1.5
  • 256922095
  • R. do Outeiro, Edf. dos Carvalhinhos nº 1243Lj. F
    4525 – 308 Canêdo
  • geral@ronsegur.pt

Ronsegur - Conduta inapropriada, caluniosa, déspota e fraude à segurança social e ao fisco.

Eduardo Manuel Silvestre Marques
Eduardo Marques apresentou a reclamação
18 de junho 2013

Como ex-colaborador desta infeliz entidade, e mais como forma de informação do que com a pretensão de obter algo em favor próprio, eis que faço saber o seguinte: - Fui contratado, a iniciar em Novenbro de 2012, para desempenhar funções de Vigilante Chefe de Grupo, da equipa de segurança em funções no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. - Antes de iniciar funções estive a cumprir "estágio" dias antes do início da vigência do contrato. - Fui chefe de grupo durante 5 meses, a partir de Fevereiro, após ter solicitado esclarecimentos sobre os motivos porque não me estava a ser pago o subsidio de chefia de grupo (aprox. 47euros/mês), e porque não me foi pago o dia de Natal (25/12/2012), teve início o celeuma e a coerção via telefone. Foi-me levantada uma nota de culpa referente a 53 acusações, das quais uma única era verdadeira, tendo origem na falta de informação aquando da formação recebida (pseudo-estágio). Este erro não punha, de todo, em risco o meu profissionalismo tendo mesmo sido desvalorizado pelo cliente. - Esta situação terminou por minha iniciativa, tendo enviado a carta de despedimento respeitando os prazos legais, não sem antes ter respondido fundamentadamente a todas as acusações efectuadas na Nota de Culpa. A acompanhar a minha defesa, foi também apresentada uma missiva emitida pelo cliente, a assegurar o meu profissionalismo e competência contrastando com as mentiras e calúnias que constituíam o documento emitido pela empresa. Encontro-me de momento desempregado, embora que por iniciativa própria, como também estaria caso não tivesse decidido sair, visto ainda terem esboçado a tentativa de despedimento através de carta que recebi, mas infelizmente para o Sr. J.M., um dia tarde demais. Assim sendo, faço saber que, a dita empresa, após me ter feito ir a Santa Maria da Feira acertar contas, me ficou a dever o Subsídio de Chefia de grupo de Novembro e Dezembro de 2012 e o de Janeiro de 2013, ficou a dever 60 euros de despesas de viagem após ter sido oficialmente convocado para uma "acção de formação" inexistente (que na realidade foi uma acção de coerção e destituição do cargo de chefe de grupo), recusou-se a aceitar o fardamento e devolver os 210 euros que descontaram ilegalmente dos meus honorários, ficou a dever o pagamento do dia 25 de Dezembro de 2012 e também do subsídio de férias referente a Novembro e Dezembro de 2012. Esta mesma entidade entrega aos seus colaboradores os recibos de vencimento com 2 meses ou mais de atraso, há colegas em funções hà 4 anos que ainda não foram examinados pela Medicina do Trabalho, assim como os mais recentes; Eu desde Novembro de 2012 até ao dia que fui executar o acerto de contas (em Maio 2013), não vi a minha cópia do contrato de trabalho assinada e carimbada pela empresa, assim como todos os colegas do serviço... enfim. Esta empresa espolia o colaborador, no ordenado mensal e futuramente na sua reforma, assim como espolia a segurança social e o fisco, através da não declaração de parcelas sujeitas a descontos e tributáveis. O ACT recebeu um documento descritivo da situação com 32 paginas, embora até agora nada...mas a julgar por isto, trabalho não lhes deve faltar. Grato pela atenção e cuidado com esta empresa.

Data de ocorrência: 18 de junho 2013

Ok. Caros colegas... devo dizer-vos que por pouco estive para ir à entrevista desta empresa... mas como resolvi fazer uma pequena pesquisa e encontrei este tópico... já cancelei a entrevista.
Quero agradecer a todos pelos comentários que possivelmente já me salvaram dum grande transtorno! ainda por cima eu que não gosto injustiças não devia durar la nem 1 semana!
Como um dos colegas disse "Precisamos trabalhar mas com este tipo empresas não vale a pena".