Roguipecas - Reclamação relativa a aquisição de um motor BMW 525TDS

Jorge Jerónimo
Jorge Jerónimo apresentou a reclamação
6 de maio 2018

Após visualização de um anúncio no OLX da empresa Roguipeças - Comércio de Peças Auto, encetei com o vendedor, o Sr. Roberto Nuno Camacho Aragão, uma negociação para a aquisição de um motor BMW 525 TDS (E39), incluindo turbo e bomba injetora, para uma carrinha que possuo, a qual se concluiu com sucesso, nomeadamente porque o vendedor referiu que o motor era de boa proveniência, tudo estava em excelentes condições e com baixa quilometragem, a empresa atribuía uma garantia escrita de 6 meses ao motor, bomba injetora e turbo e porque a simpatia evidenciada pelo vendedor foi satisfatória e digna da minha confiança. Conforme condições da empresa, o pagamento deveria processar-se em duas fases. A primeira, com a encomenda e a segunda com a entrega do motor. No dia 31 de janeiro de 2018, através de transferência bancária para um NIB fornecido pelo vendedor, efetuei o pagamento de 50% do valor do motor e do transporte do mesmo até à oficina onde o carro estava para ser reparado, em Lisboa. Aquando da receção do motor, no dia 7 de fevereiro, paguei os restantes 50% em numerário. De imediato, ainda no dia 7, a oficina começou a montar o motor tendo reparado que tinha um pequeno dano no bucal do circuito de água. No mesmo dia enviei uma fotografia por sms com texto descritivo do primeiro problema encontrado no motor. Infelizmente, era o início de uma saga! Nunca obtive resposta a esta mensagem, nem tão pouco às diversas tentativas de contato telefónico. Mandei reparar o bucal porque o custo não era expressivo e, com receio, esperei piores notícias sobre o funcionamento do motor. De acordo com o chefe da oficina, a pressão no tubo de água do radiador era absolutamente anormal o que poderia deixar a entender um problema na cabeça do motor. Ainda assim, o turbo estava completamente avariado pelo que a carrinha não desenvolvia, sendo prioritário trocar o turbo para perceber o que efetivamente se passava com o motor. Tornei a ligar variadas vezes no decurso das últimas semanas, em conjunto com a oficina. Curiosamente nunca atenderam o cliente, eu, mas atenderam várias vezes as insistências do chefe de oficina alegando estar a tratar do assunto. O problema é que já passou mais de mês e meio e continuo com o problema por resolver.
A simpatia e a disponibilidade antes da venda, transformaram-se num silêncio estranho quando há que assumir a responsabilidade.
Venho assim, deste modo, exigir a restituição do dinheiro e dos encargos que tive de oficina com a montagem, teste e desmontagem do motor avariado ou com deficiência e alertar os potenciais interessados sobre o que esta empresa praticou comigo, para que futuramente ponderem muito bem antes de fazerem uma compra a esta empresa, mesmo que sob a promessa de garantias e outras facilidades que depois terminam em mais problemas e despesas com o vosso carro. No meu caso, sinto-me burlado e, pelo meu exemplo, não quero que outros o sejam.
Sem prejuízo deste alerta, e caso não venha a ser voluntariamente ressarcido da totalidade das despesas já pagas pelo motor à Roguipeças e na oficina, na parte exclusiva da montagem, teste e desmontagem do motor, serão tomadas outras medidas legais contra a referida empresa.
Jorge Jerónimo

Data de ocorrência: 6 de maio 2018