Ondas Eruditas Unipessoal Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua de São Sebastião n.º 20 A
    4520-215 Santa Maria da Feira
  • geral@rumex.pt

Rumex - Encomenda não entregue

Ricardo Borges apresentou a reclamação
20 de janeiro 2022
No dia 8 de Janeiro efectuei uma encomenda no site da Rumex, um smartwatch. Nesse dia, dizia no site que a encomenda seria entregue entre os dias 11 e 14 de Janeiro.
No dia 11 deJaneiro a encomenda passou para o estado "Em preparação" e desde então não aconteceu mais nada.
Não respondem aos emails, nem atendem o telefone. Parece que se trata duma burla e se não receber mais nenhuma informação até ao final do dia de amanhã, apresentarei uma queixa às entidades competentes.
Data de ocorrência: 8 de janeiro 2022
9 de fevereiro 2022
No dia 3 de Fevereiro recebi finalmente um resposta por email, dizendo que o produto esteve sem data de entrega por parte do fornecedor.
Inadmissivelmente, foi-me dito que o produto custava agora 359€ em vez dos 279€ que tinham disponível no site e pelo qual eu efectuei a compra e fiz o pagamento.
Pedi um reembolso ontem e estou a aguardar que o mesmo seja efectuado.
23 de fevereiro 2022
Continuo a aguardar o reembolso. Voltei a enviar emails no dia 11 e dia 16 de Fevereiro, alertando para o facto que têm legalmente 14 dias para devolver o dinheiro em singelo e que após este prazo a obrigação legal é de devolução em dobro, mas até agora ainda não recebi qualquer resposta ou reembolso.
É inacreditável como não respondem aos emails nem procedem com o reembolso, claramente é uma loja a evitar e já tenho um advogado a tratar da situação.
10 de março 2022
Não recebi o reembolso nem qualquer resposta aos meus emails.
24 de março 2022
Continuo a não receber qualquer resposta nem conseguir contactar com a marca. Já encaminhei o assunto para as entidades competentes.
6 de maio 2022
Foi aberto um processo contra a loja.
21 de junho 2022
O Centro de Arbitragem competente está a analisar o processo.
9 de novembro 2022
O caso está agora no Centro de Arbitragem e no final deste mês irá haver a primeira sessão para a prossecução da ação.
7 de dezembro 2022
A sessão no tribunal decorreu no passado dia 30 de Novembro, como agendado e a empresa será julgada independentemente da sua comparência ou não, nos termos do art° 14° n° 2 da Lei 24/96 de 31 de Julho na sua redação actual, de harmonia com a Lei 63/2019 de 16/8.
28 de dezembro 2022
O julgamento decorreu no passado dia 21 de Dezembro, e deram-se como provados todos os factos constantes na minha reclamação. Em suma, foi decidido que a Rumex teria que me devolver o valor em dobro.

"Uma vez que não foi devolvido o valor pago dentro do prazo de 14 dias após a resolução do contrato, o reclamante tem direito a receber o dobro do valor pago (...) nos termos do n° 6 do art° 12° do Decreto Lei n° 24/2014 de 14 de Fevereiro, julga-se procedente a reclamação e condena-se a reclamada a pagar ao reclamante o valor em dobro recebido inicialmente."

"Assim, sem necessidade de mais alongadas considerações, julga-se procedente a reclamação e condena-se a reclamada a restituir ao reclamante o dobro do valor por este pago pelo bem que lhe foi vendido e nunca lhe foi entregue até à presente data."
12 de janeiro 2023
Continuo a aguardar o pagamento do valor por parte da Rumex. Depois de decorridos 30 dias, a sentença do tribunal arbitral, transitará para um processo judicial.
9 de fevereiro 2023
Não tendo havido um reembolso tal como decidido pelo tribunal arbitral, o meu advogado já está a tratar do necessário para se resolver noutra instância.
12 de abril 2023
Foi efetuado contacto por mail de modo a resolver o assunto antes de entrar com a ação executiva por parte do tribunal.
Ricardo Borges avaliou a marca
5 de março 2024

Apesar de ter ganho o processo no tribunal arbitral, para efetuar a execução da sentença teria custos superiores ao do bem em si. Entretanto o site já foi removido e a loja física já não se encontra aberta.

Informação disponivél na Internet:

O Hélder Medeiros é presidente do Sporting Clube de Santa Maria da Feira e responsável pela RUMEX (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sporting_Clube_de_Santa_Maria_da_Feira), nome completo Helder Manuel Soares de Matos Bettencourt Rusciolelli Medeiros, twitter: https://twitter.com/heldermedeiros?lang=en. A morada que consta no site da Rumex, é a mesma que consta no facebook do Sporting Clube de Santa Maria da Feira
Outros contactos:
* PROIBIDO *://26segundos.blogspot.com/
sportingclubedafeira@gmail.com
256 386 124 (SCSMF)

9 de fevereiro 2023

Obrigado pela informação Carlos. Espero que consiga resolver o assunto pela via judicial e se mais pessoas seguirem este caminho pode ser que este senhor aprenda.