Sites de Reservas de Alojamento
Roomdi26.9
Traveltool, S.L.
  • Via Transversal 2, Muelle de los Llanos
    Oficinas 20-21, Edificio Lanzateide
    Santa Cruz de Tenerife 38003 (Espanha)
  • info.pt@roomdi.com

Roomdi - Publicidade enganosa

Henrique Ferreira apresentou a reclamação
3 de julho 2019
Terminada a minha estadia (reserva 626552205), de 21 a 23 de Junho e após reclamação directa para a plataforma roomdi que não mereceu qualquer resposta, venho referir o seguinte:
Efectuei reserva de apartamento em Tróia no site da roomdi onde, a par da fotografia de um dos apartamentos térreos, com piscina privada, aparecia o seguinte texto: "Este apartamento com 2 quartos situado no piso térreo apresenta uma piscina exterior privada, uma sala de estar com uma lareira e uma cozinha equipada. Está localizado a poucos metros da praia".;
Essa, aliás, é a descrição que continua a aparecer no site quando se faz uma busca de apartamentos (lamentavelmente, não fiz um print screen aquando da reserva, erro que não voltarei a cometer, mas posteriormente fiz uma simulação e é essa a informação apresentada, tal como própria colaboradora da roomdi que me atendeu telefonicamente teve oportunidade de comprovar, fazendo ela uma simulação em tempo real, no dia 21 de Junho);
No dia 21 de Junho, tendo sido atribuído apartamento no primeiro piso, sem piscina privada, reclamei, tendo no dia 22 de Junho, já depois de o próprio hotel me ter confirmado que a operadora não tinha reservado apartamento no piso térreo com piscina privada, recebido a seguinte mensagem da roomdi: "infelizmente por parte do hotel inforamam-nos de que disponibilidade de Apartamento com Piscina Privada é muito reduzida e que a mesma nao se encontra confirmada na sua reserva" ;
A referida resposta da roomdi é cínica, na medida em que não foca o essencial: o facto de publicitarem um apartamento com piscina privada, depois bloqueando a reserva de apartamento já sem essa disponibilidade - efectivamente, o comprovativo de reserva recebido, já depois de efectuado o pagamento, não refere a existência da piscina privada.
Trata-se de publicidade enganosa visto que se paga um apartamento com piscina privada além de o mesmo não ter sido disponibilizado pelo hotel, ficamos a saber que nem tão pouco a roomdi o reservou - o hotel entregou-me o print da reserva efectuada pela operadora.
Data de ocorrência: 3 de julho 2019
Roomdi
11 de julho 2019
Boa tarde

Vimos por este meio solicitar que nos envie a sua reclamação para info.pt@roomdi.com de forma a que o nosso Departamento de Atenção ao Cliente a possa analisar correctamente.

Pedimos desculpas pelos incomodos causados.

Cumprimentos

Roomdi Portugal
14 de agosto 2019
Na sequência da resposta acima, pedindo o envio da reclamação para o endereço info.pt@roomdi.com, no próprio dia, 11 de Julho, enviei o teor da reclamação (igual ao da aqui deixada no Portal da Queixa) e anexos.
Recebi na data de 12 de Julho a seguinte resposta:
roomdi Portugal informa
"Estimado/a HENRIQUE ,
Em primeiro lugar queremos agradecer o seu contacto e o interesse que demonstrado pelos serviços da Roomdi.com.
Informamos que recebemos a sua reclamação. O nosso departamento de atenção ao cliente, irá tramitá-la com a máxima brevidade possível.
Recordamos que é imprescindível que nos envie com a reclamação, qualquer documento, fotografias, que possa ajudar na correcta solução do caso e responderemos durante um prazo máximo de até 30 dias."

Os trinta dias já passaram sem ter recebido qualquer resposta da roomdi. Sou levado a crer que o departamento de atenção ao cliente ou é inexistente ou rege-se pelas mesmas regras que deram origem à minha queixa sobre publicidade enganosa.
12 de setembro 2019
Mail enviado por mim hoje para a roomdi (info.pt@roomdi.com)
Exmos. Senhores,
Vossa resposta de 12 de Julho ao meu email de 11 de Julho:
"Estimado/a HENRIQUE ,
Situação passados trinta dias: Nenhuma resposta, nenhuma solução.
Situação passados sessenta dias: Nenhuma resposta, nenhuma solução.
Conclusão: V.Exas. querem passar por sérios, designadamente respondendo no Portal da Queixa, mas na realidade não têm qualquer intenção séria de resolver o assunto, querem apenas fazer passar o tempo à espera de que as pessoas se desinteressem.
6 de novembro 2019
Na data de 29 de Outubro foi creditado na minha conta valor correspondente a cerca de 15% do valor da reserva. O que eu entendia ser justo seria 50%, sendo que acabei por aceitar acertar as contas por esta quantia, ao fim de cerca de quatro meses após a reclamação - com várias insistências pelo meio, conforme acima documentado. Ficou a experiência, a não repetir, com esta operadora.
Irei marcar a reclamação como resolvida.
Henrique Ferreira avaliou a marca
6 de novembro 2019

Apenas a muito custo assumiu a existência de óbvia desconformidade entre o publicitado e o vendido. Depois de assegurar que a reclamação seria tratada em 30 (só após publicitação da queixa no portal, porque antes nada disse) nada fez. Só com a minha insistência (com a publicitação no portal da queixa, claro) acabou por apresentar proposta concreta de resolução do assunto. Não fiquei com boa opinião desta marca.