Rosa Clará - Uma loja para nunca mais visitar - péssimo atendimento

Ana Catarina da Silva Pinto
Ana Pinto apresentou a reclamação
6 de janeiro 2019

Venho por este meio reportar o total desagrado que foi a visita à loja Rosa, na Rua de Santa Catarina no Porto, no dia de hoje, por volta das 16h. Com marcação para a hora anteriormente mencionada, foi-nos informado por uma funcionária vossa que as provas estavam demoradas, atrasando tudo, e que por isso teriamos que esperar algum tempo, tempo esse que não deveria ultrapassar a meia hora, mas não podiam garantir (palavras da funcionária em questão). Compreendendo a situação ficamos a aguardar numa mesa, onde nos foi fornecido o catálogo da Rosa Clará e nos foi pedido que escolhessemos alguns modelos que fosse do nosso agrado, para a noiva experimentar quando o provador ficasse disponivel. Após uns 40 minutos a aguardar, escolhemos alguns vestidos e fomos abordadas por outra funcionária, vindo a saber mais tarde que o seu nome é Margarida. Deu uma vista de olhos rápida à listagem de vestidos que seleccionamos, pesquisou certa de três vestidos, numa lista de 10 seleccionamos por nós, ao gosto da noiva, afirmou que alguns não tinha e encaminhou-nos para o provador.
Continuando sem dar atenção ao tipo de vestidos que a noiva procurava, o que mais gostava, perguntou à cliente quanto pretendia gastar. Foi-lhe dado um valor, dentro dos preços que vimos no catálogo (ainda que fizesse parte dos vestidos mais em conta). Recebemos como resposta que abaixo dos 2000€ não tinham nenhum (o que volto a reforçar que não era isso que indicava no catálogo que nos foi facultado). Sem hesitar afirmamos que não haveria problema, que se não há os vestidos que vimos abaixo dos 2000€, não seria por isso que deixavamos de comprar na Rosa Clará, caso a noiva se apaixonasse por algum vestido em questão. Afinal de contas estamos a falar de um casamento, um dia especial, um dia que a noiva nunca mais esquecerá. Fomos então encaminhadas para o provador, tendo a funcionária tratado a cliente pelo nome Paula. Corrigimos, pois o nome da noiva/cliente é, na verdade, Fátima e, para quebrar o gelo da situação até informamos em tom de brincadeira que Paula era um nome que trazia algum negativismo à situação. A funcionária Margarida desculpou-se e ninguém levou a mal a primeira vez. Contudo, esta troca de nome sucedeu vezes e vezes sem conta. Cada vez que ia ao provador ou se dirigia à noiva Fátima, chamou-lhe de Paula e após ser corrigida mais de 6 vezes (e garanto que não estou a exagerar) foi-lhe dito por uma amiga da noiva, que estava presente desde o ínicio desta visita, que é de uma deselegância estar constantemente a trocar-lhe o nome, e que até já parecia propositado. A colaboradora Margarida mostrou-se prepotente afirmando que ia então tratar só por menina (Fátima não me parece um nome dificil de dizer mas tudo bem, ao menos já não ouvimos mais o nome Paula).
Após demorar mais algum tempo, a colaboradora voltou ao provador dizendo que dentro dos 2000€ e tal euros tinha apenas dois vestidos para mostrar. Já estavamos desagradadas com todo aquele mau atendimento mas estavamos ali para provar vestidos pois o que nos importa é a satisfação e felicidade da noiva, por isso, dissemos para trazer esses dois vestidos (pensando que ia ser do género da lista que fizemos). Qual é o nosso espanto quando a noiva experimenta um vestido sugerido pela funcionária, que é totalmente o oposto de todos os que nós pedimos. Pedimos vestidos fluidos, discretos, sem muita armação. Pedimos vestidos como o modelo Marac, Minia, Manila, Melisa e a colaboradora Margarida traz-nos um vestido dizendo que é de uma colecção passada, completamente vestido de noiva convencional, com uma grande saia, imenso volume, cheio de brilho e pedras (tudo o que nós estavamos a tentar evitar num vestido). Ainda mais desagradadas demos uma hipótese ao segundo vestido que ia trazer e novamente uma desilusão. Trouxe um vestido parecido com o modelo Enebro mas com decote em V e um grande laço na parte da frente, que apesar de ser melhor opção que o primeiro, continuava muito longe do que tinhamos escolhido e idealizado.
Deu-se assim a prova por terminada e o sentimento que ficou foi pura desilusão, da noiva e de quem a acompanhava. Então, como achamos importante reportar quando nos sentimos mal tratadas, seja em que estabelecimento for, confrontamos a colaboradora, de forma educada, sobre a forma como nos sentimos nesta visita. A mesma desvalorizou, desvalorizou o facto de ter trocado o nome da cliente vezes sem conta e que dentro dos 2000€ não tinha mais nada para mostrar, que tudo o resto era acima dos 3000€. Afirmou ainda que os vestidos que vimos no catálogo abaixo dos 2000€ e inclusive abaixo dos 3000€ (que ainda eram bastantes) já não tinham para venda. Então aqui reforço a necessidade URGENTE de mudarem o catálogo porque isso é enganoso para a noiva que está a escolher.
Quero também deixar claro que fomos a outras lojas, fizemos provas, precisamente com o mesmo valor disponivel para gastar no vestido e fomos bem recebidas, bem tratadas, foi-nos dadas várias sugestões e saímos das mesmas completamente satisfeitas.
Eu poderia ter 10000 euros para gastar num vestido de noiva que nunca, mas nunca iria à Rosa Clará, pela falta de empatia, atenção, e pela falta de respeito que a colaborada Margarida mostrou. Eu, inclusive, trabalho com atendimento ao público na área de vestuário e era incapaz de tratar algum cliente dessa forma, tivesse ele 10€ ou 10000€ para gastar,é sempre um cliente. E deixe-me dizer-lhe, se tiver lido a minha reclamação até ao fim, que os funcionários é que fazem a casa e a sua casa não está em boas mãos. Espero que outras noivas não tenham esta má experiência, porque é um dia demasiado importante para ser tratado de tal forma.

Data de ocorrência: 6 de janeiro 2019