Rute Santos Cabeleireiros

Rute Santos Cabeleireiros - Dinheiro a mais cobrado

Catarina
Catarina apresentou a reclamação
19 de novembro 2022
No passado dia 17/11/22 dirigi-me ao estabelecimento Rute Santos Cabeleireiros, recomendado por uma amiga, onde se apresentavam com uma promoção Pack Balayage+corte+brushing por 69€- razão pela qual me dirigi ao mesmo. Para aproveitar exatamente a promoção que a minha amiga tinha aproveitado.
Apresentei a fotografia exata do que queria que fizessem no meu cabelo, o qual já tinha uma balayage, sendo que queria corrigir. Os valores apresentados foram 69€ do tal pack balayage. No final do trabalho, o cabelo não estava nada do que tinha pedido, tinha cores cinzentas e em vez de uma balayage, tinha madeixas. O valor que me foi cobrado foram 92€ que paguei via MBWAY, onde não me foi questionado se queria fatura com número de contribuinte. No dia a seguir fui contactada pelo estabelecimento para saberem se gostava do trabalho, ao qual disse que não porque não tinha sido nada do que pedi e não tinha uma balayage mas sim madeixas. Ao que me sugeriram voltar ao estabelecimento para fazer um banho de cor, para resolver o problema que me tinham causado.
Questionei depois se me podiam dar fatura com número de contribuinte, ao qual a funcionária disse que não, culpa minha que eu não tinha pedido- quando não é a minha função obrigatória, mas sim do estabelecimento questionar se quero e no fim apresentar-me um recibo, no mínimo. Esse recibo foi-me negado, sendo que após várias insistências da minha parte, disseram que quando eu voltasse ao estabelecimento para fazer o banho de cor no cabelo, me passavam esse recibo com contribuinte.
Volto ao estabelecimento dia 19-11-22 (dois dias depois) para me retocarem o que fizeram de errado, e percebo que os valores que me foram cobrados não foram os mesmos que cobraram à minha amiga que recomendou a promoção. A minha amiga pagou então o pack de 69€+3€ de máscara. A mim foi-me cobrado 69€+3€+20. Os 20€ foram cobrados de uma matização, processo esse que é obrigatoriamente incluído numa Balayage. E que à minha amiga não foi cobrado. Mas a mim foi.
Reclamei sobre esta situação. Já lá estava um senhor que se apresentava como “responsável” que me disse que essa matização era cobrada à parte. Porém, à minha amiga não foi cobrado. Expliquei que não podem fazer um valor do mesmo pack a uns, e a outros valor diferente. O “responsável” contactou a gerente do estabelecimento para verificar o que podia fazer, incluindo coisas que não aconteceram, que me tinham feito uma coloração que não me cobraram e que não me foi informada. Antes de qualquer tratamento, é obrigatório apresentarem um orçamento, que não aconteceu. O “responsável” preferiu terminar a conversa com a gerente por telefone fora do estabelecimento, para que eu não pudesse ouvir mais o conteúdo da conversa. Disse ainda que eu estava a colocá-los entre a espada e a parede, como se eu não estivesse no meu direito de reclamar, e disse-me em tom de gozo que a minha reclamação não iria a lado nenhum e que os meus 20€ não iriam ser devolvidos. Importante dizer que não estava a pedir o valor total da devolução, apenas os 20€ que me foram cobrados indevidamente, sendo que a outros clientes não é cobrado.
A justificação que deram para não cobrar à minha amiga a matização foi porque ela tinha cabelo virgem- que é mentira- e que não significa nada nesta situação, e que para ela tinha sido um “miminho”.
Para além da falta de educação deste funcionário- que não se apresentou com nome absolutamente nenhum- que brincou com a minha cara ao ponto de ter que lhe pedir para parar de se rir da situação, que me disse que eu não tinha motivo para reclamar, quando sai de lá pela segunda vez, o meu cabelo foi apenas com um banho de cor, molhado, e sem brushing.
No final, olho para o recibo com número de contribuinte e verifico que na descrição dos serviços dizia o seguinte, tal como em anexo:
MADEIXAS, CORTE, MÁSCARA, BRUSHING.
O que eu pedi foi uma balayage e não madeixas. Mas foram-me cobradas madeixas.
No recibo da minha amiga não aparecia o mesmo, mas sim:
BALAYAGE, CORTE, MÁSCARA, BRUSHING.
Pelo que podemos verificar factualmente que foram feitos dois serviços diferentes.
O pior estabelecimento onde alguma vez estive. E ainda disseram que após a minha reclamação no livro de reclamações, eles escreviam a “teoria” deles e que o assunto ficava resolvido, para me mostrar que a minha queixa não iria a lado nenhum.
Gozam com os clientes, tentam enganar e cobrar mais dinheiro, ainda queriam tirar uma fotografia ao cabelo (depois dos erros, para poder mostrar que agora já estava bom. Quando estava mau não quiseram tirar fotografias).
Pretendo o meu valor devolvido.
Não pedi nada do que apresento nas fotografias, e fui enganada a todos os níveis.
Escrevi também no livro de reclamações físico do estabelecimento .
Data de ocorrência: 17 de novembro 2022