - Oriente, desta edilidade.
Sobre esta carreira tenho as seguintes reclamações a realizar: maioria dos veiculos estão em mau estado, não possuem ar condicionado, e avariam com frequência como foi o caso de hoje, dia 27 set saída Portela 8h.
Falha / incumprimento constante de algumas carreiras sem qualquer informação aos utentes; por exemplo, ontem, não se realizou a carreira saida 7:30 da Portela.
Acrescento ainda a discordância de alteração de horários, chamados horarios escolares e horários não escolares; nos períodos de horários não escolares nas chamadas "hora de ponta" provoca além de desconforto nos passageiros, risco acrescidos para os mesmos.
Não resposta desta edilidade às constantes reclamações efetuadas no site rodoviaria d eLisboa - Apoio ao cliente
Data de ocorrência: 27 de setembro 2019
1 de outubro 2019
Exma. Senhora Sara Barranhão,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente ao teor do mesmo, informamos que efetivamente a frota da RL não é aquela que todos nós desejaríamos, mas as nossas viaturas são semestralmente sujeitas à Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), cumprindo assim com todos os requisitos legais impostos para o transporte público de passageiros.

Além disso, a RL submete a cada 10.000 kms (o que representa cerca de a cada 3 meses) as suas viaturas a uma inspeção dos órgãos de segurança, para garantir o correto funcionamento dos mesmos.

Acresce ainda que diariamente os motoristas antes de iniciarem o serviço procedem à realização de uma inspeção visual de determinados órgão e a um teste de funcionamento de outros, para minimizar o risco de avarias durante o serviço.
Pelo descrito, pode verificar que tudo fazemos para evitar situações como as relatadas, embora não estejamos imunes às mesmas. A segurança dos nossos Clientes e motoristas é uma das nossas principais preocupações e nunca poríamos em causa a segurança de quem diariamente viaja connosco.

Atualmente cerca de 85% da frota encontra-se equipada com ar condicionado, facto esse que nos impede de colocar viaturas com AC em todas as nossas carreiras como gostaríamos.

A Rodoviária de Lisboa continua a desenvolver um esforço considerável nesta área, sendo que ainda no ano passado apenas cerca de 60% da nossa frota tinha ar condicionado. No entanto, esse esforço tem que ser efetuado de forma sustentável.

Cabe-nos informar que as viaturas que habitualmente circulam na carreira 318, estão equipadas com AC, pelo que, salvo alguma avaria momentânea, os AC das mesmas estarão a funcionar corretamente, mas em dias de muito calor, e como certamente entenderá, mesmo em viaturas com o AC a funcionar corretamente, torna-se praticamente impossivel manter dentro da viatura as condições ideais de temperatura. Iremos, no entanto, efetuar uma verificação às viaturas em causa de forma a reparar qualquer eventual problema no sistema de refrigeração das mesmas.

A Rodoviária de Lisboa tem vindo nestes últimos anos a efectuar um esforço considerável na renovação de frota. No entanto, esse esforço tem que ser efectuado de forma sustentável (até pelo facto de sermos uma empresa privada), sendo os reflexos na totalidade da frota manifestamente insuficientes.

Pelos transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas, e tudo continuaremos a fazer a fim de poder atenuar a situação por si relatada, pois este não é, de todo, o padrão pelo qual pretendemos ser reconhecidos.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Rodoviária de Lisboa - Centro de Santa Iria de Azóia