12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.2
2 CARRIS 75.7
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Uma autêntica vergonha

Andreia
Andreia apresentou a reclamação
3 de setembro 2019
No dia 3 de Setembro de 2019 pelas 17h20 estava eu mais o meu filho de 7 anos no autocarro da 348. Onde entramos, validamos, ele o passe, eu o cartão pré pago. Estava eu descansada quando entraram dois empregados da charon (um homem e outra mulher). O homem pede me os cartões eu entreguei de imediato. E o sr segurança resolveu dizer que eu não tinha validado nada e que me ia passar uma multa por não ter validado.. Eu insistindo dizendo que validei e ele a continuar a dizer que na máquina não estava lá nada. Pediu me a identificação, eu dei. Depois de uma vergonha a frente se um autocarro cheio de gente e a frente do meu filho, saímos do autocarro onde me foi pedido morada e etc... Quando insisti que era impossível não estar validado porque eu tinha a certeza que tinha validado é que o sr reparou que tinha enganado na data e que afinal eu tinha razão e estava validado. Depois de uma vergonha a frente de pessoas que me conhecem, depois de me fazer apanhar uma pilha de nervos, a única coisa que ele teve o descaramento de dizer foi 'peço desculpa é que eu venho de férias e pensei que ainda tivessemos no mês passado'. Acho uma vergonha o que se passou. Ou tão com atenção ao que estão a fazer para não fazer passar a vergonha que me fizeram passar a frente do meu filho. E lhes garanto se me tivesse passado a multa eu ia para tribunal porque isto não é serviço que se faça. Prestem atenção a quem metem a fiscalizar os autocarros pois que têm que passar multas não passam.
Data de ocorrência: 3 de setembro 2019
10 de setembro 2019

Acusamos a receção da sua exposição que nos mereceu a melhor atenção.

O seu contacto motivou, internamente, a abertura de um inquérito para averiguar o sucedido.
Importa referir que o trabalho dos agentes de fiscalização não se restringe à verificação da validação dos títulos de transporte. Estes elementos têm também a função de garantir o cumprimento das regras de utilização dos transportes públicos e assegurar a ordem no interior da viatura para que a viagem seja realizada com a máxima segurança e conforto possível. Neste sentido, conforme refere, é fundamental garantir que os elementos do corpo de fiscalização apresentem, de forma permanente, capacidade e postura para realizar todas as tarefas que lhe estão assignadas.

Acreditamos que é sempre possível melhorar e, nesse sentido, informamos que na sequência da sua exposição foram tomadas algumas medidas consideradas adequadas e que todos os agentes de fiscalização serão objeto de formação contínua e de acompanhamento comportamental no sentido de aferir as suas capacidades para o exercício da função.

Pode crer que agradecemos a sua exposição e que tudo faremos para que situações semelhantes não se repitam.
Pedimos desculpa pelos eventuais transtornos causados e estamos ao dispor para qualquer esclarecimento que entenda necessário.

Pedro Guedes Machado
Andreia
11 de dezembro 2020
Agradeço a resposta mas ninguém apaga a vergonha que passei num autocarro cheio de gente onde fui expulsa do mesmo com o meu filho de 7 anos assustadissimo. Agradeço que tenham mais cuidado pois são abordadas pessoas cumpridoras que andaram sempre a pagar, e depois não são abordadas pessoas que passam a vida a andar de borla nos autocarros.
Obrigado